Como acessar a deep web usando o Tor

Para que possamos conviver em sociedade foram criadas regras. Essas regras se aplicam em praticamente todas as nossas instâncias sociais, e uma delas é a Internet. Contudo, existem lugares na rede em que podemos ser livres, para o que é considerado bem e para o que é considerado mal. O nome disso é deep web. Neste artigo, você aprenderá a acessar a deep web no seu computador, Android ou iPhone usando o Tor.

Como acessar a deep web usando o Tor - Mobizoo

O que é a deep web?

Explicando de forma bem simples, a deep web (profundezas da web em tradução livre) é uma classificação da rede internacional de computadores, assim como a surface web (superfície da web), que se resume a toda e qualquer parte da web que não é indexada pelos mecanismos de busca (leia-se Google, Bing, DuckDuckGo e outros).

Na deep web não existe a dependência de um servidor central, logo, o sistema é descentralizado graças às redes peer-to-peer (P2P), e, na maioria dos casos, o acesso é anônimo.

Nessas redes, cada computador (também identificado como um “nó”), usando seu respectivo provedor, se conecta com outros computadores integrados à rede, de forma que a transmissão de pacotes é feita diretamente de nó para nó.

Toda essa infraestrutura é gerenciada por um software, que deve estar presente em cada computador da rede P2P. Na qual cada software corresponde a uma rede P2P. Neste artigo, vou falar sobre a rede Onion, acessível através do navegador Tor.

Navegador Tor para Mac
É possível usar o navegador Tor em português para acessar a deep web

Como acessar a deep web no computador?

Em primeiro lugar, não existe apenas uma forma de acessar a deep web. Como disse acima, neste artigo vou usar a rede Onion a partir do Tor.

Contudo, você poderia usar, por exemplo, as redes Freenet (destinada a burlar censura e repressão) e I2P (designada a proteger comunicações de vigilância e monitoramento por terceiros).

Para acessar a deep web usando o Tor, faça o seguinte:

  1. Baixe o navegador Tor no site oficial (selecione a versão em português se não entender inglês);
  2. Execute o instalador e siga as instruções na tela;
  3. Clicar no botão “conectar”;
  4. Agora você está pront@ para acessar a deep web.

Como entrar na deep web no Android

Para acessar a deep web no seu smartphone Android, serão necessários um proxy e um navegador extra, ambos do Project Tor. Vamos lá:

  1. Baixe o Orbot Proxy na Google Play Store;
  2. Baixe o navegador Orfox na Google Play Store;
  3. Ative o proxy Orbot;
  4. Selecione o Brasil como localização em Mundo;
  5. Clique em “iniciar” e aguarde a conexão;
  6. Quando a mensagem “full device VPN” aparecer, na parte inferior da tela, é um sinal de que está tudo certo;
  7. Se não funcionar, habilite a opção “Usar Pontes” e tente novamente;
  8. Feito isso, abra o recém instalado navegador Orfox.

Este é um processo recente de acesso à deep web. De acordo com a equipe do Project Tor, o navegador consegue acessar normalmente os sites da rede Tor com endereço “.onion”.

Lembre-se de desativar o Orbot quando terminar a navegação.

Como acessar a deep web no iPhone

Diferentemente do uso do Tor para acessar a deep web em computadores e smartphones rodando com o Android, no iOS a navegação anônima é tecnicamente menos segura devido ao uso obrigatório do motor de navegação WebKit imposto pela Apple aos aplicativos de terceiros. Dito isso, siga o tutorial abaixo para usar a deep web no iPhone:

  1. Baixe e instale o Onion Browser no iPhone ou iPad;
  2. Configure o navegador;
  3. Selecione a opção “Continue Without” quando questionado sobre “Bridges“;
  4. Feito isso, você estará sendo conectado à rede Tor;
  5. Quando aparecer Connected, toque em Start browsing para iniciar a navegação;
  6. Aparecendo a mensagem “Onion Browser has successfully connected over Tor”, é um sinal de que o processo foi realizado com sucesso.

Os primeiros passos na deep web

Ao contrário do que se pensa, não basta realizar todos esses processos para começar a usar de fato a deep web. Neste artigo, no entanto, vou indicar como o primeiro passo começar pela Hidden Wiki. Você pode copiar e colar o link abaixo no navegador Tor, ou simplesmente fazer uma busca por “hidden wiki” no próprio Tor.

Quando a página abrir, você terá à disposição uma série de links e explicações sobre o que se tratam. Como disse na introdução deste artigo, o que existe na deep web não possui filtros morais, bem como o fato do acesso ser praticamente anônimo abre um leque de opções para atividades ilegais. Por favor, leve isso em consideração.

Você está seguro na deep web?

Estar seguro na deep web é algo relativo. A rede é usada para os mais diferentes fins, desde ser um meio alternativo para o debate de ideias até termos imagens de estupro e tortura sendo comercializados entre os usuários.

Na deep web temos a compra e venda de drogas consideradas ilegais e, caso algum órgão de segurança esteja investigando alguma das empresas que comercializam drogas ou qualquer outro tipo de serviço não legalizado, as chances de se localizar quem consome tais produtos existem.

Por fim, gostaria de indicar um vídeo do canal Fábrica de Noobs no Youtube, chamado 10 boatos que te contaram sobre a deep web e que, sem sensacionalismo, mostra como funciona a deep web e o que você poderá encontrar por lá.

Agora eu quero saber: você já usou a deep web? Tem interesse me usar? Qual é a sua opinião sobre o deep web depois de ler este artigo? Estou ansiosa para saber a sua resposta nos comentários abaixo.

Mais sobre: android internet iphone