Reviews

Com queda de preço, Xiaomi Mi5 fica ainda mais irresistível

Boa notícia para você que está de olho num Xiaomi Mi5: com o lançamento dos novos Mi5S e Mi5S Plus, o modelo original do top de linha caiu de preço, tornando-se uma compra ainda mais interessante.

Lançado no início do ano, o modelo continua sendo um dos smartphones mais poderosos da atualidade, e bate de frente com qualquer top à venda no Brasil.

Neste artigo você confere minha análise completa deste top chinês, e no final ainda garante um belo cupom de desconto para comprar o seu.

Quando se trata de tops de linha, não é segredo que os aparelhos chineses são os campeões do custo-benefício. E uma das marcas mais reconhecidas mundialmente é a Xiaomi. Afinal, a fabricante sempre consegue oferecer o máximo de qualidade, sem tornar o custo exorbitante.

O Mi5 é sem dúvida o smartphone Android ideal para quem procura experiência premium, mas não abre mão do preço baixo.

Entenda os motivos a seguir.

Design e acabamento

De cara é de se notar a beleza do Mi5. A Xiaomi sempre capricha nas linhas e no acabamento dos seus aparelhos e com o Mi5 ela não fez diferente.

As bordas do display são ridiculamente finas – o que é ótimo! E sua tela conta com uma leve curvatura nas extremidades (2.5D), dando um ar de sofisticação ao aparelho. Ah, e o acabamento traseiro também é de vidro, e ambos contam com a tecnologia Gorilla Glass 4.

É verdade que por conta de todo esse vidro o telefone fica um pouco escorregadio em superfícies lisas, porém nada muito preocupante.

O modelo conta com um botão físico para a função home, que também funciona como um rápido e eficiente leitor de impressões digitais para desbloquear e se autenticar no telefone.

Além disso, o aparelho é muito, mas muito leve! 129 gramas – uma pluma nas mãos.

xiaomi-mi-5

Desempenho

O Snapdragon 820 é um dos melhores processadores lançados no ano. Combinando ele e a boa quantidade de RAM oferecida no aparelho (3GB ou 4GB) é impressionante a velocidade do aparelho para realizar todas as tarefas submetidas. Para se ter uma ideia, o aparelho tem o desempenho equivalente ao dobro do alcançado pelo Nexus 6P.

Falando em Nexus 6P, um dos maiores problemas do aparelho da Google foi o superaquecimento ocasionado pelo processador Snapdragon 810. Porém a Xiaomi resolveu este problema com o Mi5: A versão 820 do processador faz um mix de núcleos de alto desempenho com outro grupo de processamento que visa alta eficiência energética. O resultado é um processador que não superaquece, nem acaba com sua bateria, garantindo ainda uma excelente performance para jogar, navegar e trabalhar com o smartphone.

O telefone ainda fica mais rápido por contar com o armazenamento interno UFS 2.0, que torna as gravações e leituras de arquivos muito mais ágeis.

Especificações

  • Tela de 5.15″ IPS LCD 1080p 428ppi com proteção Gorilla Glass 4
  • Armazenamento de 32GB, 64GB ou 128GB
  • Processador Snapdragon 820
  • 3GB ou 4GB de memória RAM
  • Câmera traseira de 16MP f/2.0 com autofocus e 4-eixos OIS, flash de dois tons; gravando vídeo de 2160p à 30fps;
  • Câmera frontal de 4MP f/2.0, gravando vídeo de 1080p à 30fps
  • Android 6.0 Marshmallow com interface MIUI 7
  • Sensor de impressões digitais
  • Bateria não removível de 3,000 mAh com recarregamento rápido
  • Dual-SIM, Conector USB-C, Wi-Fi a/b/g/n/ac; Bluetooth 4.2 LE;
  • NFC; GPS, GLONASS, Beidou; Infravermelhomi5

Usabilidade e software

O Mi5 vem de fábrica com o Android 6.0 Marshmallow. A Xiaomi prevê que a atualização mais recente do Android, 7.0 Nougat vai chegar em breve, junto com a nova versão da interface MIUI 9 para o Mi5.

A MIUI é a interface padrão dos aparelhos da Xiaomi. Ela agrega recursos muito úteis ao sistema, como gravação de chamadas, sincronização de mensagens, gravações, histórico de chamadas, fotos e vídeos com a nuvem, limpeza periódica do sistema, firewall integrado, entre muitos outros recursos. A aparência é claramente inspirada na interface iOS da Apple – simples e intuitiva. Em linhas gerais, a MIUI cumpre muito bem a sua proposta. É possível também trocar a interface padrão, instalando outra launcher como Nova Launcher ou Apex e assim obter o visual semelhante ao Android puro.

Câmera

A câmera do Mi5 de 16MP utiliza o sensor da Sony IMX 298, com um excelente nível de contraste dinâmico, o que traz mais cores e vida para as fotos. Por causa desse sensor, o sistema de estabilização de imagens de 4-eixos, e combinando com o processamento de software preparado pela Xiaomi, as fotos podem ficar melhores do que as tiradas com um Samsung Galaxy S7, por exemplo.

gsmarena_009

As fotos tiradas sob baixa luminosidade também nos pareceram não estarem em nenhum prejuízo em relação aos outros tops do mercado. As imagens foram capturadas com riqueza de detalhes e quase nenhum ruído aparente. Para fechar, essa câmera ainda permite gravar em 4K.

gsmarena_043

A parte frontal do aparelho conta com uma outra câmera de 4 UltraPixels (com pixels 2x maiores), o que na prática garante selfies muito nítidas e com visual estonteante.

Versões

O Xiaomi Mi5 pode ser encontrado nas versões Standard, Prime e Pro.

  • Standard: SoC Snapdragon 820, composto por dois CPUs Kryo Dual-core (1,8 GHz + 1,36 GHz), 3 GB de memória RAM e GPU Adreno 530 e 32 GB de armazenamento interno
  • Prime: SoC Snapdragon 820 Quad a 2,15 GHz, 3 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno
  • Pro: SoC Snapdragon 820 Quad a 2,15 GHz, 4 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno, preto, com acabamento exclusivo em cerâmica.

Nenhum dos modelos oferece expansão do armazenamento por cartão microSD.

Conclusão

Com um acabamento fino, alto desempenho e preço baixo, não recomendar o Xiaomi Mi5 para nossos leitores seria um falha grave de nossa parte.

Onde comprar?

O Xiaomi Mi5 (Prime – 64 GB) está à venda na Tomtop nas cores preto e prata, e com nosso cupom de desconto você vai pagar apenas R$ 1.030. Basta comprar através do botão abaixo e inserir o código MI564GB no carrinho.

COMPRAR

Vale lembrar que todos os celulares vendidos pela Tomtop possuem 1 ano de garantia, e que, comprando através dos nossos links, você nos ajuda a manter o site.