Galaxy A80: a câmera frontal é a câmera traseira (que gira)

A corrida para ver quem se livra do notch e consegue uma tela “infinita” está acirrada e as empresas estão apresentando diferentes soluções para isso. Uma delas é a câmera giratória, presente no Galaxy A80. O celular da Samsung usa a mesma câmera traseira como frontal, e promete elevar suas selfies a um novo nível.

O celular possui uma tela com incríveis 6.7 polegadas, na tecnologia Amoled e resolução Full HD+. Seu processador é um Snapdragon 730 e sua bateria possui 3700 mAh de capacidade. Este modelo possui um conjunto triplo de câmeras que, como já dito acima, fazem o trabalho de câmera traseira e frontal.

Quer saber como isso funciona e se vale a pena o investimento nessa novidade? Então continue lendo esse artigo!

Galaxy A80: design e construção

A construção do Galaxy A80 é robusta e passa a sensação de ser bem resistente, porém é só isso! Quando tocamos no ponto “beleza” não há muito para comentar, pois ele não possui muitos detalhes. Ele possui uma estrutura em vidro e metal e sua traseira é revestida de Gorilla Glass. O aparelho possui uma boa pegada, mas é totalmente liso, o que faz com que ele deslize facilmente por superfícies lisas. Outro ponto a ser citado é que o A80 é um aparelho consideravelmente mais pesado que a média do mercado; para ser mais exato ele possui 220 gramas. Não é algo que vai atrapalhar no manuseio, mas você sentirá a diferença imediatamente ao pegá-lo em mãos.

Galaxy A80 design

O Galaxy possui um sistema motorizado que é capaz de girar seu conjunto de câmeras, fazendo com que elas sejam usadas para selfie também. Como isso é possível? Ele possui um mecanismo slider em sua parte superior que ao ser ativado, faz com que a câmera possa ser girada. Esse mecanismo já é conhecido por muitos pelo Mi Mix 3, mas há diferenças: no aparelho da Xiaomi, são duas peças que deslizam completamente para que a câmera frontal apareça, no caso do Galaxy A80 é apenas uma pequena parte.

Todo esse mecanismo faz com que ele seja livre do odiado “notch”, ou entalhe em português. Você consegue ter uma tela “infinita”, com bordas finíssimas e a câmera frontal vai estar ali disponível, e nesse caso com a mesma qualidade da câmera traseira. Já que a tela é para ser um dos destaques, a Samsung então abusou disso: 6.7 polegadas e uma resolução Full HD+, na tecnologia Amoled.

A qualidade da tela é excelente, no padrão Samsung!  Você consegue cores vivas, um brilho forte e um balanço de tons bem feito. Como a tela é grande, é possivel ter uma boa experiência no consumo de mídia nesse aparelho. Um ponto chato é que ele não possui LED de notificações, então para quem já está acostumado com isso em outro aparelho, irá sentir falta.

Galaxy A80 Tela

Ele possui apenas uma saída de som e fica na parte debaixo do aparelho, então nada de som estéreo. Mas espera aí, se ele possui apenas uma saída de som na parte debaixo, como eu vou escutar as ligações? A Samsung usou uma tecnologia que faz com que o som vibre pela tela e você consiga escutar na parte superior normalmente, mesmo sem uma saída de som ali. Parece mágica, mas é apenas tecnologia.

Galaxy A80: câmeras

Este modelo possui três câmeras, sendo elas: uma principal de 48 MP com abertura f/2.0, uma câmera secundária grande-angular com abertura f/2.2 e um sensor ToF 3D, usado para fazer medição de profundidade em 3D. Como ele usa o sistema giratório, essas mesmas especificações se aplicam para a câmera frontal.

Galaxy A80 câmeras

A câmera principal consegue ótimas fotos, com um bom contraste e cores bem vibrantes, tornando o resultado final bem agradável. A resolução de 48 megapixels permite que você consiga capturar imagens e conseguir uma boa gama de detalhes mesmo dando Zoom. No modo a câmera principal também consegue boas fotos, mas em alguns momentos pode pecar na captura de detalhes ou até mesmo nos contrastes. O resultado final, tanto em ambientes com luz quanto em ambientes mais escuros é bem satisfatório, mas não espere a mesma qualidade da linha S10, por exemplo.

Com a grande-angular você consegue tirar fotos muito legais em ambientes mais abertos e bem iluminados, mas foto nesse último ponto: a iluminação é um fator muito importante na qualidade das imagens tiradas com essa câmera. A grande-angular presente neste aparelho ainda segue a tendência da maioria dos intermediários e até alguns premiuns, que é conseguir fotos bem interessantes na luz do dia, mas ser quase inutilizável em lugares com baixa iluminação ou no período noturno.

Você pode ver mais fotos tiradas com o Galaxy A80 aqui.

O ToF é um sensor avançado capaz de medir níveis de profundidade de um local enviando um pulso de luz infravermelha, que reflete no local e volta para o sensor. Com base no tempo que esse pulso levou para ir e voltar, o sensor é capaz de calcular a distância dos objetos em cena. Na prática, isso é usado para o mapeamento facial 3D, por exemplo (sim aqueles emojis super legais do seu rosto) ou para desfoque de fundo. Como esse recurso é bem mais avançado que um sensor de profundidade comum, você conseguirá recortes muito melhores e também usar esse recurso em vídeo, tal como câmeras profissionais fazem. Outro recurso interessante é poder medir alguns objetos com ajuda desse sensor.

Galaxy A80 ToF

O efeito para vídeos fica muito bom se você não estiver se movimentando muito, mas caso contrário você notará que ele ficara meio que “desfocando e focando” o fundo, na tentativa de estabilizar o efeito. Falando em estabilizar, esse celular não possui estabilização óptica, o que é um ponto bem negativo. Para um celular deste nível e com o foco que ele tem (câmeras), era indispensável esse recurso. Uma das maiores vantagens desse aparelho é você poder fazer stories frontais com a mesma qualidade traseira, mas isso só não é perfeito pela falta dessa estabilização. Mas lembrando que ainda sim a estabilização digital desse aparelho faz um ótimo trabalho, mas dá uma dor no coração pensando no quão melhor ele poderia ser com a óptica.

O Galaxy A80 consegue realizar filmagens na resolução 4K a 30fps, 2k a 30fps ou Full HD (1080) a 30 e 60fps. O software de câmera está igual ao presente em todos os aparelhos da marca, apenas com algumas modificações especificas para esse modelo. Ele possui inteligência artificial e consegue reconhecer até 30 cenários diferentes, adaptando as configurações da sua foto para o cenário em questão. O modo PRO também está disponível neste modelo, para que você possa definir com mais precisão todos os parâmetros da câmera.

Galaxy A80 cenários

Galaxy A80: destaques

O A80 é um celular bem diferente e temos que dar os créditos para a Samsung por isso, mas ele poderia ser melhor com algumas pequenas melhorias que a empresa deixou de fazer, como por exemplo a estabilização óptica. O processador Snapdragon 730 não figura entre os top de linha, mas entrega um desempenho muito bom e não deixa a desejar em nada, principalmente para o usuário comum. Este modelo possui uma bateria de 3700 mAh que apesar de ter uma ótima duração, ainda é menor que modelos anteriores da própria linha A. Ele possui carregamento rápido e leitor biométrico integrado a tela, seguindo a tendência de todos os lançamentos do mercado.

Este modelo é vendido apenas na versão 8 GB de RAM e 128 GB de memória interna. No quesito RAM você poderá ficar despreocupado por pelo menos mais uns 3 anos, pois esse valor é mais que suficiente para todas as aplicações. Em relação à memória de armazenamento, temos um ponto chato: sem entrada para cartão microSD. 128 Gb é um bom espaço, mas para quem for abusar da câmera do aparelho, gravar vários vídeos (principalmente em 4K) e milhares de fotos, ter um cartão dedicado pode fazer falta. Falando em pontos chatos, infelizmente a Samsung retirou a entrada para fone de ouvido neste aparelho :(.

Galaxy A80

Ele não possui a proteção contra água e poeira, recurso famoso por estar presente até nos intermediários da Samsung, porém isso é totalmente justificável e seria injusto levar como ponto negativo neste aparelho. O sistema motorizado faz com que seja difícil implementar isso, ainda mais se consideramos que está na primeira geração dessa tecnologia.

Galaxy A80: ficha técnica

  • Android Pie com interface One UI;
  • 4G Dual Chip (2 nano SIM);
  • Tela Super Amoled de 6.7 polegadas e 20:9 (1080 x 2400 px);
  • Processador Snapdragon 730 (8 nm) com 2 núcleos 2.2 GHz (Kryo 470 gold) e 6 núcleos 1.8 GHz (Kryo 470 Silver);
  • Adreno 618;
  • 8 GB de RAM;
  • 128 GB de armazenamento interno não expansível;
  • Câmera tripla:
    48 MP, f/2.0, 26mm (Principal), 1/2″, 0.8µm, PDAF
    8 MP, f/2.2, 12mm (grande-angular), 1.12µm
    TOF 3D camera, f/1.2, 30mm
    Led para Flash;
  • Gravação de vídeo: 4K@30fps, 2k@30fps ou Full HD@30/60fps;
  • GPS, AGPS, Glonass, Beidou;
  • Sensores: NFC,  Acelerômetro, Sensor de Impressão Digital, Giroscópio, Geo Magnético, Sensor de Efeito Hall, Sensor de Luz RGB, Sensor de Proximidade;
  • Sensor biométrico integrado à tela;
  • Tipo C 2.0;
  • Bluetooth 5;
  • Bateria de 3700 mAh;
  • Carregamento rápido 25W.

Galaxy A80: preço e onde comprar

O Galaxy A80 foi lançado por R$ 3.499, mas seu preço despencou, e o aparelho pode ser comprado agora por R$ 2.064 na Americanas, com o cupom de desconto BLACK15. Para comprar, clique no botão abaixo e insira o cupom na etapa de pagamento.

COMPRAR

Comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.

Agora diz aí nos comentários: o que você achou do Galaxy A80?

Fotos: GSMArena e Samsung

Mais sobre: galaxy samsung