Colmi i10 é bom? Vale a pena? [Review]

O Colmi i10 é mais uma opção barata de smartwatch básico, para aqueles usuários que preferem o design clássico de um relógio circular, contra o formato pulseira com tela minúscula das smart bands.

O modelo construído em metal custa pouco mais de 100 reais e traz todos os recursos necessários para um bom monitoramento de saúde – incluindo medidor de pressão, batimentos cardíacos e oxigenação do sangue –, e tem como grande destaque a função chamadas telefônicas, que você pode fazer ou receber diretamente no relógio.

Mas, será que ele consegue de fato entregar uma boa experiência por este valor? Bom, é isso que vou revelar a partir de agora, depois de algumas semanas usando o produto.

Tá com pressa? Dá uma olhada na minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Colmi i10 é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Prós e contras

Prós

  • Medição de pressão arterial, batimentos cardíacos e oxigenação do sangue;
  • É à prova d’água;
  • Tela com boa velocidade (taxa de atualização e resposta ao toque);
  • Atende e faz ligações;
  • Tem 2 joguinhos (Flappy Bird e 2048);
  • Bateria de longa duração;
  • Vibração forte.

Contras

  • Tela de baixa resolução e pouco brilho;
  • Gesto de levantar o pulso tem um atraso chatinho para ativar a tela;
  • Fica ativo como alto-falante Bluetooth (isso atrapalha sempre que você quer ouvir algo no celular);
  • A interface do relógio não é das melhores;
  • Controle precário sobre as notificações do celular que podem ser enviadas para o relógio;
  • Faltam watch faces realmente bonitas.

Unboxing

Veja no vídeo abaixo como é a embalagem do Colmi i10, e quais são os acessórios que acompanham o produto.

Design e construção

Para um smartwatch barato, até que o Colmi i10 é bem construído, com caixa e botão em metal (liga de zinco), e traseira de policarbonato com bom acabamento.

A tela é revestida por um vidro de cantos curvos (2.5D) que harmoniza perfeitamente com as bordas laterais arredondadas do corpo, porém é importante destacar que este vidro não é muito resistente a riscos.

A pulseira de silicone é o item que achei mais simples, já que o acabamento não é dos melhores, mas vale lembrar que o modelo também oferece opção de pulseira metálica.

Colmi i10 - Construção da caixa

A tela tem seus altos e baixos, combinando uma boa velocidade de resposta ao toque e taxa de atualização satisfatória – que resulta numa usabilidade agradável –, mas, por outro lado, tem pouco brilho e baixa resolução.

Desta forma, o painel não oferece boa visualização ao ar livre (mesmo no brilho máximo), e os pixels são facilmente visíveis a olho nu.

Colmi i10 - Tela

Funcionamento

Começando pelos sensores, tive uma boa experiência com o Colmi i10.

O monitoramento de batimentos cardíacos e oxigenação do sangue tiveram boa acurácia quando comparados aos resultados de um Apple Watch, e até a medição de pressão arterial me pareceu confiável, dada a média que costumo obter numa farmácia.

O contador de passos, distância e calorias não é dos mais precisos, mas entrega o básico que se espera pelo preço, e o acompanhamento do sono é ok, detectando automaticamente as informações mais importantes: horas dormidas e tempo de sono profundo.

Colmi i10 - Sensores na traseira e mecanismo de troca da pulseira

A sincronização do relógio com celular é feita pelo aplicativo Da Fit, disponível para Android e iOS, que eu já conhecia e gostava de outros testes com smartwatches chineses, por ser bem completo e funcionar sem problemas.

O ponto fraco aqui é a quantidade e a qualidade de watch faces, que são as mesmas disponíveis para outros smartwatches chineses, e, convenhamos, não são exatamente bonitas.

Aliás, falando em beleza, eu também não achei a interface do relógio muito empolgante, principalmente por conta da fontes serrilhadas e das telas meio cafonas, mas, obviamente, isso é algo que pode não incomodar muita gente.

O menu em forma de discador de telefone antigo é divertido no primeiro contato, mas depois você percebe que ele não é muito prático, por exigir 2 toques para acionar uma função (que bom que dá pra trocar), e o mesmo pode-se dizer da função chamadas; que é legal pra tirar onda de James Bond, mas que no dia a dia você raramente vai usar (imagina falar com seu pulso no metrô! kkk).

Pra piorar, quando o relógio está conectado como dispositivo de áudio no celular, você não consegue ouvir nada no telefone, pois todos os sons saem pelo minúsculo alto-falante do smartwatch. Mais atrapalha do que ajuda.

Bateria

Neste quesito eu não tive problemas com o Colmi i10.

O relógio dura mais de uma semana com uma carga completa, podendo chegar a até 10 dias se o uso não é tão intenso.

O carregamento pelo carregador magnético que acompanha o produto é bem rapidinho, então basta carregá-lo enquanto você faz o jantar.

Ficha técnica

  • Dimensões: 44.6 mm de diâmetro, 11 mm de espessura, 49g (com a pulseira em silicone);
  • Tela TFT de 1,28 polegadas com 240 x 240 pixels de resolução;
  • Vidro curvo 2.5D;
  • Caixa em metal (liga de zinco) e policarbonato (traseira);
  • Pulseira em silicone ou aço inoxidável com engate fácil;
  • Chipset Goodix gr5515;
  • Certificação IP67 (à prova d’água);
  • Bluetooth 5.1;
  • Sensores: acelerômetro, batimento cardíaco, oxigenação do sangue, pressão arterial;
  • Bateria de 220 mAh;
  • Carregamento magnético;
  • Microfone e alto-falante integrados (para chamadas e mídia);
  • Compatível com Android (4.4 ou superior) e iOS (9 ou superior).

Veredito

O Colmi i10 é uma opção barata para que só precisa dos recursos de uma smart band, só que no formato clássico de relógio.

A função de chamadas telefônicas pelo relógio pode ser divertida no começo, porém não é algo que as pessoas vão realmente usar no dia a dia, mas, por outro lado, a medição de pressão arterial é de fato um diferencial.

Todas funções básicas funcionam de forma satisfatória, os recursos de saúde cumprem o que prometem (com destaque para o bom app Da Fit), e o design e construção são ok para a faixa de preço, mas é importante deixar claro que o público mais exigente pode se decepcionar a tela simples, a interface esquisitinha, e as watch faces pouco inspiradas do relógio.

Por isso, meu veredito é:

bacana

Preço e onde comprar

O Colmi i10 estará à venda no AliExpress com preço promocional de lançamento entre os dias 27 de junho e 1 de julho, saindo por apenas R$ 130.

Para garantir o seu, basta clicar no botão abaixo, ativar o cupom disponível na página do produto, e inserir o código de desconto COLMII10 no carrinho, lembrando que o frete é grátis para todo o Brasil.

COMPRAR

E aí, comprou um Colmi i10? Conte aí nos comentários o que achou do relógio! Não tem ainda? Deixe suas perguntas!
Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.Nota de transparência: O produto analisado neste review foi fornecido como doação para o Mobizoo.

Mais sobre: Saúde