Os principais formatos de arquivo de vídeo (e como convertê-los)

Qualquer conteúdo audiovisual que você assiste em seu smartphone, computador, TV ou tablet possui um tipo específico de formato de arquivo de vídeo.

Hoje em dia é fundamental entender como cada formato funciona para obter o melhor desempenho em cada plataforma, já que um vídeo para o TikTok vai ter características completamente diferentes de um para o YouTube, por exemplo.

Pensando nisso, elaboramos este guia, onde você irá compreender melhor cada formato, e como aplicá-los em seus projetos.

Os principais formatos de arquivo de vídeo (e como convertê-los) - Mobizoo
Foto: Jackson Hayes/Unsplash

O que é um formato de arquivo de vídeo?

Um formato de vídeo e um codec são dois componentes de qualquer arquivo de vídeo. Um formato de vídeo é o recipiente que armazena áudio, vídeo, legendas e quaisquer outros metadados. Um codec codifica e decodifica dados multimídia, tanto os áudios como os vídeos.

Ao criar um vídeo, um codec de vídeo codifica e comprime o vídeo enquanto o codec de áudio faz o mesmo com o som. Posteriormente, o vídeo e o áudio codificados são sincronizados e armazenados em um arquivo de mídia, o formato de arquivo.

Conheça alguns formatos comuns de arquivo de vídeo

Para escolher o melhor formato de vídeo digital para suas necessidades, primeiro você deve entender a diferença entre eles. Vamos revisar e entender brevemente os formatos comuns no mercado e suas características.

MP4

MPEG-4 Parte 14 ou MP4 é um dos primeiros formatos de arquivo de vídeo digital lançado em 2001. A maioria das plataformas e dispositivos digitais oferecem suporte a MP4. Um formato MP4 pode armazenar arquivos de áudio, arquivos de vídeo, imagens estáticas e texto. Além disso, o MP4 fornece vídeo de alta qualidade, mantendo tamanhos de arquivo relativamente pequenos, tornando se o formato mais popular no mundo.

MOV

MOV é um formato de arquivo de vídeo popular desenvolvido pela Apple. Os arquivos MOV contêm vídeos, áudio, legendas, códigos de tempo e outros tipos de mídia. É compatível com diferentes versões, tanto para Mac quanto para Windows. Como é um formato de vídeo de alta qualidade, os arquivos MOV ocupam significativamente mais espaço de memória em um computador.

AVCHD (codificação de vídeo avançada de alta definição)

AVCHD é um formato usado para reprodução de vídeo HD e gravação digital. Este formato de vídeo foi desenvolvido pela Panasonic e pela Sony para gravação de vídeo profissional em alta definição. O AVCHD também permite que você armazene horas de vídeo de alta qualidade usando apenas uma pequena quantidade de dados, aproveitando o H.264/MPEG-4.

Além disso, a versão mais recente do formato AVCHD 2.0 suporta vídeo tridimensional.

WebM

Introduzido pela primeira vez pelo Google em 2010, o WebM é um formato de vídeo de código aberto desenvolvido com o estado atual e futuro da Internet em mente. O WebM destina-se ao uso com HTML5. Os codecs de vídeo do WebM requerem muito pouca energia do computador para compactar e descompactar os arquivos. O objetivo deste projeto é permitir a transmissão de vídeo online em praticamente qualquer dispositivo, como tablets, desktop, smartphones ou dispositivos como smart TV.

MKV

O formato de arquivo MKV incorpora áudio, vídeo e legendas em um único arquivo. O formato MKV foi desenvolvido para ser à prova de futuro, o que significa que os arquivos de vídeo estarão sempre atualizados. Os contêineres MKV oferecem suporte a quase todos os formatos de vídeo e áudio, tornando o formato altamente adaptável e fácil de usar.

Como escolher um formato de arquivo de vídeo

Você deve escolher um formato de arquivo com base em seus requisitos de qualidade de vídeo. O vídeo deve atingir a qualidade necessária, mas não mais do que isso. Vídeos de alta qualidade são difíceis de baixar, converter, compartilhar e gerenciar. Além disso, você precisa levar em consideração como deseja visualizar os arquivos de vídeo. Nem todos os navegadores, programas e dispositivos podem reproduzir um formato de vídeo específico.

Antes de escolher um formato de vídeo, considere os seguintes casos:

  • Para vídeos online, escolha um formato de arquivo compatível com a maioria dos navegadores da web. Dessa forma, seu vídeo será reproduzido nativamente no navegador. MP4 e WEBM são formatos de vídeo compatíveis com o navegador.
  • Para gravações de vídeo caseiro, escolha um formato com vídeo de alta qualidade com boas chances de ser utilizável no futuro. Os formatos de arquivo de código aberto são mais preparados para o futuro do que os formatos proprietários controlados por empresas. Os formatos MP4 ou AVI são adequados para essa categoria.
  • Para aplicativos do Windows, escolha um formato compatível com o Windows. WMV é uma boa escolha neste caso.

Como trocar formato do vídeo

Em alguns casos você quer assistir um vídeo mas o player não suporta o formato do vídeo, então a única solução é converter a mesma para um formato suportado. Mas tenha em mente que ao converter o formato automaticamente o vídeo também terá qualidade diferente, em alguns casos pode perder a qualidade de imagem.

Para alterar o formato do vídeo você precisa de um conversor de vídeo que possibilita alterar o formato do vídeo para diferentes tipos e que suporta alterar o vídeo para o seu gosto.

Conclusão

O .MP4 é um dos formatos de vídeo mais populares e versáteis suportados por todas as plataformas de vídeo e navegadores. O formato mp4 é uma boa escolha para plataformas de streaming de vídeo online como o YouTube. Eles têm um tamanho de arquivo relativamente pequeno, o que os torna fáceis de baixar.

Os formatos de vídeos mais populares são MP4, MKV e MOV. São um dos tipos de arquivos mais fáceis de baixar e compartilhar e não ocupam muito espaço na memória do seu dispositivo. Devido à sua flexibilidade, muitos dispositivos reproduzem arquivos MP4, tornando-se uma das principais formas de compartilhar vídeos em qualquer dispositivo.

Avatar photo

Anderson Mansera

Especialista em Tecnologia e Design com mais de 20 anos de experiência no mercado de produtos eletrônicos e soluções digitais, com participação em eventos internacionais e projetos para grandes empresas. Retrogamer e tecladista nas horas vagas.

Mais sobre: Produtividade