Houve um tempo em que um smartwatch era apenas um notificador de pulso para seu celular. Mas isso vem mudando nos últimos tempos. Hoje em dia, é possível encontrar modelos como o KingWear KW18, que funcionam como verdadeiros celulares de pulso.
Este tipo de modelo possui entrada para chips de operadoras, e por isso é chamado de smartwatch phone, ou seja, um relógio inteligente que também é um celular. Com direito à ligações, sms e muito mais.
Passei duas semanas usando o KingWear KW18, e neste artigo você confere todas as minhas impressões deste modelo que, além de barato, se destaca pela qualidade de seu design e construção. Vamos lá?
Vamos começar vendo o que vem na caixinha deste smartwatch. Acompanhe o unboxing:
Especificações
- Entrada para Micro Sim com suporte à rede 2G;
- Processador Mediatek MTK2502;
- 64 MB de RAM;
- 128 MB de armazenamento interno;
- Entrada para micro SD de até 16 GB;
- Tela de 1.33 polegadas e 240 x 240 de resolução;
- Vidro resistente à arranhões;
- Resistente à água e poeira;
- Monitor Cardíaco;
- Bluetooth 4.0 LE;
- Bateria de 340 mAh.
Recursos
- acompanhamento de atividades físicas (pedômetro);
- monitoramento de qualidade do sono;
- leitor de batimentos cardíacos;
- acionamento de câmera do smartphone a distância;
- tocador de músicas e vídeos (salvos no micro SD ou no smartphone);
- receber notificações e ler mensagens de texto;
- receber notificações de aplicativos;
- receber e fazer ligações diretamente no relógio (com o chip do próprio relógio ou pelo smartphone);
- função encontrar smartphone;
- alerta vibratório.
Design
Ao abrir a embalagem do KingWear KW18, a primeira coisa que me chamou atenção foi a qualidade de sua construção: o corpo em alumínio, o acabamento da traseira em policarbonato, o desenho ergonômico da pulseira e, finalmente, sua tela circular praticamente sem moldura.
Do lado direito, o dispositivo conta com dois botões, também em metal: o de cima é para ligar e desligar (Power), e o de baixo, perto do microfone, é em botão “voltar” que facilita um bocado a navegação pela interface do relógio.
Do lado esquerdo temos, também em metal, a gaveta de dupla função do relógio: ela é a entrada tanto para cartões micro SD quanto para chips de operadoras no formato micro sim.
Na traseira do relógio temos o alto falante (dois cortes paralelos), o leitor de batimentos cardíacos no centro e o conector magnético do carregador na parte inferior.
Uma coisa que também me chamou atenção foi o tamanho da pulseira do KingWear KW18: ela é mais longa do que todas que já vi em smartwatches, e por isso pode ser usada até por pessoas com pulsos muito grossos.
No geral, o aparelho passa uma ótima impressão de durabilidade e seu design não deixa nada à desejar para os smartwatches da Samsung e da LG. Trata-se de um produto sólido, com visual adequado para agradar homens, mulheres e demais gêneros.
Tela
O grande diferencial da tela do KingWear KW18 é sem dúvida o seu formato totalmente circular, e não “cortado” no rodapé, como visto no Moto 360. Isso deixa toda a interface do dispositivo mais bonita (especialmente no modo de exibição das horas), e também passa a sensação de uma tela mais espaçosa, apesar das apenas 1.3 polegadas.
A resolução de 240 x 240 pixels é boa para o tamanho da tela, e o resultado visual é melhor do vemos em outros smartwatches chineses de baixo custo. Ainda assim, os pixels são visíveis se você olhar a tela de perto.
O brilho da tela é excelente, e permite que o relógio seja usado com tranquilidade mesmo debaixo da luz do sol. As cores são vibrantes, e o contraste é bem satisfatório. Na maior parte do tempo em que usei o smartwatch, deixei o brilho da tela em 70%, e mesmo assim a visualização era muito boa.
Quando desligado, o painel fica bem escuro, provando que foi aplicado um LCD IPS de primeira qualidade na tela do KingWear KW18.
Desempenho
Durante o tempo que usei o dispositivo não tive nenhum tipo de problema. Todas as funções foram executadas com velocidade e eficiência.
A interface de sistema do KingWear KW18 foi inspirada no modelo Urbane da LG, e é bastante fácil de usar. Os ícones são grandes, e a tela é bem responsiva. Há algumas facilidades, como o recurso de acender a tela automaticamente toda vez que levanto o pulso em direção ao rosto.
A vibração de notificações do relógio é bem intensa, e o mesmo vale para o som do alto falante, que me impressionou até quando resolvi ouvir músicas por ele. Sério, é difícil acreditar que sai um som tão forte de um aparelho tão pequeno.
A integração do KingWear KW18 com smartphones Android é prática e rápida, e é configurada através do aplicativo da MediaTek SmartDevice, disponível gratuitamente na Google Play Store. No iOS, basta fazer o pareamento Bluetooth para começar a usar.
Confira no vídeo abaixo as principais funções do KingWear KW18 em ação: