Os diferentes tipos de impressora para cada negócio

Não é fácil escolher a melhor impressora para o seu negócio. Entre as complexas especificações técnicas e as dezenas de modelos disponíveis, a compra de uma nova unidade pode parecer desafiadora.

No entanto, é importante entender qual o modelo certo para suas necessidades e, com um pouco de conhecimento, você pode economizar dinheiro não apenas na própria impressora, mas também em consumíveis e reparos ao longo do tempo. Veja por onde começar:

Os diferentes tipos de impressora para cada negócio - Mobizoo

Analise suas necessidades

Quanto você imprime é apenas a primeira pergunta que você precisa se perguntar. O que você imprime e quantos funcionários imprimirão em cada unidade de impressora são considerações importantes que você precisa abordar antes de começar a comprar novos modelos. Aqui estão algumas perguntas básicas que você tem que se fazer:

  • Além da impressão diária padrão na área de trabalho, quanto de impressão adicional haverá? Atualmente, a maioria das impressoras é projetada para lidar com documentos de cópia, fax, digitalização e envio por e-mail, portanto, lembre-se disso.
  • Que tipo de documento você mais imprime? Você precisa de impressão em cores ou pode usar apenas preto e branco?
  • Sua impressora será conectada em rede entre vários funcionários ou apenas um? Você pode economizar dinheiro escolhendo uma impressora de serviço superior, em vez de várias impressoras individuais?
  • Que espaço você pretende ocupar? As pequenas empresas costumam operar em espaços pequenos, por isso é importante lembrar que algumas impressoras são maiores que outras.

Depois de dar uma olhada no que você anda imprimindo, você está pronto para começar a procurar uma nova impressora. Vamos detalhar algumas terminologias e recursos diferentes associados às impressoras para ajudar a definir o tipo de impressora ideal para suas necessidades. 

Preto e branco ou colorido

A principal decisão que você precisará tomar é se realmente precisa ou não imprimir em cores. A maioria das impressões de escritório é feita em preto e branco, o que explica a popularidade das impressoras a laser. Se você estiver imprimindo principalmente documentos de texto, as impressoras a laser são mais rápidas e baratas por impressão em preto e branco do que as de jato de tinta. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver procurando por uma impressora barata e de baixo custo – as impressoras a jato de tinta baratas exigem mais tinta, o que pode aumentar rapidamente os custos se você imprimir muito.

Se você estiver imprimindo regularmente gráficos e panfletos coloridos, uma impressora a laser colorida será sua melhor opção. As impressoras a laser coloridas produzem imagens coloridas vibrantes que, embora não sejam de qualidade fotográfica, são rápidas e eficientes. Se a ideia é economizar em cartuchos, vale considerar uma impressora tanque.

Função multifuncional vs. única

Hoje em dia, as impressoras fazem muito mais do que só imprimir. Sua impressora pode conectar-se a redes wifi, copiar, digitalizar, imprimir, enviar e-mails… a maioria dos itens essenciais do seu escritório pode ser feita em um só lugar, por uma unidade. Unidades multifuncionais acessíveis estão disponíveis com slots USB para imprimir diretamente documentos também.

Mas e se você quiser uma impressora que apenas… imprima? Se você não precisar de todos esses recursos, poderá obter uma impressora básica que atenda às suas necessidades. Isso significa não pagar por nada que você não vai usar. Além disso, há menos peças móveis que podem quebrar e exigir manutenção.

Mais sobre: compras manutenção