Baseus Encok D02 Pro: headphone barato que cumpre o básico [Review]

O Baseus Encok D02 Pro é o primeiro headphone da marca, e minha expectativa para testar o modelo era grande, já que eu tinha gostado bastante dos fones de ouvido TWS da empresa.

O produto segue a mesma receita “bom, bonito e barato” adotada pelos demais dispositivos de áudio da fabricante, porém foca no público de entrada, entregando somente o básico pelo menor preço possível, abaixo dos 200 reais.

Mas, será que a estratégia deu certo? É isso que vou revelar neste review.

Baseus Encok D02 Pro é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Tá com pressa? Dá uma olhada na minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Prós

  • Design elegante e totalmente articulável;
  • Boa duração de bateria;
  • Conector 3.5 mm e cabo incluso para uso mesmo com a bateria descarregada.

Contras

  • Construção e acabamento muito simples;
  • Pouca potência e profundidade no áudio.

Unboxing

Veja no vídeo abaixo como é a embalagem do Baseus Encok D02 Pro, e quais são os acessórios que acompanham o produto.

Design e construção

A Baseus não costuma errar no design de seus produtos, e com o Encok D02 Pro não foi diferente.

O headphone tem um desenho muito limpo e sofisticado, e de longe até parece mais premium do que realmente é.

Além disso, as conchas contam com duas articulações para melhor encaixe nos ouvidos (giro nos eixos x e y), e ainda são dobráveis para auxiliar no transporte.

Baseus Encok D02 Pro - Topo revestido de couro

O problema é que eu achei toda a construção do modelo muito simples, usando plástico fino e oco demais, com arestas de corte grosseiro, e revestimentos em couro sintético que parecem pouco duráveis e têm costura bastante irregular.

Os botões de controle possuem um clique mais duro que também entrega a simplicidade na construção, e até o LED indicador escondido dentro de um buraco igual ao do microfone é difícil de engolir.

Ok, trata-se de um produto barato, mas acontece que a marca tem um padrão de qualidade muito alto nesse quesito, por isso o meu estranhamento.

Baseus Encok D02 Pro - Botões e conectores

Ah, e antes de encerrar esse item, é importante deixar claro que o D02 Pro é um headphone on-ear, e não over-ear, e por isso suas conchas não cobrem completamente as orelhas.

Qualidade do áudio e funcionamento

Para testar o som do D02 Pro, eu usei a música “Can’t Stop Loving You” do Van Halen em mp3 de alta qualidade, comparando a reprodução com a de outro headphone chinês de baixo custo, cujo som eu gosto bastante: o Blitzwolf HP1.

Já de cara eu percebi que o som do D02 Pro é consideravelmente mais baixo que o do concorrente, mas pelo menos ele é bastante claro, com graves, médios e agudos bem equilibrados.

Outra coisa que ficou evidente no teste, é que o áudio reproduzido pelo Encok D02 Pro não oferece muita profundidade.

Enquanto o Blitzwolf toca o riff inicial da música de forma envolvente, com guitarra e bateria passeando atrás da cabeça, o Encok fica mais plano, e com os instrumentos mais na parte frontal.

Se você ouve mais pop com base eletrônica, dificilmente perceberá esse ponto fraco no dia a dia, mas se escuta mais samba, MPB e rock clássico, talvez seja melhor buscar um modelo mais caro.

Bateria e carregamento

Nesse quesito eu tive uma grata surpresa durante as minhas semanas de teste.

A bateria de 450 mAh presente no Baseus Encok D02 Pro superou todas as minhas expectativas, oferecendo mais de uma semana de uso (8-9 dias) sem precisar ser recarregada.

Para alcançar essa marca eu utilizei o headphone em média por 4 horas diárias, consumindo músicas, vídeos, games e podcasts no volume médio, algo perfeitamente plausível para a ida e volta ao trabalho + alguns momentos de lazer.

O mais legal é que você ainda pode continuar usando seus fones mesmo que a bateria acabe, já que ele conta com um conector 3.5 mm e cabo incluso (não é muito longo, mas quebra um galho).

Ficha técnica

  • Marca: Baseus;
  • Tipo: headphone on-ear;
  • Materiais: plástico e aço inoxidável (haste);
  • Bluetooth 5.0 (até 10 m);
  • Drivers de 40 mm;
  • Botões de controle;
  • Microfone embutido;
  • Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz;
  • Bateria: 450 mAh;
  • Conector USB Tipo C para carregamento (cabo incluso);
  • Conector 3.5 mm para uso sem bateria (cabo incluso).

Veredito

No geral, não temos nenhum milagre do custo-benefício aqui.

Você vai gastar muito pouco dinheiro no Baseus Encok D02 Pro, e o que vai receber é exatamente o que pagou: um produto simples na construção e na experiência sonora.

O importante é que ele funciona perfeitamente, tem bateria de longa duração, bom alcance, e um áudio honesto.

É um fone ok pelo preço, mas há opções com qualidade sonora bastante superior por aí, com uma diferença pequena de valor.

Por isso, meu veredito é:

bacana

Preço e onde comprar

O Baseus Encok D02 Pro está à venda no AliExpress com frete grátis para o Brasil por apenas R$ 174, disponível nas cores preto e branco. Para comprar, basta clicar no botão abaixo:

COMPRAR

E você, já tem um Baseus Encok D02 Pro? Conte aí nos comentários sua experiência! Não tem ainda? Deixe suas perguntas!
Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.Nota de transparência: O produto analisado neste review foi fornecido como doação para o Mobizoo.

Mais sobre: Áudio Baseus