iOS 13: todas as novidades já disponíveis para iPhones (do 6S em diante)

Anunciado na WWDC, o iOS 13 é a mais nova versão do sistema operacional da Apple para iPhones e iPads, que começa a ser liberada hoje para os dispositivos compatíveis.

Entre os novos recursos estão o Modo Escuro, o novo aplicativo Find My iPhone, o novo aplicativo Photos, a nova voz Siri, recursos de privacidade atualizados, nova visualização no nível da rua para Maps e muito mais.

Se você tem um iPhone 6S ou superior já já estará recebendo a notificação do update, e enquanto isso, confira nesse post a lista completa de novidades.

iOS 13: todas as novidades já disponíveis para iPhones (do 6S em diante)

O que há de novo no iOS 13

O iOS 13 é uma grande reformulação do sistema e conta com uma longa lista de recursos novos.

Primeiramente, a Apple manteve sua tendência de otimização introduzida no iOS 12, tornando o iOS 13 mais rápido e mais eficiente do que nunca.

As atualizações dos aplicativos ficaram mais ágeis e suas inicializações também estão duas vezes mais rápidas. Além disso, os tamanhos de download dos aplicativos foram reduzidos em até 50% e a identificação facial ficou 30% mais veloz.

O iOS 13 apresenta um HUD de volume simplificado e menos intrusivo pela primeira vez. Além de uma opção para baixar aplicativos de qualquer tamanho em uma conexão LTE, livrando você do WiFi.

iOS 13: Novo indicador de volume

Modo Escuro e Fotos

No iOS 13 agora há uma nova opção “Dark Mode” (Modo Escuro) em todo o sistema. Ele permite mudar toda a aparência do sistema operacional da luz para a escuridão. Também, você poderá escolher entre as duas opções ou ter o Modo Escuro ativado ao pôr do sol.

Agora, todos os aplicativos nativos da Apple possuirão suporte para o modo escuro. Além disso, os aplicativos de terceiros poderão usar APIs do Modo Escuro para integrá-los.

iOS 13: Modo Escuro

A Apple reformulou o aplicativo Fotos, apresentando um novo recurso que organiza toda a sua galeria de fotos. E ainda, mostrará uma seleção de destaques por dia, mês ou ano. Portanto, as fotos e vídeos serão organizados de forma inteligente, tornando mais fácil navegar e reviver suas memórias favoritas.

iOS 13: Nova galeria de fotos

As ferramentas de edição de fotos do aplicativo “Fotos” também foram aprimoradas. Para facilitar a edição de imagens. Agora, suas ferramentas de edição estarão na parte inferior do aplicativo. Além de várias barras deslizantes, facilmente disponíveis, para quando você tocar no botão “Editar”.

O mais legal é que essas ferramentas de edição de fotos também foram disponibilizadas para edição de vídeo.

No aplicativo “Câmera”, você pode fazer ajustes no “Portrait Lighting”, movendo a luz para mais perto ou mais longe, dependendo da aparência desejada. Há também um novo efeito de iluminação “High-Key Mono” para criar looks monocromáticos. Veja o vídeo abaixo.

Aplicativo Find My e segurança

No iOS, macOS e iPadOS, haverá um novo aplicativo “Find My” que combina o Find My iPhone e o Find My Friends. Ele terá um recurso interessante que irá permitir rastrear seus dispositivos mesmo quando estão off-line, aproveitando o Bluetooth e outros dispositivos iOS próximos.

iOS 13: Novo encontrar meu iPhone

A Apple adicionou um novo recurso de privacidade “Sign In with Apple”, que oferece uma maneira conveniente e segura de fazer login em aplicativos e sites. Então, seu ID da Apple pode agora autenticar sua conta por meio do “Touch ID” ou “Face ID”, e os desenvolvedores têm um ID aleatório exclusivo no lugar de suas informações reais.

Assim, a Apple pode gerar endereços de e-mail aleatórios de uso único. Desta forma, portanto, você nunca precisará fornecer seu endereço de e-mail real para um aplicativo. A autenticação de dois fatores foi incorporada a esse recurso para oferecer ainda mais segurança.

iOS 13: Proteção de privacidade

Existem também novos controles para limitar os dados de localização compartilhados com aplicativos. Assim, você pode proteger melhor sua privacidade. Deste modo, você pode permitir que os aplicativos acessem seu local apenas uma vez. E ainda, a Apple envia mais notificações quando os aplicativos estiverem usando sua localização em segundo plano.

Google Maps

O aplicativo do Google Maps foi atualizado novamente e o novo aplicativo do Google Maps trará uma cobertura de vias mais ampla. Além de melhores dados para pedestres, endereços mais precisos e mais detalhamento de terreno. O aplicativo atualizado já está disponível em algumas cidades e estados americanos e será lançado em todos os EUA no final de 2019. Porém, ele chegará a outros países somente em 2020.

iOS 13: Mapas remodelado
Novos mapas à esquerda e mapas antigos à direita

Um novo recurso “Look Around” (olhar ao redor) no Google Maps é a versão da rua da Apple, que permitirá que você veja as imagens das ruas de uma cidade. E ainda, um novo recurso “Collections” (coleções) no Google Maps permitirá que você compartilhe seus restaurantes e lugares favoritos com amigos. Além da opção “Favorites” (favoritos), que permitirá salvar rotas para destinos frequentes, como para o trabalho ou para casa.

iOS 13: Ver ao redor

Lembretes e mensagens

No iOS 13, vários aplicativos receberam novos recursos. Os lembretes foram reformulados, com uma aparência atualizada, e os novos recursos inteligentes tornaram o aplicativo mais útil do que nunca.

Então, fica mais fácil acompanhar os lembretes e há uma nova barra de ferramentas para adicionar horários, datas, locais, sinalizadores e muito mais. Além disso, a integração profunda com as mensagens permite marcar alguém em um lembrete, para que ele seja exibido ao enviar uma mensagem para essa pessoa.

iOS 13: Mensagens e lembretes

Há também um recurso de “Perfil” em “Mensagens” que permite compartilhar seu nome e foto com as pessoas. Além disso, a Apple adicionou várias novas opções de “Memoji” junto com três novos “Animoji”: o polvo, a vaca e o rato.

Outro novo recurso, os adesivos “Memoji”, transformarão seu “Memoji” em pacotes de adesivos embutidos no teclado do iOS. Desta forma, você pode usá-los em mensagens, e-mails e muito mais.

iOS 13: Memojis

Siri

A assistente pessoal Siri tem uma voz totalmente nova que soa muito mais natural. E ainda, nos atalhos da Siri você encontra um novo recurso de sugestões de automação, que sugere atalhos personalizados que você pode criar. Agora, a Siri suporta o “Live Radio” e o assistente pessoal pode acessar as estações do iHeartRadio, do radio.com e do TuneIn.

CarPlay, HomePod e AirPods

O CarPlay no iOS 13 foi reformulado com uma nova visualização do “Dashboard” para músicas, mapas e muito mais. Além de um novo aplicativo do Google Agenda e o suporte do Siri para aplicativos de áudio e navegação de terceiros.

iOS 13: Integração CarPlay e Apple Watch

Há também novos recursos do iOS 13 para o HomePod. Pela primeira vez, o HomePod pode distinguir entre diferentes vozes. Assim, todos em sua casa podem ter um perfil e acesso à sua música favorita.

E ainda, uma nova configuração de “handoff” permite que você faça a transição perfeita de músicas, podcasts ou chamadas telefônicas do seu HomePod para o seu dispositivo iOS. Há também um novo temporizador que desliga a música após um determinado período de tempo.

Um novo recurso AirPods permitirá que a Siri leia suas mensagens recebidas assim que elas chegarem. Seja por meio de Mensagens ou de qualquer aplicativo de mensagens habilitado para o SiriKit. Então, você pode responder às mensagens usando o Siri sem interromper o que está fazendo.

Outra novidade no AirPods é uma opção de compartilhamento de áudio. Ela permite assistir a um filme ou compartilhar uma música com um amigo. Para isso, basta levar um segundo par de AirPods próximo a um iPhone ou iPad.

iOS 13: Melhorias AirPods

Outras novas funcionalidades

Um novo recurso de vídeo seguro, do HomeKit, oferece análise de vídeo no dispositivo, enviando um fluxo criptografado para o iCloud. Deste modo, você pode ter certeza de que ninguém está espionando suas câmeras de segurança domésticas. O HomeKit também está sendo adicionado aos roteadores da Linksys, Eero e Charter/Spectrum pela primeira vez.

iOS 13: Integração HomeKit

Com uma nova opção de acessibilidade do Controle por Voz, você pode operar seu iPhone ou iPad, totalmente, com sua voz. Há também uma nova opção de teclado QuickPath para uma entrada de texto mais rápida.

A edição de texto está mais fácil do que nunca. Graças às melhorias na rolagem e na precisão dos gestos para mover o cursor. Além disso, o aplicativo Arquivos agora suporta o compartilhamento de pastas e permite o acesso a arquivos de dispositivos de armazenamento externos.

No aplicativo Health, você encontra um novo recurso para monitorar sua saúde auditiva com base no nível de ruído ambiental ao seu redor. E ainda, para as mulheres, há um novo recurso Cycle Tracking para monitorar os ciclos menstruais.

No Safari, a Apple aproveitará as “Sugestões da Siri” para exibir os sites visitados com frequência, marcadores, toques do iCloud, seleções da Lista de Leitura e links enviados em Mensagens em uma página inicial do Safari mais personalizada.

Novo sistema para iPad

Há também toneladas de novos recursos no iPad, como multitarefa e gestos aprimorados. Porém, o software do iPad não é mais o iOS, mas sim o iPadOS. É isso mesmo, a Apple agora terá um novo sistema operacional somente para iPad projetado especificamente para seus tablets.

Novo iPadOS

A atualização traz uma tela inicial atualizada com a capacidade de extrair os “widgets” do Today View e as principais atualizações para o Slide Over ou o Split View. Então, agora você pode abrir duas janelas do mesmo aplicativo de uma só vez. Além disso, um novo recurso do App Exposé facilita a visualização de tudo o que você tem aberto e alterna as janelas.

Novo iPadOS

Os novos recursos de marcação permitem que você anote e compartilhe tudo, desde páginas da web até documentos. Haverá também uma nova paleta de ferramentas para facilitar o acesso ao Apple Pencil. E mais, a latência do Apple Pencil foi melhorada, caindo de 20ms para impressionantes 9ms.

O iPadOS suporta também o armazenamento local para arquivos, recursos de compactação e descompactação, novos atalhos de teclado e navegação de classe desktop no Safari.

Há também novos gestos para copiar, colar e desfazer, além de atualizações na seleção de texto. E ainda, fontes personalizadas poderão ser instaladas. Haverá, portanto, um novo teclado flutuante e, quando emparelhado com um Mac que executa o Catalina, seu iPad poderá servir como um segundo monitor para o seu Mac.

Novo iPadOS

Agora diz aí nos comentários: você curtiu as novidades do iOS 13? Qual delas você acha que tem mais funcionalidade?

Fonte: MacRumors / Imagem de capa: TechRadar

Mais sobre: apple ios iphone