Reviews

ZTE Blade A510: finalmente um bom celular baratinho?

A chinesa ZTE está voltando ao mercado brasileiro com o seu modelo Blade A510 disputando espaço entre os intermediários. Será que este modelo se destaca no quesito “bom celular baratinho”?

Fizemos um levantamento de alguns reviews do Blade A510 feitos no exterior e no Brasil. E neste artigo você conhecerá todas as principais especificações deste dispositivo, além de nos ajudar na conclusão desta dúvida. Vamos lá?

ZTE no Brasil

Presente no Brasil desde 2002, a marca chinesa ZTE andava bem sumida e desde 2012 não apresentava nenhum dispositivo novo por aqui.

No entanto, em julho deste ano, a ZTE participou da feira de eletrônicos e eletrodomésticos, Eletrolar Show 2016, em São Paulo, quando anunciou oficialmente seu retorno às lojas brasileiras com cinco modelos de smartphones.

Nesse retorno, o carro-chefe da ZTE é o Blade A510, um intermediário que estará chegando nos próximos dias às lojas com dois objetivos: atender ao consumidor menos exigente e começar a se impor no mercado.

Tudo sobre o ZTE Blade A510

Software

O Blade A510 tem sistema operacional Android 6.0.1 Marshmallow. Porém, para este dispositivo de entrada, a fabricante adaptou sua interface para rodar bem com suas baixas especificações e não alterou praticamente nada dos aspectos visuais do Android. O resultado é um software praticamente puro, que portanto, opera dentro dos padrões.

zte blade a510 tela

Tela

A tecnologia TFT IPS confere à tela de 5 polegadas do Blade A510 mais brilho e nitidez.

Além disso, a resolução HD de 1280 x 720 pixels está dentro da média de seus concorrentes intermediários. Quem testou garantiu que não decepciona, sendo inclusive, um ponto forte deste dispositivo.

Câmeras

Também, dentro do esperado para um dispositivo intermediário, o conjunto de lentes do ZTE Blade A510 promete fotos bem satisfatórias, onde o sensor traseiro de 13MP conta com HDR, anti-vibração e efeitos coloridos, entre outras funções básicas.

A câmera frontal de 8MP, também conta com HDR e as mesmas funções da câmera traseira.

Com velocidade e foco bons, as lentes avaliadas cumpriram bem a função para compartilhamentos de imagens nas redes sociais, permitindo alguns ajustes. Porém, decepcionou um pouco no resultado com o flash LED.

Fonte: Android Pit
Fonte: Android Pit

Bateria

A bateria de 2.200 mAh obteve um bom desempenho com um dia completo de uso moderado, utilizando o 4G sem esquentar. No entanto o carregamento é um pouco mais lento do que o esperado.

A dica dos testadores é deixar o dispositivo carregando durante a madrugada e para otimizar o processo, deixá-lo no 3G.

Design

O ZTE Blade A510 possui design em policarbonato com aparência metalizada em tons discretos, botões capacitivos que conferem um aspecto harmônico ao conjunto.

Com boa ergonomia, os únicos botões físicos do Blade A510 estão localizados na lateral direita para energia e controle de volume.

A entrada para os fones de ouvido fica na parte superior, e na parte inferior, além da entrada USB, existe uma grade de som mono capaz de reproduzir o som em alto volume e com os agudos mais acentuados.

zte-blade-a510-design

Desempenho

A memória RAM de 1GB e o armazenamento de 8GB estão um pouco abaixo da média de seus concorrentes. E segundo alguns testes do gadget, seu desempenho, como era de se esperar, caiu um pouco após a instalação de alguns apps. No entanto, é possível melhorar, parcialmente sua performance com o cartão microSD.

Especificações do ZTE Blade A510

  • Android: 6.0.1 – Marshmallow;
  • 1 GB de RAM;
  • Memória Interna: 8GB;
  • Memória Removível: microSD;
  • Chipset: MediaTek MT6735P;
  • Número de Núcleos: 4;
  • Velocidade Máxima: 1 GHz;
  • Conectividade: LTE, Dual – SIM;
  • Tela: 5 polegadas, LCD, 1280×720 pixels (294 ppi);
  • Câmera Frontal: 8 megapixels;
  • Câmera traseira: 13 megapixels;
  • Flash: LED;
  • Bateria: 2200 mAh;
  • Dimensões 143 x 71,5 x 8,2 mm;
  • Peso: 130 g.

zte blade a510 specs

Preço e conclusão

O modelo ZTE Blade A510 teve como pontos positivos seu desempenho satisfatório, câmera de acordo, tela bem nítida e com boa resolução e um design bacana,  por um preço sugerido de R$ 699 no varejo físico e online.

Mas, parece que é justamente nesse finalzinho de avaliação, no quesito preço, que a reação dos analistas e consumidores realmente não foi positiva.

Será que essas especificações medianas, com este preço sugerido, pouco animador, realmente irá desbancar as vendas de seus concorrentes, como o Galaxy J3 por exemplo, que pode ser encontrado hoje por um pouco mais de R$ 500?

Talvez seja cedo para colocar esses valores na balança e a ZTE ainda irá calcular seu real preço de venda. Então, novamente, vamos aguardar mais alguns dias, até que o dispositivo esteja definitivamente nas prateleiras.

Agora é com você. Deixe sua opinião ou compartilhe!

Fontes: MediaTrends, Android Pit, 4PDA