Reviews

Xperia Tipo, o Android Dual Chip baratinho da Sony chega ao Brasil

A Sony traz ao Brasil o Xperia Tipo Dual, um modelo de entrada com boas especificações e preço atraente, pronto para brigar por uma fatia do mercado de smartphones dual chip, um dos mais aquecidos atualmente.

O modelo chega às lojas na faixa de preço dos R$500, batendo de frente com o Samsung Galaxy Y Duos e o LG Optimus L3 Dual.

Destaques

  • Tela melhor que a dos concorrentes de mesmo preço(3.2 polegadas/320 x 480 pixels);
  • Menor e mais leve que a concorrência;
  • Ótima qualidade de som para ligações;
  • Mais memória RAM e memória interna que os concorrentes;
  • Sai de fábrica com Android 4.0.3 enquanto a concorrência permanece no 2.3;
  • Excelentes alto-falantes;
  • LED de notificação.

Design

O desenho com quinas arredondadas da traseira (feita com excelente plástico), a ótima tela, os três botões capacitivos iluminados e os botões de volume e bloqueio bem posicionados, fazem você esquecer que este é um celular barato. Nota 10 em acabamento para a Sony.

Velocidade

Apesar de seu hardware limitado(processador de 800MHz), o Xperia Tipo impressiona pela fluidez de sua interface. Tudo responde rápido e jogos rodam bem melhor que nos aparelhos equivalentes de outras marcas. Provavelmente graças à sua memória RAM de 512MB.

Um pouquinho de lentidão só é perceptível no navegador de Internet, que sofre um pouco no zoom e scroll das páginas.

A memória interna de 3GB + entrada para cartão microSD de até 32GB garantem bastante espaço para suas músicas, games e aplicativos.

O vídeo abaixo, produzido pelo Phone Arena, mostra alguns detalhes interessantes da usabilidade do aparelho, confira:

Bateria

A bateria do Tipo dura aproximadamente 2 dias com uso moderado, e está em pé de igualdade com os demais aparelhos da categoria.

Câmera

A câmera fotográfica de 3MP do aparelho deixa um pouco à desejar. A mesma coisa podemos dizer da gravação de vídeo(VGA). As imagens produzidas pelo aparelho perdem muitos detalhes e apresentam um aspecto um pouco borrado em resolução máxima(veja o exemplo abaixo). A ausência de Flash e botão dedicado também são duas baixas importantes. Mas convenhamos; não dá pra esperar muito nesse aspecto de aparelhos baratos.

Clique para ampliar

Conclusão

Com a performance e a estabilidade do Android 4 à seu favor, o bom acabamento de sua construção e a tela com qualidade acima da média, ele é um aparelho delicioso de se operar, inclusive com um mão só.

Mesmo com algumas baixas, o Xperia Tipo Dual possui atributos suficientes para se tornar uma ótima escolha entre os aparelhos de entrada.

Com imagens e vídeo: [Phone Arena]