iOS 14: melhores novidades e lista de aparelhos

Anunciado na WWDC, o iOS 14 é a mais nova versão do sistema operacional da Apple para iPhones, que está cheia de novidades e começa a ser liberada hoje (em fase beta) para os dispositivos compatíveis.

Entre os novos recursos estão o Modo Escuro, o novo aplicativo Find My iPhone, o novo aplicativo Photos, a nova voz Siri, recursos de privacidade atualizados, nova visualização no nível da rua para Maps, e muito mais.

O update chegará em setembro para iPhone 6S ou superior, mas, enquanto ele não chega para seu telefone, confira a seguir a lista completa de novidades!

Vá direto para:

O que há de novo no iOS 14?

O iOS 14 tem uma grande renovação de interface para a tela inicial. Tivemos a inclusão da Biblioteca de Apps e os widgets foram totalmente renovados, podendo ser incluídos na tela inicial.

Também tivemos novidades na interface da Siri e outros aplicativos. A inclusão do aplicativo Translate também se integrará à assistente para auxiliar em conversas e leituras de sites.

Em anos anteriores, a Apple fazia questão de destacar otimizações de software e bateria. Este ano, teremos novidades de interface no geral. Vamos conferir as novidades:

Widgets

Novidades iOS 14: Widgets na Home Screen

Os widgets já haviam chegado ao iOS através do painel Visualizações Hoje, à esquerda da Tela Inicial. Agora, é possível colocar os widgets na própria tela inicial, com tamanhos ajustáveis. Os aplicativos se ajustarão automaticamente ao widget e algumas funções podem ser acessadas através deles, como trocar uma faixa no widget do aplicativo de música.

Desenvolvedores poderão criar seus próprios widgets para o lançamento do iOS 14. Também é possível adicionar novos widgets a partir da tela inicial. Ao pressionar um espaço vazio na tela inicial, um botão + vai aparecer no canto superior (esquerdo para celulares com notch, direito para celular sem) com os widgets disponíveis.

A Apple criou um widget chamado Conjunto Inteligente. Aqui temos um quê do finado Windows Phone, uma vez que o widget reúne várias informações úteis, que mudam com o tempo, ou podem ser trocadas com um Swype do usuário. É bem bacana!

Na parte inferior da Tela Inicial, temos um discreto botão representando as telas. Este botão pode ser usado para deslizar rapidamente entre telas, uma boa forma de navegar para quem muitos aplicativos!

App Library

iOS 14: melhores novidades e lista de aparelhos - Mobizoo

Uma das maiores mudanças que o iOS 14 trará é a App Library (Biblioteca de Apps). Provavelmente, eles perceberam que as pessoas estavam utilizando um sem fim de aplicativos, espalhados por várias páginas e ninguém conseguia mais se achar no telefone.

Então, eis que veio a solução! No final de todas as páginas, a Apple adicionou a App Library. Eles agruparam todos os aplicativos por temas (Produtividade, Utilidades, Social, apenas citando alguns) e os dois mais acima são criados pela Apple: Sugestões (baseado em IA) e os recentemente adicionados.

Ao contrário do Android que agrupa os aplicativos em uma lista vertical, no iOS 14 o comportamento é mais similar ao de pastas. Os agrupamentos que possuírem mais de quatro aplicativos, mostrarão mais quatro ícones menores. Basta clicar, que ele vai expandir a lista para mostrar todos os aplicativos ocultos, com o mesmo estilo de uma pasta.

É um pouco frustrante ver meus aplicativos de banco agrupados na parte de produtividade (seria mais útil criar um grupo “Financeiro”), e o pior é que, pelo menos por enquanto, não é possível trocar os nomes dos grupos, nem trocar os aplicativos de lugar. O máximo que se pode fazer é retirar o aplicativo da tela do App Library e voltá-lo para a tela inicial convencional.

A Apple adicionou no sistema uma configuração para Tela Inicial, em que é possível selecionar onde os novos aplicativos serão adicionados: na tela inicial ou na App Library, bem como se as notificações deverão aparecer na Library.

No topo da App Library existe uma barra de pesquisa, em que os aplicativos aparecem em formato de lista (como vazado anteriormente), e pode-se navegar pelas letras de forma mais rápida. É interessante perceber que a Apple, depois de tanto tempo, adicionou novas maneiras de localizar aplicativos no sistema.

Modo Picture in Picture

Novidades iOS 14: Picture in Picture

E o modo Picture-in-Picture chegou ao iOS. Agora vídeos do YouTube podem ser executados por cima de outros aplicativos! A função pode ser ativada através dos Ajustes (uma nova opção para ativação foi incluída lá).

Traduzir

Novidades iOS 14: Tradução

O aplicativo Traduzir é bastante simples e não há muito que você precise saber para usá-lo. Depois de abrir o aplicativo, tudo o que você precisa fazer é escolher o idioma que deseja traduzir e o idioma em que o conteúdo será traduzido.

Você pode digitar o texto a ser traduzido ou usar o recurso de ditado para traduzir o que diz com sua voz. O iOS pode ler a tradução com a pronúncia correta, o que pode ser ótimo não apenas para se comunicar com outras pessoas, mas também para aprender um idioma diferente.

O aplicativo também mantém um histórico de traduções recentes, assim como podemos realizar os downloads dos idiomas para acesso offline. O aplicativo funciona em 11 idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol.

As traduções são processados com o Neural Engine. É importante notar que, por ora, as traduções offline ainda não estão muito precisas. Mas, no momento do lançamento, acredito que este problema já estará corrigido e o desempenho seja o mesmo da versão online.

Siri

Não podemos falar de atualização do iOS sem comentar sobre a famigerada Siri. No iOS 14, temos mudanças de interface. Agora vai aparecer uma animação na parte de baixo quando a assistente é ativada. Além disso, a nova interface é mais compacta e não ocupa toda a tela.

Aproveitando os widgets renovados da nova versão, agora a assistente será capaz de interagir com eles e também se integra com o aplicativo Traduzir, podendo traduzir sites e é compatível com os mesmos 11 idiomas.

Notificação de ligação

Novidades iOS 14: Notificação de Chamadas

Um detalhe que é bastante intrusivo no iOS são as notificações de ligação. Não importa o que estamos fazendo, se uma ligação aparecer, a tela vai te impedir de continuar o que estava fazendo e te obrigar a decidir se aceita ou não a ligação.

Pois bem. Isso acabou. Agora, como sempre deveria ter sido, a notificação vai aparecer no topo da tela, como no sistema concorrente, e poderemos recusar (ou não) a ligação com um simples toque no ícone correspondente. Amém!

Compatibilidade

Aqui os rumores se confirmaram: todos os celulares compatíveis com o iOS 13 receberão a nova atualização. Por isso, a lista compreende os seguintes gadgets:

  • iPhone SE (1ª e 2ª geração)
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11
  • iPhone XS Max
  • iPhone XS
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone 6s
  • iPod Touch (7ª geração)

Ou seja, boa notícia para os donos dos iPhones SE e 6S/6S Plus! Apesar de terem sido lançados em 2015, eles estão firmes e fortes caminhando para o quinto ano de suporte! Bravo, Apple!

A Apple já lançou o beta apenas para desenvolvedores e o beta público está prometido para o mês que vem. A atualização oficial deve ser lançada junto com os novos iPhones em setembro, a julgar pelos anos anteriores.

Conclusão

Esta atualização foi maior do que nos últimos anos, que mais prometeram otimizações de bateria e desempenho e trouxeram um festival de bugs. Mais do que isso, as novidades do iOS 14 estão bem visíveis para todos os usuários.

Tem novidades para Siri, que ficou menos intrusiva e mais inteligente. Tem novas funções no Safari e dezenas de pequenos ajustes na interface.

Eu estou utilizando o update no meu iPhone SE 2 e estou impressionado com a estabilidade do sistema, principalmente por ser o primeiro beta.

Também não posso deixar de comentar a aparente “androidzação” do sistema. A presença de widgets na Home Screen pode ativar os comentários de haters indicando a cópia. Seria isso uma mudança na direção da empresa para atrair mais usuários da concorrência? Só o tempo dirá.

Mas, por enquanto, o beta do iOS está disponível para desenvolvedores inscritos no portal da Apple (100 dólares ao ano). Quando o beta público for liberado, faremos um tutorial de instalação.

E você, curtiu as novidades do iOS 14? Ansios@ para a liberação em setembro? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: iphone
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Apoie o conteúdo que você ama!

Desative o seu bloqueador de anúncios e nos ajude a manter o site :)