Baseus Bowie M2 é bom? Vale a pena? [Review]

O Baseus Bowie M2 é mais uma opção barata de fone de ouvido TWS (true wireless) com cancelamento de ruído ativo (ANC).

O modelo custa pouco mais de 200 reais no AliExpress, e mesmo assim traz alguns recursos encontrados em modelos bem mais caros; como o sensor de movimento para pausa automática quando o fone é retirado do ouvido, e o modo baixa latência para games.

Mas, será que ele consegue de fato entregar uma boa experiência por este valor? Bom, é isso que vou revelar a partir de agora, depois de algumas semanas usando o produto.

Baseus Bowie M2 é bom? Vale a pena? [Review] - Mobizoo

Tá com pressa? Dá uma olhada na minha lista de prós e contras, ou vá direto para:

Prós e contras

Pros

  • Design confortável;
  • Bom áudio e graves generosos;
  • Cancelamento de ruído ativo competente e regulável;
  • Modo baixa latência eficiente;
  • Ótima duração de bateria.

Contras

  • Cortes eventuais no som (“soluços”);
  • Sem proteção contra água;
  • Sem controle de volume;
  • Estojo arranha com facilidade.

Unboxing

Veja no vídeo abaixo como é a embalagem do Baseus Bowie M2, e quais são os acessórios que acompanham o produto.

Design e construção

Antes de começar a falar sobre a construção do Bowie M2, é importante explicar como estão organizadas as linhas de fones da Baseus.

A linha Simu oferece os fones mais premium da marca (tanto na qualidade de construção, quanto na experiência sonora), a Bowie traz os intermediários, e a Encok traz os modelos mais simples e baratos.

Dito isso, eu achei o M2 muito bem resolvido em sua proposta: ele tem design que lembra os Simu – sendo bonito e confortável –, porém dá pra ver que sua construção é mais econômica, com materiais e acabamento mais simples.

Baseus Bowie M2 - Design do fone

O formato “pescoço de cisne” dos fones oferece encaixe firme e ergonômico – dificilmente vai cair da sua orelha –, e a haste conta com uma boa área para os controles por toque, mas eu confesso que não curti muito a pintura em degradê metálico da parte exterior, presente somente na versão preta que eu testei.

O estojo tem desenho agradável e bom tamanho, mas eu achei o revestimento da peça um pouco simples demais, já que o plástico fosco arranhou com facilidade ao entrar em contato com outros objetivos no meu bolso, logo nos primeiros dias.

Isso é algo que não aconteceu com o Simu S1 que testei anteriormente, mesmo depois de alguns meses de uso.

Baseus Bowie M2 - Design do estojo

O acabamento mais simples também fica evidente no botão status/reset presente na parte traseira do estojo, e o mesmo pode-se dizer do LED indicador da parte frontal; um simples ponto branco sem muita bossa.

Qualidade do áudio e funcionamento

Ao começar os testes com o Baseus Bowie M2, não demorou muito para eu perceber que havia algo de errado com ele.

Logo na primeira música eu notei um “soluço” na reprodução – como se a conexão estivesse falhando –, e isso se repetiu aleatoriamente em outras canções, deixando uma impressão bem desagradável no primeiro contato.

Para tentar resolver, eu testei de tudo: instalei o app da Baseus no celular, procurei por updates, e até um hard reset eu fiz, tudo sem sucesso.

É uma pena, pois eu estava gostando bastante da qualidade de áudio dos fones, que apresentam graves potentes, médios e agudos equilibrados, e boa profundidade sonora.

Como eu tinha que concluir esta análise, segui com os demais testes torcendo para que o problema magicamente sumisse, mas isso infelizmente não aconteceu.

Atualização: A Baseus liberou a atualização 2.0.9 que aparentemente resolveu o problema de instabilidade de conexão dos fones, e, além disso, ativou o recurso conexão multiponto. Baseus Bowie M2 encaixado na orelha

O cancelamento de ruído ativo do modelo foi o item que mais me impressionou, sendo muito competente em eliminar os barulhos ao redor, e o mais legal: é totalmente customizável pelo app da Baseus. Você pode usar pré-ajustes de acordo com o ambiente, e também regular a intensidade a gosto.

Eu também fiquei bastante satisfeito com a eficiência da função de pausa automática em todas as vezes que precisei retirar os fones dos ouvidos. Tirou, pausou, devolveu, continuou.

Os controles por toque também funcionaram bem nos meus testes, mas não dá pra entender porque a Baseus não inclui o ajuste de volume entre os comandos (algo que quase todas as concorrentes têm).

Bateria e carregamento

Enquanto os concorrentes trazem 35 mAh de capacidade nos fones e 300 mAh de capacidade no estojo, o Baseus Bowie M2 ostenta 40 mAh nos fones e 400 mAh no estojo, então já dava para esperar bons resultados de autonomia.

Com estas especificações, a fabricante promete 5 horas de audição ininterruptas até o fone precisar ser recarregado, e 30 horas no total contado com as cargas do estojo, e foi exatamente isso que eu consegui usando o produto no dia a dia.

Desta forma é possível passar uma semana inteira usando o dispositivo sem precisar recarregar o estojo, mas é importante destacar que esta média deve diminuir, caso o cancelamento de ruído esteja ativo na maior parte do tempo.

O estojo do Bowie suporta carregamento rápido, então você consegue 2 horas de reprodução em apenas 10 minutos de carga.

Baseus Bowie M2 - Fones e estojo em detalhes

Ficha técnica

  • Marca: Baseus;
  • Tipo: TWS intra-auricular;
  • Materiais: policarbonato e ABS;
  • Bluetooth 5.2 (10 m de alcance);
  • Driver dinâmico de 10 mm;
  • Latência mínima: 0,038s;
  • Controles por toque nos dois fones (configuráveis);
  • Cancelamento de ruído ativo de até -42 dB;
  • 4 microfones embutidos em cada fone;
  • Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz;
  • Bateria de cada fone: 40 mAh;
  • Bateria do estojo: 400 mAh;
  • Conector USB Tipo C (para carregamento do estojo).

Veredito

O Baseus Bowie M2 tinha tudo para ser um fone campeão do custo-benefício, já que oferece boa experiência sonora e cancelamento de ruído de primeira, mas infelizmente acabou morrendo na praia, apresentando conectividade falha e ausência de recursos importantes, como o controle de volume.

A fabricante liberou recentemente uma atualização para corrigir os problemas (2.0.9), mas ainda é cedo para dizer se agora os fones são de fato confiáveis. Em breve atualizarei o review com o veredito final.

Por enquanto, meu veredito é:

bacana

Preço e onde comprar

O Baseus Bowie M2 está à venda no AliExpress com frete grátis para o Brasil por apenas R$ 241, disponível nas cores preto e branco. Para comprar, basta clicar no botão abaixo:

COMPRAR

E você, já tem um Baseus Bowie M2? Conte aí nos comentários sua experiência! Não tem ainda? Deixe suas perguntas!
Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.Nota de transparência: O produto analisado neste review foi fornecido como doação para o Mobizoo.

Mais sobre: Áudio