Os gêneros de jogos que nunca saem de moda

Os anos passam e as tecnologias avançam, mas alguns gêneros de jogos continuam super populares mesmo depois de tantas transformações. Os jogos de corrida, por exemplo, desde os tempos de Enduro para Atari, seguem em alta.

E isso não se restringe ao mundo digital: jogos de tabuleiro com mais de 40 anos de estrada continuam fazendo sucesso nas reuniões de amigos (e bares especializados), e o bom e velho carteado está sempre presente, até nos vagões de trem!

Nesse artigo você irá conhecer os estilos que nunca saem de moda, e os títulos que são verdadeiros símbolos de cada gênero. Vem comigo!

O boom dos jogos de tiro

Sem dúvida, o gênero do jogos de tiro é um dos mais adaptados a várias plataformas ao longo dos anos, e encontrou nos smartphones um de seus nichos de mercado mais favoráveis. Um exemplo disso são jogos como Fortnite, que em 2018 se tornou um dois títulos mais jogados em todo o mundo, batendo a marca dos 200 milhões de jogadores ativos.

Ao encontrar este tipo de jogo, onde é possível se juntar a outras pessoas de todo o mundo em uma arena de batalha online, com a facilidade de simplesmente tirar o smartphone do bolso e sair jogando, lembramos das origens desses jogos nos velhos computadores 486 de quase 30 anos atrás.

É até difícil acreditar em tamanha evolução, de Wolfenstein 3D até Fortnite:

As corridas na vanguarda da tecnologia

Falando do uso das tecnologias mais recentes, os jogos de corrida de carros sempre estiveram na vanguarda das experiências. Das antigas (e enormes) cabines de OutRun nos fliperamas (ou Arcades na gringa), até as máscaras de Realidade Virtual, a velocidade e a emoção das corridas sempre estiveram “na crista da onda” do mundo hi-tech (entreguei minha idade? rs.).

Um exemplo disso é o jogo Need For Speed: No Limits VR, que tira proveito de toda a experiência que essa franquia tem no desenvolvimento de jogos de corrida, e leva isso para o mundo da realidade virtual.

Para cumprir com o acima exposto, o game usa o Google Daydream, o acessório de realidade virtual para smartphones desenvolvido pela Google, que inclui controles Bluetooth, e permite que os jogadores tenham a tela inteira do smartphone disponível para mergulhar nas corridas.

Jogos de tabuleiro: com ou sem tela

Quem nunca se divertiu com War, Jogo da Vida, Detetive, Banco imobiliário e outros que atire a primeira pedra.

Os jogos de tabuleiro sempre estiveram presentes em nossas vidas, mas nos últimos anos eles ganharam fôlego extra, com centenas de novos títulos surgindo a todo momento, tanto no mundo real quanto no virtual.

Hoje é possível encontrar dezenas de universos e desafios diferentes dentro do gênero, mas há sempre aqueles que não saem das listas dos mais populares. Entre eles, está Colonizadores de Catan.

Disponível tanto em mídia física quanto em plataformas digitais, Catan é aquele jogo ideal para despertar o explorador/mercador que existe em cada um de nós.

Nele você irá desenvolver cidades aproveitando os recursos disponíveis, e claro, irá fazer trocas comerciais para avançar ainda mais em seus negócios.

Alguns gêneros de jogos conseguiram transcender a passagem do tempo e evoluir de mãos dadas com as novas tecnologias que se tornaram disponíveis. Embora os jogos ao vivo, multiplayer e de realidade virtual sejam apenas um exemplo das vantagens que a tecnologia oferece hoje, as possibilidades no futuro dos jogos com as tecnologias que estão por vir deixam voar a imaginação e estendem os limites do que conhecemos hoje.

Imagens: Pixabay, Pexels

Mais sobre: diversão