Snapdragon 845: detalhes e outras novidades da Qualcomm

O Snapdragon 845 nasceu! A Qualcomm anunciou seu novo SoC (System-on-Chip) nesta terça-feira (05) em evento realizado no Havaí, e apresentou também outras novidades que devem chacoalhar não só o mercado de smartphones, como também o de notebooks.

Veja também: Snapdragon 660 e 630 chegam para turbinar smartphones intermediários

Os detalhes do Snapdragon 845

Segundo o anúncio oficial, o novo chip irá focar em seis áreas principais de otimização de funcionamento: câmera, velocidade de conexão, eficiência de energia, imersão na realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e segurança.

Para isso, o Snapdragon 845 traz CPU de 8 núcleos divididos em 2 grupos: 4 Kryo 385 de 2,8 GHz (focados em alto desempenho), e 4 Cortex-A55 de 1.8 GHz (focados em eficiência energética). Assim como o Snapdragon 835, ele é construído no processo de 10 nanômetros (FinFET).

Com este poder de fogo, a fabricante promete performance 25% superior em comparação ao chip anterior, permitindo, entre outras coisas, gravação de vídeo 4K HDR, altíssimas resoluções de tela (ideais para VR), conjunto fotográfico de até 32 MP (!) e carregamento ultra rápido Quick Charge 4+.

Para finalizar, o Snapdragon 845 ainda conta com uma nova versão do co-processador dedicado à Inteligência Artificial, o Hexagon 685, três vezes mais rápido que o modelo anterior, e pronto para a API de Redes Neurais do Android Oreo 8.1.

Ficha técnica do Snapdragon 845 - Mobizoo

Outras novidades da Qualcomm

Acha que essa é a única novidade da Qualcomm? Então senta aí, pois a empresa também anunciou uma verdadeira revolução para aqueles dispositivos que andavam meio esquecidos na corrida tecnológica: os notebooks.

O novíssimo chip e também o atual Snapdragon 835 estarão embarcados numa nova geração de notebooks que chegarão às lojas em 2018, trazendo o sistema operacional Windows 10 rodando sobre a arquitetura ARM, a mesma presente nos smartphones (Já vai tarde, x86!).

Graças à este grande salto, estes novos notebooks “Always On”, como estão sendo chamados, estarão conectados ao 4G o tempo todo, recebendo notificações mesmo com a tela apagada, e mesmo assim terão a duração da bateria prolongada para até 30 horas (oi?).

Os dois primeiros modelos apresentados com a nova plataforma são os Asus NovaGo e o HP Envy x2, que ainda contam com o Snapdragon 835 em sua composição, mas a Qualcomm já confirmou que em breve teremos mais modelos destas e de outras marcas (Samsung, Xiaomi e Huawei) rodando com o novo 845.

Asus Nova Go
O Asus Nova Go se dobra todinho para virar um tablet, e traz 6 ou 8 GB de RAM, 4G e bateria para 30 dias de stand by (!).
HP Envy X2
HP Envy X2 é um novo híbrido que parece o Microsoft Surface, possui 4G e bateria de 20 horas.

Quando chegam os primeiros dispositivos com Snapdragon 845?

Nenhuma data está confirmada ainda, mas é seguro dizer com base no histórico da Qualcomm e de seus parceiros, que teremos o Galaxy S9 chegando logo no início de 2018 com o novo chip (provavelmente na MWC, em fevereiro), e logo depois no Mi7, o próximo top da Xiaomi.

Também é bem possível que o chip apareça no próximo top de linha da Motorola, Moto Z3 “alguma coisa”, e claro, no próximo OnePlus.

Com imagens e informações: GSMArena, Tecnoblog