Galaxy S9: preço, data de lançamento e especificações técnicas

Todo início de ano é a mesma coisa; tão logo a CES acaba, e já começam os bombardeios de vazamentos da linha S da Samsung. Por serem os celulares que mais vendem no mercado e serem os flagships da empresa líder, eles realmente atraem uma atenção imensa para si.

Por isso, resolvemos compartilhar com vocês todas as informações disponíveis até aqui. Spoiler: falta pouco para eles serem revelados!

Galaxy S9 e S9 Plus: design

Ao que parece, não teremos uma grande mudança no design dos aparelhos este ano. Mas algo que chama atenção nos vazamentos, é que o visual deles será mais “quadradão”, indo de encontro à linha Note e os recém lançados intermediários da linha A 2018.

Diferentemente de 2017, em que as mudanças entre o modelo maior e o menor eram de tamanho da tela e da bateria, a empresa resolveu equipar apenas o Galaxy S9 Plus com uma câmera dupla. Fora isso, os celulares serão similares, com o S9 trazendo tela de 5.8 polegadas e o S9 Plus, 6.2 polegadas.

Ah! O leitor de digitais, assim como na linha A, foi movido para baixo das câmeras! Ponto para Samsung por ter ouvido as críticas dos consumidores e da imprensa.

Galaxy S9 e S9 Plus: câmeras

Aqui nós temos uma grande novidade. A LG surpreendeu, no ano passado, ao lançar o LG V30 com uma câmera de abertura f/1.6, um recorde até então, o que garante fotos noturnas melhores.

Mas, a Samsung resolveu ir além. Ela vai lançar o S9 com abertura variável, de f/1.5 a f/2.4, mas sendo apenas um sensor. Já o S9 Plus contará com dois sensores, o normal com abertura de f/1.5 e o de telefoto com abertura de f/2.4. Então, mais uma vez, teremos uma câmera voltada para detecção de profundidade.

Antes que alguém reclame que o S9 possuirá apenas uma câmera, vamos lembrar da linha Pixel 2, que mesmo com um sensor apenas tira fotos incríveis! Basta que a Samsung otimize bastante o software e mágica será feita!

Galaxy S9 e S9 Plus: bateria

Sem novidades neste quesito em relação à capacidade: o S9 deve ter uma bateria de 3000 mAh e o S9 Plus deverá ter uma bateria de 3500 mAh. O que deve melhorar é a duração, por conta dos processadores mais econômicos que devem emergir neste 2018.

Galaxy S9 e S9 Plus: software

Os dois celulares top de linha devem marcar a estreia do Oreo na Samsung. Também esperamos alguns recursos exclusivos, com mudanças em aplicativos ou até no launcher, que serão exclusivos dos aparelhos por um tempo.

Galaxy S9 e S9 Plus: preço e disponibilidade

Os dois celulares serão lançados na MWC 2018 que será realizada em Barcelona, entre os dias 26 de fevereiro a 1 de março. Mas a Samsung irá revelar a dupla um dia antes da feira começar, no dia 25. Fique [email protected], pois a Camila Rinaldi e o Anderson Mansera estarão lá mostrando todos os detalhes.

A Samsung equipará os dois aparelhos com muitas tecnologias de ponta e já se esperava que os preços seriam superiores aos valores de lançamento do S8. Apesar de não haver muita concordância entre os vazamentos e as estimativas, aponta-se que o S9 normal deve ser lançado por 899 euros (R$ 3.556), enquanto que a versão maior sairá por 1024 euros (R$ 4.050). Os preços em reais são conversões diretas da cotação no dia da publicação, sem considerar os preços dos impostos brasileiros.

Galaxy S9 e S9 Plus: especificações técnicas

  • Android 8.0 Oreo;
  • 4G Dual Chip (2 nano sim);
  • Tela Super AMOLED QuadHD+ de 5.8 polegadas (2960 x1440 px) para o S9; Super AMOLED QuadHD+ de 6.2 polegadas (2960×1440 px) para o S9+;
  • Proporção de tela de 18,5:9;
  • Vidro Gorila Glass;
  • Certificação IP68 – resistência à água (até 1,5 m por 30 min) e à poeira;
  • Chipset Snapdragon 845 (EUA) / Exynos 9810 Octa-Core (em outros mercados);
  • 4 GB de RAM (S9), 4/6 GB de RAM (S9+);
  • 64 GB de armazenamento interno;
  • Entrada para microSD de até 256 GB (slot dedicado);
  • Câmera traseira de 16 MP (f/1.5 a F/2.4) com autofoco para o S9; Câmera traseira dupla de 16 MP (f/1.5 e F/2.4) com autofoco para o S9 Plus;
  • Câmera frontal de 8 MP com autofoco;
  • Gravação de vídeo em 4k e câmera superlenta;
  • Leitor de impressão digital traseiro;
  • Leitor de íris;
  • Sensores: luz ambiente, acelerômetro, proximidade, magnetômetro (bússola), giroscópio;
  • Bluetooth 5;
  • NFC;
  • A-GPS, GLONASS;
  • USB Tipo C;
  • Bateria de 3000 mAh (S9) / 3500 Mah (S9+) com carregamento rápido e sem fio;

Galaxy S9 e S9 Plus: vale a pena?

Sem sombra de dúvidas, estamos na iminência de um dos lançamentos mais importantes de 2018. A linha S da Samsung se consolidou como a grande vitrine do Android e, sejamos sinceros, a empresa é a única que realmente compete com a Apple.

Aparentemente o que teremos nesta geração é algo mais parecido com a transição entre o Galaxy S6 e o S7: pequenos ajustes e melhorias no design, performance e câmeras, muito mais que uma grande revolução como a que vimos no ano passado com o S8. Será que isso vai impactar nas vendas?

Como estamos tratando de vazamentos, vamos esperar o lançamento dos gadgets no dia 25 – quando faremos um hands-on mostrando os “monstrinhos” em funcionamento –, para darmos melhores impressões.

Só não tenha dúvida com relação ao preço: eles serão BEM caros, e como sempre, cabe a nós consumidores dizermos se eles valem ou não o “investimento”, e mais; se eles serão mais interessantes que o caríssimo iPhone X.

E você, está [email protected] para o lançamento dos Galaxy S9/S9+? Comenta aí!