Problemas com o UMI Z? Veja como retornar o aparelho para Android 6

Muitos leitores estão enfrentando problemas com o UMI Z após a atualização para o Android 7 Nougat, e por isso nós corremos para montar este tutorial, que irá mostrar como se livrar dessa dor de cabeça, a partir da restauração da versão de fábrica do sistema.

Faça esses procedimentos por sua conta e risco. O Mobizoo não se responsabiliza por eventuais danos que eles possam causar ao seu aparelho.

Itens necessários para resolver os problemas com o UMI Z:

Agora que temos os arquivos necessários vamos organizar a vida, de preferência, copie os arquivos que você baixou em uma pasta separada e em seguida instale os Drivers do aparelho em seu micro.

Os outros 2 arquivos compactados, Flash Tool e da ROM, você pode descompactar em pastas separadas para que possamos nos orientar com maior facilidade. Se tudo estiver certo deve ficar parecido como a imagem abaixo:

problemas com o UMI Z

Agora, siga os passos para restaurar o sistema original:

1 – Desligue o celular completamente, e deixe ele de lado sem conectar ao micro ainda;

2 – Vá ao programa SPFT (Flash Tool), lembra que pedi para descompactar em uma pasta separada? Vai estar conforme a imagem a seguir:

problemas com o UMI Z

Dentro da pasta, abra o arquivo executável flash_tool.exe, com o programa aberto, vá até a Aba Download (caso não tenha ido direto).

Na Aba Download, clique no botão de pesquisa (choose) para localizar o arquivo scatter TXT da ROM, o arquivo estará dentro da pasta da ROM que você descompactou anteriormente.

problemas com o UMI Z

3Agora muita atenção, após selecionar o arquivo da ROM, o programa volta pra tela principal e do lado esquerdo tem uma opção de escolher o que fazer, deixe marcado Download Only caso esteja outra coisa selecionada, após isso basta clicar no botão Download que tem acima com a seta verde.

problemas com o UMI Z

4 – Agora a barra de progresso que tem embaixo vai piscar (provavelmente em vermelho), conecte o celular no USB do micro e pressione e mantenha pressionado o botão de ligar do telefone por mais ou menos 10 segundos até que a barra comece a progredir em amarelo, aí sim pode soltar o botão de ligar. Não mexa ou desconecte o cabo USB e espere até a barra de progresso amarela terminar e aparecer a tela verde dizendo que esta OK.

Caso ainda tenha alguma dúvida de como proceder com o programa Flash Tool, aqui está um vídeo simples e objetivo para lhe auxiliar:

Considerações finais

Feitos todos os procedimentos anteriores corretamente, o seu aparelho retorna para a versão do Android 6 estável, portanto já pode ligar o aparelho normalmente e testar se está funcionando tudo belezinha, caso esteja OK, faça as atualizações via OTA do Android para as versões estáveis do Android 6.

Se por algum motivo, ao fazer a atualização para o Android 7 ou no retorno para o Android 6, o seu aparelho perder o IMEI, não fique aflito, pois no próprio fórum de ajuda da UMI existe um tutorial bem explicado de como recuperar o IMEI.

Para isso você precisará dos mesmos arquivos que foram baixados aqui, mais o aplicativo para restauração, siga os passos descritos lá que tudo vai dar certo.

Mais sobre: importação