iOS 12: novidades que valem a pena

A WWDC (conferência da Apple para desenvolvedores) aconteceu no início de junho, e o Beta do iOS 12, apresentado na ocasião, já está liberado para quem quiser experimentar.

Como você já deve saber, a atualização do iOS é um caminho sem volta – depois que você atualiza não é possível voltar para a versão anterior –, e nem sempre ela é positiva para o aparelho, especialmente quando se trata de um modelo mais antigo.

Por isso eu resolvi testar o novo software da Apple no meu iPhone 7, para contar quais são as principais novidades do sistema, e como foi a minha experiência no dia a dia.

Assim, você que não possui um aparelho de última geração, fica sabendo se vai valer a pena ou não entrar nesse barco. Acompanhe.

iOS 12: novidades que valem a pena - Mobizoo

As principais novidades do iOS 12

1. Agrupamento de mensagens

Uma das novidades que eu mais gostei foi o agrupamento de notificações. Agora o sistema vai organizar as notificações por aplicativo, dando opção de dispensar tudo de uma vez. Ficou bem melhor e isso aproxima o iOS do Android, que é melhor para notificações já faz algum tempo.

2. Aplicativo de fotos mais inteligente

iOS 12: app Fotos melhorado

O aplicativo de Fotos vai ficar mais inteligente para competir com o Google Fotos. Agora o aplicativo vai categorizar as fotos por evento, sendo possível pesquisar as fotos por tema. Por exemplo, se você digitar “cachorro”, ele vai mostrar todas as suas fotos com o seu pet. A Apple garante que 4 milhões de eventos serão possíveis de serem pesquisados no iOS 12.

Para aqueles que desenvolvem em AR, a empresa criou um novo formato de arquivo chamado USDZ, em parceria com a Pixar. O formato poderá ser compartilhado via o aplicativo Arquivos, E-mail, Mensagens e o Safari.

3. Realidade aumentada

A Apple introduziu um aplicativo chamado Measure que nada mais é do que uma trena. Basta apontar o celular para um objeto, traçar uma linha com os dedos e ele dirá quantos centímetros o objeto possui. É bem fácil e intuitivo de mexer, gostei bastante. A empresa também disse que será possível medir tamanho de fotografias com o aplicativo.

4. Siri mais inteligente

iOS 12: Siri cada vez melhor

A Siri é como se fosse o patinho feio da Apple. Ela desenvolveu às pressas e a assistente virtual fica atrás das concorrentes Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) e Assistente (Google). Mas, a empresa quer correr atrás do prejuízo com o iOS 12.

Novos atalhos serão introduzidos para a Siri, para fazer funções que você utiliza muito dia-a-dia. A companhia pretende deixar as pesquisas mais inteligentes, fornecendo mais resultados pela própria Siri e evitando abrir navegadores. Outra novidade bem-vinda é o suporte a tradução a mais 40 idiomas.

5. Use menos o seu iPhone

iOS 12: saiba quanto tempo você está na frente do celular

O iOS 12 vai mudar bastante a forma como controlamos a bateria do nosso celular. Saíram apenas os números e agora teremos um dashboard que nos mostrará como estamos utilizando o smartphone por categoria: redes sociais, produtividade e entretenimento.

Eles também melhoraram o Modo Não Perturbe para controlar as notificações individualmente por app, controlar o tempo de uso dos aplicativos, bem como do celular em si.

Nas configurações, será possível encontrar a opção Tempo de Uso, que será aplicado à todos os seus devices através do seu Apple ID. Por enquanto, temos quatro opção: Repouso, Limites de Apps, Sempre permitido e Conteúdo e Privacidade.

No modo Repouso, é possível estabelecer um intervalo de tempo para que você não utilize o smartphone. Apenas os aplicativos essenciais da Apple estarão disponíveis para uso. Todos os outros ficaram sombreados e não será possível entrar neles. Claro, notificações não serão enviadas e você poderá dormir em paz!!

O modo Limite de Apps funciona como o modo Repouso, porém aplicados a categorias de aplicativos. Por exemplo, se você acha que está muito viciado no Whatsapp, pode estabelecer que a categoria Social Network (talvez ainda seja traduzido no futuro) apenas vai ser utilizado por 2 horas. Após usar o aplicativo (e todas as outras redes sociais) pelo período estipulado, a tela ficará em preto e branco e não será mais possível utilizar o app.

Já o Sempre permitido serve para aplicativos que devem burlar o modo Repouso. Se você quiser que um aplicativo funcione mesmo quando o celular estiver hibernando no modo Repouso, ele deve ser incluído na lista do Sempre permitido.

Por fim, o modo Conteúdo e Privacidade bloqueia conteúdos que o administrador considera inapropriado, tais como pornografia, violência ou qualquer outra coisa. A Apple chamou muita atenção por causa da capacidade de controlar o que os filhos verão no smartphone com essa funcionalidade.

iOS 12: aparelhos compatíveis

A Apple vai atualizar todos os aparelhos que rodam o iOS 11, que tenham processadores com arquitetura de 64 bits. A saber:

  • iPhone X, iPhone 8 Plus, iPhone 8, iPhone 7 Plus, iPhone 7, iPhone 6S Plus, iPhone 6S, iPhone 6 Plus, iPhone 6, iPhone SE e iPhone 5S
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (6ª geração), iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

Essa é a versão com mais aparelhos sendo integrados. Então, devemos esperar que no ano que vem, a porcentagem de adesão anunciada seja maior que os 81% atuais. É esperar para ver.

iOS 12: quando será disponibilizado?

O primeiro beta para desenvolvedores foi disponibilizado no dia 4 de junho. Já estamos na fase de betas públicos e vamos continuar recebendo novas builds semanalmente. O iOS 12 finalizado deve sair no início de setembro, um pouco antes do lançamento dos iPhones de 2018.

iOS 12 beta: vale a pena?

O grande chamariz da Apple para o lançamento do iOS 12 foi o aumento de desempenho nos dispositivos compatíveis: maior velocidade de abertura de apps (em até 40%), teclado que aparece até 50% mais rápido, e câmera que será acionada até 70% mais rápido. Devo lembrar que essas porcentagens são referentes ao iPhone 6 Plus.

Eu fiquei bastante surpreso com a estabilidade do beta 2 do iOS 12 no iPhone 7, apesar de não perceber um grande aumento de velocidade, como o prometido pela Apple. Mas, por estarmos em uma fase inicial de testes, considero que o iOS 12 é bem promissor e teremos boas surpresas em setembro.

A bateria também não me pareceu ter recebido um ganho de duração perceptível, mas é fato que o sistema está com um gerenciamento de energia melhor. Digo isso porque já aconteceu de dormir com a bateria em 100% e acordar 8, 9 horas com a bateria em 99%, isso antes de configurar o Modo Repouso e estava recebendo notificações normalmente. Com o Modo Repouso, a bateria conseguiu se manter em 100%! É quase magia! Google, você realmente deve anotar essa para implementar no modo Doze do Android!

E você, ficou ansios@ pelo lançamento do iOS 12? Se descobrir alguma função nova, conte para nós nos comentários!

Mais sobre: apple ios iphone