fones de ouvido

Review Mi Fone Basic: nem parece que custa 40 reais

Um belo dia apareceu alguém no grupo do Tecnoblog no Facebook recomendando o Mi Fone Basic para quem buscava um bom (e barato) par de fones de ouvido. Logo muitos comentários surgiram reforçando a qualidade dos tais fones. Tinha até gente dizendo que apesar deles custarem apenas 40 reais, eram melhores que muitos acima dos R$ 100. Eu que estava mesmo precisando de bons fones, fiquei com os olhos arregalados.

Como o negócio era realmente muito baratinho, e os amigos lá do grupo só dão dicas quentes, resolvi dar um voto de confiança para a Xiaomi e comprei os tais fones.

Nesse post irei compartilhar com vocês a minha experiência com o produto após um bom tempo de uso, e no final eu explico onde encontrá-lo com o melhor preço. Bora?

Como já expliquei em outros posts, a Xiaomi é uma fabricante chinesa de eletrônicos que vem crescendo bastante no mundo todo, oferecendo produtos de excelente qualidade por ótimos preços. Infelizmente ela não deu muito certo no Brasil e acabou saindo de fininho.

Felizmente você pode adquirir os produtos da Mi (apelido carinhoso da Xiaomi) através de importação direta da China, com nossos parceiros da GearBest. E o preço continua sendo muito bom, como veremos no final do post.

O Mi Fone Basic, também conhecido como Piston Starter, é a versão econômica dos premiados fones de ouvido Piston 3 da Xiaomi. Ele possui exatamente o mesmo design do modelo mais top, e as diferenças estão na tecnologia do driver de som, e no material do cabo.

Vamos ver no vídeo abaixo como é a embalagem fornecida pela Xiaomi para estes fones. Acompanhe:

Unboxing

Especificações:

  • Nome completo: Mi In-Ear Headphones (Basic);
  • Tipo: intra-auricular;
  • Peso: 15 g;
  • Impedância: 32 ohms;
  • Módulo com botão de controle e microfone;
  • Cumprimento do cabo: 1,25 m;
  • Sensibilidade: 98 dB;
  • Potência: 5 mW;
  • Plugue 3,5 mm de níckel;
  • Frequência de resposta: 20-20,000 Hz;
  • Driver: dinâmico;
  • Material condutor: fio de cobre.

E o som, é bom mesmo?

Vou começar respondendo esta questão da seguinte forma: se você gosta de fones intra-auriculares, e é exigente quanto a qualidade do som reproduzido, não vai encontrar nada tão bom nesta faixa de preço. Eu até arrisco dizer que o meu Mi Fone Basic, em alguns aspectos, como clareza dos agudos, faz mais bonito que os meus UrBeats.

Falando em UrBeats, comparei-o com o Mi Fone Basic em meu iPod usando músicas de variados estilos, sempre com qualidade de 320 kbps, e o resultado foi sempre mais equilibrado para o lado do Mi.

Como os fones da Beats puxam sempre muito para os graves, o som deles acaba sempre sendo mais chapado, com menos profundidade. Já o Mi Fone apresenta bom equilíbrio entre graves e agudos, permitindo muita clareza e profundidade sonora, sem perder aquele “peso” que todo mundo gosta.

Para quem gosta de prestar atenção em cada detalhe das gravações, o Mi consegue oferecer uma experiência estéreo muito realista, com frequências bem separadas que permitem, por exemplo, ouvir pratos de uma bateria alternando entre um canal e outro.

Design e conforto

O design do Mi Fone lembra o do Ergofit da Panasonic, com a posição do plugue de ouvido levemente inclinada, para maior conforto no encaixe. A grande diferença: os materiais e o acabamento do Mi são infinitamente superiores.

Panasonic Ergofit
O Ergofit da Panasonic era muito bom também, mas tinha jeitão de vagabundo.

Apesar da solidez da construção, os fones básicos da Xiaomi são bem leves e contam com cabo flat emborrachado (algo difícil de ver nesta categoria de preço) que facilita sua vida ao evitar aquele embolamento enlouquecedor. Dentro do cabo, fibras de Kevlar protegem cada um dos fios de cobre independentemente, assim como vemos no modelo mais caro da marca, o Mi Piston 3.

cabo fone de ouvido mi basic kevlar

Os plugues de silicone que vêm com o Mi Fone (em três tamanhos – P, M e G) são confortáveis, e proporcionam bom isolamento acústico. Se você costuma usar fones na academia, correndo ou andando de bicicleta, pode ficar tranquilo(a): dificilmente esses fones irão escapar da sua orelha.

Minha única ressalva é o sobre o plugue G, que poderia ser maior, proporcionando maior isolamento e fixação para quem, como eu, possui “ouvidão”.

Como era de se esperar para um produto com este preço, o Mi Fone não vem com bolsa de transporte nem presilha para roupa.

Funcionalidades

Enquanto o modelo mais premium da Xiaomi possui três botões, o Mi Basic conta com apenas 1 que acumula uma porção de funções. Nesse botão você toca ou pausa as músicas com 1 clique, avança ou retrocede as músicas com 2 cliques, e por fim atende/encerra ligações. Testei todas estas funções no iOS e no Android, e tudo funcionou perfeitamente. No iOS uma função extra: 3 cliques aceleram as músicas.

Conclusão

Se você faz questão de som de boa qualidade, mas não quer gastar uma grana preta com fones de ouvido, não há nem o que pensar: compre um Mi Fone Basic, e seja feliz.

Este é aquele produto ideal para satisfazer quem está cansado dos fones de ouvido toscos que costumam acompanhar os smartphones, especialmente aqueles mais baratos (estou olhando para vocês, Samsung e Motorola!), ou para quem cansou de sofrer comprando fones no camelô.

E digo mais, mesmo os audiófilos mais exigentes podem lançar mão do Mi Fone como segundo par de fones, para andar na rua tranquilamente sem medo de serem assaltados, por exemplo. Pois a qualidade sonora estará garantida – guardadas as proporções, claro.

Se você gostou dessa dica, compre o Mi Fone através do nosso link e compartilhe suas opiniões nos comentários.

Onde comprar?

O Mi Fone Basic está disponível para compra por apenas R$ 40 (taxa de importação já inclusa) com os nossos parceiros da GearBest.com.

COMPRAR

Lembrando sempre que com a GearBest o frete é grátis para o Brasil, e, comprando através dos nossos links, você ajuda o Mobizoo a comprar alimento.