Análise Sony Xperia XZ Premium: um porto seguro

O Sony Xperia XZ Premium foi lançado no meio do ano com Android 7 Nougat, mas acaba de ser atualizado para Android 8 Oreo, tornando-se o primeiro top de linha disponível no Brasil a rodar o sistema oficialmente.

Por isso resolvi passar algumas semanas usando o modelo já atualizado, para poder contar a seguir todos os detalhes da minha experiência.

O Sony Xperia XZ Premium traz conjunto equilibrado para quem não quer se arriscar

Eu sei que a japonesa deu um nó na cabeça dos fãs lançando o Xperia XZ1 pouco tempo depois, mas não se confunda: o Sony Xperia XZ Premium é o top de linha de fato da marca para 2017. Encare o XZ1 como uma versão compact.

Em termos de preço o modelo fica na casa dos R$ 3.500, ou seja, lado a lado do também poderoso Galaxy S8 Plus, e traz uma série de diferenciais que o tornam único. Entre eles a tela 4K, a gravação de vídeo super slow motion à 960 quadros por segundo, e os alto falantes estéreo.

Mas, será que estes itens são suficientes para fazê-lo valer a pena frente aos concorrentes?

Bom, para responder esta e outras perguntas vou começar com a lista de prós e contras, caso você esteja com pressa:

Prós e contras

Prós:

  • É o primeiro top de linha a receber o Android 8 Oreo;
  • Acabamento de primeiríssima;
  • Som estéreo frontal;
  • É mais rápido que os concorrentes de mesmo valor;
  • Tela de alta fidelidade.

Contras:

  • Pesado e um pouco desconfortável;
  • Vídeos super slow motion pecam em qualidade e duração (apenas 5 segundos);
  • Sensor de luminosidade sensível demais que oscila o brilho da tela em ambientes mais escuros;
  • O carregador que acompanha o modelo é comum, enquanto todos os concorrentes trazem um do tipo Quick Charge;
  • Câmeras decepcionam com pouca luz.

Design

O Sony Xperia XZ Premium carrega o mesmo visual “quadradão” que já virou característica dos smartphones da marca, e divide opiniões: muita gente odeia por achar o design cheio de bordas e quinas ultrapassado em tempos de telas infinitas, e muita gente gosta pelo ar de sofisticação e solidez.

Traseira do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

O que não dá para negar é que o modelo é significativamente mais pesado e menos ergonômico que os concorrentes. Mas isso não invalida suas virtudes.

Ele é sim um dispositivo muito bonito, bem acabado, e com ótimas sacadas de design.

Lateral esquerda do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

Além da junção harmoniosa de metal e vidro com bordas curvas, o aparelho é totalmente selado contra água e poeira (IP65/68), e traz o exclusivo botão disparador de dois estágios para a câmera, algo que deveria receber mais atenção das demais fabricantes.

Lateral direita do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

O leitor de impressão digital unido ao botão Power na lateral é simplesmente sensacional, pois, além de poupar a frente do aparelho de um elemento extra, funciona naturalmente, detectando o usuário assim que o botão é pressionado.

Topo do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

A entrada padrão para fones de ouvido continua presente (viu, Moto Z2 Force?), e como sempre a Sony usa uma bandeja de chips exclusiva que dispensa o uso de ferramentas extras para ser aberta (você só precisa ter unha). Pena que só aceita um nano sim.

Bandeja de chips do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

Tela

A tela do Xperia XZ Premium tem tudo aquilo que você espera num smartphone top de linha, e supera com tranquilidade os concorrentes quando o assunto é fidelidade.

Enquanto o Galaxy S8 exagera na saturação e deixa as cores quentes demais, e o Moto Z2 Force exibe brancos ligeiramente rosados, o Xperia faz tudo certo, exibindo brancos realmente brancos, o melhor preto que você vai ver num painel IPS, e cores muito realistas.

O brilho máximo da tela é bom para leitura ao ar livre, porém duas coisas me incomodaram no “escurinho”: 1 – o ajuste automático de brilho é sensível demais e fica oscilando, e 2 – não há um modo noturno no XZ Premium, apesar dele estar presente nos modelos mais baratos da marca, como o Xperia XA1.

Há também uma perda de brilho quando o dispositivo é inclinado, como você pode ver no comparativo abaixo, onde coloquei o aparelho lado a lado com um modelo novo, o Moto X4, e um antigo, o Galaxy S5. Todos com brilho no máximo.

Tela do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

Isso é bom por um lado porque ninguém vai conseguir bisbilhotar sua tela (no ônibus, por exemplo), mas é ruim por limitar os ângulos de visão.

Também é importante ter em mente que o aparelho fica na resolução Full HD o tempo todo, e só ativa a resolução 4K quando você abre algum conteúdo com esta definição no YouTube, Netflix, Amazon Prime Video e outros.

Até dá para forçar que a tela fique o tempo todo em 4K, como a Erica Griffin mostra neste vídeo, mas como ela mesma diz, isso não é muito recomendado, já que deteriora um bocado a performance do modelo.

No final das contas é uma bela sacada para poupar bateria e processamento já que à olho nu é bem difícil notar alguma diferença.

Câmeras

Para poupar seu tempo serei curto e grosso: as câmeras do XZP são ótimas, mas são claramente inferiores às do Galaxy S8 e demais tops que pontuam alto nesse quesito.

Em boas condições de luz as capturas da câmera principal exibem cores vibrantes, riqueza de detalhes e ótimo alcance dinâmico. Mas basta um dia nublado para notar suas deficiências.

Teste com câmera traseira do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo
Teste com câmera traseira do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo
Teste com câmera traseira do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo
Teste com câmera traseira do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

Com menos luz disponível a câmera tende a gerar um bocado de ruído, além de algumas distorções cromáticas e perda de definição nas áreas mais críticas da imagem. Veja:

Exemplo de foto do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo
Exemplo de foto do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo
Exemplo de foto do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

Nas selfies a história se repete: os resultados são bons em ambientes iluminados e apenas satisfatórios quando há menos luz, deixando o aparelho atrás da concorrência pela quantidade de ruído e perda de definição.

Exemplo de selfie do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo
Exemplo de selfie do Sony Xperia XZ Premium - Mobizoo

Além de fotos, o Xperia XZ Premium também possui a habilidade de capturar pequenos vídeos em super slow motion (960 quadros por segundo), mas eu achei as imagens tão ruins, que é melhor nem comentar.

Caso queira visualizar as fotos em tamanho grande, baixe este arquivo zip.

Desempenho

Apesar de apresentar pontuação mais baixa que a do Moto Z2 Force no teste Antutu, posso garantir que o Xperia XZ Premium foi significativamente mais rápido que o top da Motorola abrindo e alternando apps durante os meus dias de uso, pelo menos após a atualização do aparelho para o Android 8 Oreo.

Antutu Benchmark Sony Xperia XZ Premium

Aparentemente o bom desempenho é resultado da gestão inteligente da resolução de tela que comentei anteriormente, que libera o hardware do dispositivo para rodar as funções mais importantes do sistema para o usuário com extrema velocidade, quando não há nenhum conteúdo 4K ou HDR exigindo processamento.

Nos games a performance é excepcional, com títulos carregando bem rápido e exibindo taxas de quadros altas e constantes. E os alto falantes estéreo frontais tornam a jogatina bem mais imersiva que nos tops coreanos e chineses.

Confira nosso teste em vídeo:

Bateria

Com o sistema Android 8 Oreo rodando de forma muito veloz o tempo todo e a tela 4K HDR renderizando imagens belíssimas, eu confesso que não esperava muito da bateria do Sony Xperia XZ Premium. Mas olha, ela me surpreendeu.

Mesmo nos dias de uso mais intenso de aplicativos e da câmera o dispositivo se saiu bem, chegando ao final da noite com 20-30% de carga. Ou seja, um desempenho bem parecido com o do Galaxy S8 Plus, que tem bateria maior.

Agora olha que mancada: apesar do aparelho ser compatível com o carregamento rápido Quick Charge 3.0 da Qualcomm, a Sony envia um carregador comum na caixa do modelo.

Ok, de toda forma ele não é um carregador lerdo. Mas poxa, Sony, precisava mesmo economizar num aparelho caro desses?

Som

Este é um departamento em que a Sony dificilmente decepciona, afinal a empresa carrega décadas de tradição e qualidade em equipamentos sonoros.

O XZP oferece sólida experiência em áudio, começando pelo software que permite diversos tipos de configurações e efeitos, passando pelos ótimos alto falantes estéreo frontais que comentei anteriormente e finalizando com suporte à música em alta resolução.

Ah, e tirando a dúvida de muita gente: sim, o Sony Xperia XZ Premium vem com fones de ouvido na caixa.

Nós da imprensa recebemos uma versão de testes sem fones (imagino eu por uma questão de higiene, né?), então não se preocupe quando ver um youtuber ou jornalista mostrando a caixa do aparelho sem este item.

Especificações do Sony Xperia XZ Premium

  • Android 8 Oreo;
  • 4G Single Chip (1 nano sim);
  • Tela IPS 4K de 5.46 polegadas (3840 x 2160 px);
  • Vidro Gorilla Glass 5;
  • Certificação IP68 contra água e poeira;
  • Chipset Qualcomm Snapdragon 835 octa core de 2.45 GHz;
  • 4 GB de RAM;
  • GPU Adreno 540;
  • 64 GB de armazenamento interno;
  • Entrada para microSD até 256 GB;
  • Câmera traseira de 19 MP f/2.0 com autofoco PDAF e laser, estabilização EIS, flash, e HDR;
  • Câmera frontal de 13 MP f/2.0 com autofoco;
  • Gravação de vídeo 4K/30 fps, HD/960 fps, HDR;
  • Alto falantes estéreo;
  • Leitor de impressão digital lateral;
  • Sensores: luz ambiente, acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio, barômetro, espectro de cor;
  • Bluetooth 5;
  • NFC;
  • A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO;
  • USB Tipo C;
  • Bateria 3230 mAh com carregamento turbo.

Conclusão

O Sony Xperia XZ Premium vai deixar saudades aqui no Mobizoo. Ele possui de longe o melhor (e mais bem posicionado) leitor de impressão digital do mercado, boas câmeras, gestão de desempenho muito inteligente – que garante velocidade superior à dos concorrentes nas tarefas do dia a dia e mais qualidade somente quando necessário –, tela impecável e um design “old-school” cheio de personalidade.

Ele pode não ser o melhor da categoria em tudo – já que fica atrás do Galaxy S8 e do LG G6 no quesito câmera, por exemplo – mas no conjunto oferece uma experiência sólida, confiável, e com pouquíssimos pontos negativos.

Portanto, eu considero que esse seja o smartphone top de linha “porto seguro” de 2017, ideal para quem acha que telas curvas e “infinitas” mais distorcem que ajudam, que uma boa câmera é melhor que uma câmera dupla “meia-boca“, que a entrada para fones de ouvido faz falta sim, e que ter um Android limpo e atualizado é melhor que esperar e sofrer.

Sendo assim, o meu veredito é:

Ainda não conhece a escala memética de avaliação do Mobizoo? Então veja este link.

Deixo o meu agradecimento à assessoria da Sony que gentilmente emprestou o celular utilizado nesta análise.