Melhores celulares de 2018: os eleitos pelos especialistas

Chegou a hora do aguardado Especial de Fim de Ano do Mobizoo, onde convidamos os maiores especialistas em tecnologia da Internet para elegerem os melhores celulares de 2018.

Reunimos os principais jornalistas, youtubers e blogueiros que passam o ano todo testando aparelhos, escrevendo análises, gravando unboxings e fazendo o que mais for possível para produzir os melhores conteúdos tech para você. E esse ano conseguimos até uma participação internacional: o Filipe Alves do site 4GNews de Portugal.

Como sempre, cada um dos convidados pôde “abrir o coração” com liberdade total para escolher seu eleito smartphone do ano, sem restrições de categoria ou faixa de preço. O resultado você confere agora.

Melhores celulares de 2018: os eleitos pelos especialistas - Mobizoo

Samsung Galaxy S9 – Por Nicolas Müller (Oficina da Net)

O smartphone que mais me encantou em 2018 foi o Galaxy S9, a começar pela convicção da Samsung em não assumir o entalhe.

Por se tratar de um aparelho da linha S da Samsung, já espera-se dele qualidade em todos os aspectos. De fato, existia uma expectativa maior em relação a inovações. Mas pelo conjunto da obra, design, hardware e software competem ao usuário um smartphone que certamente durará por pelo menos 4 anos. Como no Brasil os smartphones têm preço elevado, considerado investimento, é bom sim sempre pensar em gastar o dinheiro em algo que compense.

As câmeras são um fator forte no smartphone, sempre foi. Querendo ou não a Samsung consegue tirar bom proveito das lentes, finalizando com software. Sem falar na tela. Vai saber fazer uma tela boa assim lá na Coreia.

Se o usuário quer um smartphone realmente bom, o Samsung Galaxy S9 é uma ótima opção.

Samsung Galaxy S9: o melhor celular de 2018 para Nicolas Müller

Motorola Moto Z3 Play – Por Rui Neto (Olhar Digital)

Sim, eu sei que o Galaxy Note 9, o Galaxy S9 ou os novos iPhones são mais parrudos, coisa e tal. Mas o que mais me atraiu no Moto Z3 Play nem é especificamente sua configuração (ainda que ele tenha especificações bem razoáveis) ou o design (que é bem bonito): o que eu achei mais legal no aparelho é o que ele pode se tornar a partir dos Moto Snaps.

Você pode ter um smartphone que vira um caixa de som bem decente; ou que pode imprimir fotos na hora com o módulo da Polaroid; ou que trasmite filmes via projetor; faz fotos em 360º, potencializa a câmera com uma lente da Hasselblad e também se transforma em um videogame portátil bem prático com o Moto Gamepad. Isso sem contar os módulos de bateria e TV Digital. E tudo em um processo de plugue e desplugue bem rápido e prático, por causa dos conectores magnéticos na traseira do aparelho.

Em resumo, a capacidade multimídia quase infinita do Moto Z3 Play faz com que ele seja o meu smartphone preferido do ano. Sem contar que o preço dele permite que você se planeje na compra dos Moto Snaps e, ainda assim, pagará menos do se for comprar um Note 9 ou um novo iPhone.

Motorola Moto Z3 Play: o melhor celular de 2018 para Rui Neto

Huawei Mate 20 Pro – Por Filipe Alves (4GNews – Portugal)

Esta escolha pode ser uma surpresa para muitos, porém ouso dizer que o Huawei Mate 20 Pro é talvez o melhor smartphone que já esteve no meu bolso.

O modelo oferece qualidade de construção invejável, e uma câmera que, na minha opinião, é imbatível.

É verdade que o software do Huawei Mate 20 Pro não é perfeito, mas o dispositivo compensa qualquer deslize de interface com um hardware simplesmente animal.

Além destes destaques que citei, temos também um sensor biométrico na tela, reconhecimento facial 3D sensivelmente mais rápido que o da Apple, e um display que só pode ser igualado pelos Samsung Galaxy mais caros.

Em suma, o Huawei Mate 20 Pro pode não ser perfeito, mas é, sem dúvida, aquele que mais se aproxima do Olimpo dos smartphones.

Huawei Mate 20 Pro: o melhor celular de 2018 para Filipe Alves

Samsung Galaxy Note 9 – Por Fábio Moura (BrasiliGeeks)

O Galaxy Note 9 não é tão diferente assim da geração anterior, porém trouxe mudanças que fizeram muita diferença na usabilidade: A bateria de 4000 mAh, que consegue manter o aparelho o dia inteiro longe da tomada; o desbloqueio híbrido muito mais rápido; as câmeras ainda melhores (com foco mais rápido e a super câmera lenta); e por fim a S-Pen, que permite o controle remoto de algumas funções.

Talvez o Note 9 não seja o melhor em tudo, mas com certeza é excelente em todos os aspectos!

Samsung Galaxy Note 9: o melhor celular de 2018 para Fábio Moura

Google Pixel 3 – Por Camila Rinaldi (Olhar Digital, Mobizoo)

O melhor smartphone de 2018 foi o Google Pixel 3. O motivo disso é a integração que o Google conseguiu fazer entre o hardware e o software. Fazia muito tempo que eu não usava o Android puro, pois achava muito superficial em relação, eu realmente gosto dos serviços exclusivos da Samsung. Porém, resolvi mudar do Galaxy S8 para o Pixel 3 no final do ano e não estou arrependida.

Os recursos inteligentes do Pixel 3 facilitam bastante o cotidiano, como a indicação de aplicativos em determinados horários do dia, com base no aprendizado do comportamento do usuário. A interação com o novo sistema de gestos do Android 9 Pie, depois que nos acostumamos, facilita muito a vida e o uso do dispositivo com apenas uma mão.

Por fim, a tecnologia de câmera era tudo o que eu esperava e me surpreende mais a cada dia. Com destaque para os modos Retrato e Visão Noturna, e a precisão do zoom. Vários smartphones podem ser colocados no Top 10 de melhores de 2018, mas nenhum é tão inteligente quanto o Pixel 3!

Google Pixel 3: o melhor celular de 2018 para Camila Rinaldi
Deixo meu agradecimento especial a todos os colegas que muito gentilmente encontraram um tempinho em suas apertadas agendas para contribuir com este artigo, e já deixo meu convite para repetirmos a dose em 2019!
Os depoimentos foram publicados em ordem de chegada.