Você adora o design e a construção premium do iPhone, mas não quer gastar uma fortuna num celular? Então precisa conhecer o Blackview A96.
O modelo é claramente inspirado no celular da maçã, e por isso possui traseira em vidro e chassi de alumínio, acabamento sofisticado, e claro, módulo de câmera igualzinho ao da Apple.
Mas calma que essa ainda não é a melhor parte! O modelo sai por apenas R$ 900 no lançamento, tem hardware potente com 256 GB de armazenamento, 8 ou 12 GB de RAM, e ainda alto-falantes estéreo harman-kardon. É mole?
Ficou interessado(a)? Então confira abaixo o nosso vídeo de unboxing e primeiras impressões do Blackview A96, e continue lendo para descobrir todos os detalhes do modelo.
Design e tela
O design e a construção do Blackview A96 estão num nível muito acima do que você poderia esperar nessa faixa de preço. A traseira em vidro fosco é linda e repele marcas de dedo, e o chassi de alumínio com laterais planas e brilhantes é fino e elegante (apenas 8.6 mm de espessura).
O smartphone é sólido, mas ao mesmo tempo leve e confortável, e seus botões (também planos) apresentam aquele clique gostoso de celular caro. O único conector é o USB-C, então não temos entrada P2 para fones de ouvido convencionais por aqui.
O leitor de impressão digital está incorporado no botão Power, e há duas saídas de som no corpo do aparelho: uma maior na parte inferior, e uma no alto-falante para ligações.
A tela IPS com resolução 2.4K oferece cores vívidas, brilho alto e ótimo contraste de preto, mas não é só isso: ela ainda traz 120 Hz de taxa de atualização para uma experiência de uso mais fluida, e tem bordas fininhas no entorno (com exceção do “queixo”, que é um pouquinho maior).
Essa tela traz certificação TUV para baixa emissão de luz azul, o que evita a fadiga dos olhos em longos períodos de uso, e o tempo de resposta do painel é bem rápido para quem curte jogar no celular.
Câmeras
O A96 também manda muito bem no conjunto de câmeras.
O módulo traseiro conta com um sensor principal Samsung ISOCELL GM2 de 48 MP, a ultrawide tem 8 MP e incorpora função macro, e há ainda um sensor de profundidade que auxilia no desfoque de fundo do Modo Retrato.
A câmera frontal de 16 MP faz ótimas selfies, e o sistema de processamento de imagens ArcSoft está cada vez melhor, entregando HDR competente e poucas distorções.
Veja abaixo algumas fotos tiradas com o dispositivo:
Principal (acima) e ultrawide (abaixo).
Modo Retrato com a câmera principal:
Foto macro feita com a lente ultrawide:
E finalmente uma selfie com a câmera frontal:
Desempenho
Equipado com o processador Helio G99 da MediaTek, e vendido em versões com 8 ou 12 GB de RAM, o Blackview A96 executa as principais tarefas do dia a dia com muita agilidade, e roda até alguns jogos mais exigentes com ótimo desempenho.
É possível usar o recurso de RAM virtual para dobrar a memória do aparelho, chegando aos 24 GB na versão 12 GB, mas é importante avisar que o modelo não possui entrada para cartão de memória.
O sistema DokeOS 3.1 da Blackview (baseado no Android 13) é cheio de recursos úteis – além de ter o visual parecido com o da MIUI da Xiaomi –, e o dispositivo ainda conta com NFC multifunção para pagamentos e outras aplicações.
A bateria de 4380 mAh tem autonomia excelente, chegando tranquilamente a 1 dia e meio de uso moderado, e o carregador de 18W que vem na caixa oferece boa velocidade, apesar do número não impressionar.
Preço de onde comprar
O Blackview A96 está à venda no AliExpress com preço especial de lançamento, saindo por apenas R$ 900 e frete grátis para o Brasil.
Importante: este é um produto importado que pode ser taxado ao chegar no Brasil. O prazo médio para recebimento é de 20 dias. Nota de transparência: este é um artigo feito através de parceria paga com a fornecedora do produto apresentado.