Games representam 74% dos gastos em lojas de apps

Os gastos com compras em aplicativos crescem em muitas partes do mundo na medida em que cada vez mais gente possui um dispositivo móvel, porém, de acordo com a empresa App Anie, 74% de toda a quantia gasta é com aquisição de jogos, coisa que pode surpreender alguns.

Com a dominação das redes sociais, é claro que muita gente apostava que os apps desse tipo eram os mais comprados, além de haver diversos aplicativos para ajudar na saúde mental e física, facilitar tarefas do trabalho, organização pessoal e muito mais.

Todavia, os jogos são mesmo o tipo de software que mais interessa a maioria dos usuários mobile: quem gasta na Google Play Store ou na Apple Store, provavelmente compra algum game para passar o tempo.

Games representam 74% dos gastos em lojas de apps - Mobizoo

Como o Brasil surge na compra de games?

O brasileiro, no geral, é bastante dependente dos aparelhos celulares: eles são usados quase o tempo todo para estudar, para trabalhar e para se divertir. É por isso que o Brasil está muito bem posicionado quando se trata da compra de games para celular: ele se encontra nada menos que no 9° lugar.

Outra coisa que faz com que os brasileiros estejam dentre os que mais gastam com apps de jogos é a facilidade para comprar telefones celulares. Mesmo com o preço alto de alguns aparelhos, as lojas liberam crediário, fazem desconto para pagamento à vista e diversas promoções, tudo para incentivar a compra de smartphones.

Além disso, o brasileiro tomou gosto pelos aparelhos mais rápidos e com melhores câmeras. Por isso, está sempre prestando atenção às novidades das marcas e trocando de celulares sempre que podem. Quanto mais potente, mais espaço ele tem para jogos e mais apps do tipo podem ser comprados.

Jogos que os usuários mais compram

O uso do celular é muito democrático, e cada tipo de usuário tem seus estilos de jogos preferidos. Porém, é possível apontar através dos números das lojas quais são os mais comprados.

Os jogos de corrida sempre estão no top 3, possivelmente pela possibilidade de ir adquirindo e personalizando os carros, além do desbloqueio de conquistas, o que deixa os jogadores mais engajados. Uma curiosidade é que os usuários de Android são os que mais se interessam por esse tipo de jogo.

Os jogos casuais também são sucesso. Eles são simples de aprender no início, mas logo os jogadores já estão envolvidos o suficiente para quererem fazer upgrades (compras in-app). Um dos mais famosos é o Candy Crush, que apesar de ser gratuito, é um dos mais rentáveis, por possibilitar aos jogadores a compra de vários recursos ao longo dos níveis.

Os jogos de carta também estão entre os mais procurados, com o bom e velho Paciência sempre aparecendo nas listas de mais baixados. Além disso, os jogos de poker online também fazem sucesso nos celulares. Aplicativos de poker online como o 888 Poker permitem que o jogador interaja em tempo real com participantes de todo o mundo, e até compeonatos mundiais são realizados no app.

E você, já comprou um game nas lojas de apps? Qual foi? Conte aí nos comentários!

Mais sobre: diversão