Eu gosto bastante dos smartphones da Samsung, mas, como já disse outras vezes por aqui, o atendimento da marca é sofrível. Desta vez o problema foi com a Loja Online Samsung.
Eu já estou há algum tempo precisando trocar meu Galaxy Note 10 Lite pessoal (não coloco coisas pessoais nos celulares que testo), e por isso instalei o aplicativo da Loja Online Samsung para efetuar a compra de um Galaxy S21 FE, utilizando o meu aparelho usado como parte de pagamento através do programa Troca Smart Samsung.
A avaliação do programa estava boa (quase R$ 1.500), então, por que não? O problema: eu simplesmente não consigo efetuar a compra na loja da própria marca! Senta, que lá vem história.
Primeiro eu tentei finalizar a compra usando a plataforma AME para receber um cashback, mas houve um erro no app da AME, e a compra não foi efetivada. Ainda piora: a AME demorou 3 semanas para de fato cancelar o débito que ocorreu no meu cartão de crédito, liberando assim o meu saldo para uma nova tentativa.
O atendimento da AME foi horrível, mas isso fica para um outro post.
Com o crédito liberado, 3 semanas depois volto para o app Loja Online Samsung para tentar novamente finalizar minha compra, desta vez usando apenas o meu cartão de crédito.
E advinha? Foram mais de 10 tentativas para finalizar a compra pelo aplicativo, todas sem sucesso. Sempre que chegava na etapa de conclusão do pagamento com cartão de crédito, a tela ficava eternamente com a mensagem “Estamos finalizando sua compra”, e nada acontecia.
Por vezes aparecia uma janela pop up para confirmação de identidade, onde eu entrava com os dados solicitados, mas ela também não deu prosseguimento ao processo, e, para piorar, ainda me levou de volta para a primeira tela do carrinho de compras, “zerando” tudo que eu já tinha feito.
Inclusive, desde o começo da compra eu já estava logado no app com a minha conta Samsung, então não entendi muito bem o porquê dessa confirmação. E olha que doido: em algumas das tentativas de confirmar minha identidade, apareceu no meu celular uma notificação em coreano!
Eu até tentei efetuar a mesma compra pelo site, mas o sistema da loja se mostrou muito pouco confiável, já que eu simplesmente não consegui atualizar meus dados cadastrais como endereço e data de nascimento. Eu editava, salvava, e daqui apouco reapareciam os dados antigos.
E olha que louco: eu atualizava minha data de nascimento no site, e no aplicativo ela aparecia errada. Eu atualizava no app, e no site ela voltava a aparecer errada.
Extremamente frustrado, entrei no atendimento por chat do site shop.samsung.com, e a atendente humana informou que só poderia ajudar com compras pelo site, e que para suporte com compras pelo o app, o atendimento seria em ajudasamsungcajamar.zendesk.com.
Fiz o que ela orientou, e a atendente do novo chat também disse que não poderia me ajudar, pois ali o atendimento era somente pós-venda. Ela completou dizendo que eu teria que entrar em contato pelo site shop.samsung.com, ou seja, me mandou de volta para o atendimento inicial, que já tinha me recusado.
Agora, veja você, isso tudo aconteceu porque eu estou tentando COMPRAR um smartphone da marca. Imagine o que deve ser o pós-venda da empresa!
Com todo esse estresse, eu acabei desistindo da compra, mas enviarei esse texto para a assessoria da marca, abrindo esse espaço para o direito de resposta da empresa.