Clash Royale: estética medieval, batalhas disputadas e muita diversão!

Você curte batalhas disputadas? Seus games favoritos envolvem enfrentar outros competidores sem parar até alcançar o topo do ranking e depois mostrar suas conquistas para todo mundo? Então Clash Royale definitivamente é o game mobile perfeito para você!

Dê uma olhada no gameplay aqui embaixo para começar a entender como tudo funciona (habilite a tradução do vídeo no ícone de engrenagem):

Um mix de estilos

Clash Royale foi feito pela Supercell, a mesma desenvolvedora do irmão mais velho, “Clash of Clans”. Contudo, ao contrário do já clássico game de estratégia e coleta de recursos, este envolve uma jogabilidade misturada, rápida e dinâmica que combina diversos elementos de vários estilos.

O gameplay envolve basicamente utilizar unidades diferentes, que são representadas por cartas de diferentes raridades, para destruir a torre principal do Rei inimigo enquanto você protege a sua. As disputas ocorrem entre dois e quatro participantes e cada um conta com seu próprio deck de cartas.

Para progredir em cada arena, é necessário adquirir troféus dos outros usuários nas batalhas individuais – perder significa dar os seus troféus para o vencedor – e isto faz com que literalmente todas as partidas sejam uma disputa emocionante para saber quem é o melhor.

Apesar do estilo freemium, em que o game é gratuito mas os recursos extras são pagos, o sistema de batalhas e pareamento de usuários é bem equilibrado – tanto em relação a colocar competidores com habilidades equivalentes para batalhar quanto unidades bem balanceadas – e não é necessário “pagar para vencer”, o que torna tudo muito mais justo e altamente competitivo.

Foto por throttlelwp44/Domínio Público

Feito para quem gosta de competir

Nos últimos anos os e-sports realmente se desenvolveram e explodiram em popularidade. Todos os modos de Clash Royale são baseados em competições, que podem ser treinos com a inteligência artificial ou partidas valendo troféus e recursos contra outros usuários, e isto fez com que ele se tornasse um dos mais acessíveis games mobile para quem está começando neste universo.

A Clash Royale Crown Championship é o campeonato oficial de e-sports do game e qualquer competidor bem ranqueado pode participar. A primeira edição do torneio aconteceu em 2017 e contou com mais de 28 milhões de participantes do mundo inteiro. A final foi disputada pelos 16 melhores colocados e premiou em aproximadamente 500 mil reais para o vencedor, o mexicano Sergio Ramos.

Em 2018 o torneio estará apenas na sua segunda edição, mas a Supercell pretende investir muito no crescimento da competição e contar com valores mais altos de premiações e um número ainda maior de participantes.

Foto por throttlelwp44/Domínio Público

Audiovisual

Os gráficos do game são baseados na estética medieval cartunesca que já havia sido bem estabelecida em Clash of Clans. As animações, tanto de movimento quanto de ataque das unidades são bem coloridas e agradáveis aos olhos e os personagens, apesar do tamanho diminuto, conseguem ser carismáticos devido às ótimas ilustrações das cartas e dos engraçados vídeos promocionais.

O Rei, que atua como avatar do usuário, possui interações limitadas mas que são mais do que suficientes para transmitir bem as emoções para os outros usuários pela tela do smartphone, ainda mais considerando que as partidas são rápidas e não é uma boa ideia perder muito tempo pensando no que você vai dizer durante uma delas.

Foto por throttlelwp44/Domínio Público

Conclusão

Se você gosta de competir com seus amigos e outros usuários, de uma jogabilidade muito dinâmica e fácil de aprender e de uma enorme variedade de estratégias rápidas com resultados imediatos, Clash Royale é uma ótima opção para o seu celular. Com um tamanho médio (125.9 MB MB) e estilo freemium não obrigatório, o game pode ser facilmente baixado para Android (versão 4.0.3 e superior) e iOS.

Mais sobre: diversão