Os melhores smartphones de 2017 (pelos melhores especialistas)

O ano está chegando ao fim, e como já virou tradição aqui no Mobizoo, chegou a hora daquele post especialíssimo, onde eu convido os maiores especialistas em tecnologia da Internet brasileira a elegerem os melhores smartphones de 2017.

Muito mais que jornalistas, youtubers e blogueiros, eles são os profissionais que passam o ano todo testando aparelhos, escrevendo análises, gravando unboxings e fazendo o que mais for possível para produzir os melhores conteúdos para você.

Dá um baita trabalho reunir essa galera de peso numa época tão corrida, mas o esforço vale a pena não só pela honra de tê-los aqui, mas também pelo prazer de estar contribuindo para a consolidação do mercado de conteúdo tech no país, que mesmo ao trancos e barrancos segue crescendo e se profissionalizando.

Assim como no ano passado, cada um deles pôde “abrir o coração” com liberdade total para escolher seu eleito, sem restrições de categoria ou faixa de preço, e o resultado você confere agora.

Melhores smartphones de 2017 - Mobizoo

Camila Rinaldi – jornalista e produtora independente de vídeos para web

Sem dúvida o destaque de 2017 foi o Galaxy S8.

Devido ao fiasco do Galaxy Note 7, os engenheiros da Samsung estavam pressionados e sabiam que deveriam entregar o melhor que pudessem. Com sucesso, tivemos o lançamento do Galaxy S8.

Dito isso, o aparelho é um exemplo de smartphone premium, design atual, experiências com tela e câmera excelentes, hardware compatível com o que existe de melhor no Android, software com pouco bloatware e muitas funcionalidades. Ah, e você pode usar o S8 como um PC rodando os aplicativos do Android através do DEX.

A geração Galaxy S7 já havia trazido uma série de novidades, especialmente depois do update do software para o Android Nougat. Com base nisso, acredito que o Galaxy S8 se manterá no topo após a atualização para o Android Oreo, adicionando inclusive recursos da nova linha Note, como o atalho para aplicativos em multi-janela a partir da Tela Edge.

Tudo bem, o melhor necessariamente não é perfeito, se tivesse que mudar algo neste smartphone, com certeza seria a capacidade da bateria.

Entretanto, a limitação do hardware pode ser controlada através do software da Samsung e, sinceramente, não vejo concorrência no mercado hoje quando o assunto é maturidade do sistema operacional: a Samsung entrega o melhor do Android neste momento. E sim, eu comprei e uso o Galaxy S8 todos os dias, e não me arrependo!

Os melhores smartphones de 2017: Galaxy S8 - Mobizoo

Bia Kunze – Gazeta do Povo

bia kunze

Esse ano testei uma quantidade enorme de aparelhos, entre modelos de entrada, intermediários e topos de linha. Procurei ficar ao menos um mês com cada um, me alternando entre eles.

Porém houve um smartphone em especial que roubou meu coração: o Galaxy Note 8. Não dava nem vontade de chegar perto dos outros aparelhos da minha bancada. Fiquei 45 dias testando, mas desde que o devolvi sinto saudades todo santo dia. Não existe smartphone perfeito, claro, mas este quase chega lá, conforme comentei na minha resenha.

Já decidi que o comprarei nos próximos meses, apesar de desembolsar um valor bem salgado. Pegarei o modelo vendido no Brasil, pois nos de fora o Samsung Pay não funciona. Abrir mão disso seria um retrocesso, já que meu banco usa a tecnologia desde o início e sou early adopter.

A linha Note da Samsung é uma das mais originais que existe, graças à S Pen e seu constante aprimoramento. O Note 8 é o aparelho mais poderoso e produtivo atualmente.

Os melhores smartphones de 2017: Galaxy Note 8 - Mobizoo
Galaxy Note 8. Reprodução: Android Pit

Bruno Salutes – AndroidPit

Não há dúvidas de que a Samsung foi a empresa que mais ousou em 2017. Sempre achei que a marca era uma espécie de vitrine do mundo Android, mas não conseguia enxergar um real motivo que justificasse esse pensamento, além de sua grandeza e diversidade de produtos.

Acontece que neste ano, a marca sul-coreana nos surpreendeu com o lançamento do Galaxy S8, um aparelho que mudou todo o conceito de design da indústria. O S8 tornou, automaticamente, o visual de grande parte dos produtos à venda no mercado obsoleto.

Pela primeira vez vimos a Apple correndo atrás da Samsung em busca de uma atualização de design em sua linha. O iPhone X, o décimo iPhone, é a melhor prova disso, ainda que a Apple não tenha consigo um resultado final, em termos de design, tão consistente quanto a Samsung.

A Samsung, por sua vez, fez o papel da Apple ao tornar o conceito “sem bordas” mundialmente conhecido, usável, sólido e acessível. A marca experimentou durante anos esse conceito em outros produtos, desde o Galaxy Note Edge, passando pelo Galaxy S6 Edge, até chegarmos na oitava geração do Galaxy S. Não existe, hoje, um Galaxy de baixa qualidade em seu portfólio, seja em termos de construção de hardware e software.

A Samsung também tem tornado outras tecnologias mais populares no Brasil, como os vestíveis e a realidade virtual. É válido destacar que essa é a marca que mais investe em produtos com tecnologias e experiências de uso diferenciadas e que formam um ecossistema integrado e que, felizmente, oferece compatibilidade com produtos de outras marcas. O Galaxy S8 é a joia da coroa e também o que melhor representa os melhores do ano.

Os melhores smartphones de 2017: Galaxy S8 - Mobizoo
Galaxy S8. Reprodução: Android Pit

Bruno Ayres Martinez – Showmetech

Para mim o melhor do ano foi o Samsung Galaxy Note 8.

Ele chegou ao mercado com a difícil tarefa de compensar as falhas do ano anterior, mas pode-se dizer que ele superou com louvor essa fase.

O modelo tem um dos melhores conjuntos de câmeras da atualidade e uma infinidade de recursos, como “tela infinita”, suporte Dual SIM, entrada para cartões de memória, sistema de pagamentos próprio e um conjunto de soluções pensadas para aproveitar a canetinha clássica da série, a S Pen.

Se o preço não for um problema, o usuário certamente gostará do resultado. Além de poderoso, o Note 8 é um deleite aos olhos.

Os melhores smartphones de 2017: Galaxy Note 8 - Mobizoo
Galaxy Note 8. Reprodução: Showmetech

Everton Vianna – Android4All

Fazer este texto foi mais difícil do que pensei. Em 2017 muitos celulares legais passaram pelas minhas mãos e, devido ao trabalho corrido de análise dos produtos, dificilmente ficamos muito tempo com um modelo. Por conta disso, mal dá tempo de criar aquele “carinho” por um aparelho específico… rs.

O primeiro smartphone que me veio à cabeça foi o Samsung Galaxy S8, que dentre todos é o mais bonito em minha opinião e seu alto desempenho é inegável. Mas depois parei para pensar calmamente, e reparei que sempre que vou escolher um celular para sair ou viajar, ele não é minha primeira opção.

Veja bem, o S8 é fantástico, mas alguns detalhes me incomodam: o leitor de digitais é mal posicionado, a ergonomia possui alguns pontos de atenção, e o leitor de íris não funciona bem em locais externos.

Após fazer esta análise, acabei percebendo que o aparelho que mais uso no dia a dia é o OnePlus 5. Eu criei este carinho pelo modelo, pois tudo que eu preciso nele funciona: processamento excelente, ótimas fotos e vídeos, empunhadura muito confortável e segura (nem preciso de case) e um sistema simples e fluído com recursos úteis e práticos.

Então para mim, independente de valores, o OnePlus 5 foi meu celular do ano. E quem me acompanha nas redes sociais, normalmente sempre me vê usando-o.

Mas agora quer saber o mais curioso? Eu não o recomendaria mais se você for fazer uma compra hoje. Calma que eu explico… rs.

Seu modelo mais novo, o OnePlus 5T, acabou de ser lançado, está com valores muito semelhantes, e me parece ser uma opção de compra melhor nos dias atuais. Porém, este modelo ainda não tive a oportunidade de testar este ano, e quem sabe ele não seja o meu escolhido de 2018. =)

Melhores smartphones de 2017: OnePlus 5 - Mobizoo
OnePlus 5. Reprodução: Android4All

Stella Dauer – AndroidPit, EuTestei

Stella Dauer

Todos provavelmente irão de Galaxy Note 8, e devo concordar que ele é sim um smartphone muito bom, com um nível acima dos outros. Ele, assim como o S8, reúne de forma harmoniosa e funcional tudo o que esperamos de um aparelho atualmente. Porém, foi mais um sucesso em relação ao Note 7 do que uma inovação em si.

Por isso, acho legal diferenciar um pouco e colocar o iPhone X na mesa. Mesmo com todos reclamando de que a Apple não tem inovado ultimamente, principalmente no design, a linha da empresa vende muito bem, obrigado. E mesmo assim eles saíram da zona de conforto, trazendo um dispositivo para “levar pedradas” e ser alvo de todos os testes possíveis para burlar o reconhecimento facial.

No entanto, eu admiro os pioneiros, e a Apple fez isso novamente, assim como no primeiro iPhone. A tela sem bordas, o notch na parte superior e os sensores de reconhecimento facial são um grande passo para a empresa, embora ainda não esteja 100% afinado. Nesse quesito, o sensor do S8 ainda fica perto demais da câmera, e o leitor de íris não é dos mais práticos. Por isso, fico com o iPhone X.

Melhores smartphones de 2017: iPhone X - Mobizoo
Deixo meu agradecimento especial a todos os colegas que muito gentilmente encontraram um tempinho em suas apertadas agendas para contribuir com este artigo, e já deixo meu convite para repetirmos a dose em 2018!
Os depoimentos foram publicados em ordem de chegada.