Tablets

Tudo sobre o Surface, o tablet da Microsoft

É amigos, a empresa do titio Gates não está pra brincadeira. A Microsoft anunciou ontem, em evento especial, que vai entrar com “pé na porta” no mercado de tablets. Androids, iPads, tremei! O Surface vem aí.

O que é?

É o tablet da Microsoft. Ele estará disponível em duas versões; RT e Pro, com características e públicos diferentes.

A versão RT conta com um processador ARM, rodará o sistema Windows 8 RT e foca no público mais “casual”, aquele que busca um tablet para entretenimento, navegação, redes sociais e aplicativos.

Já a versão Pro conta com um processador Intel, rodará o sistema Windows 8 Pro e foca no público profissional, que deseja rodar em seu tablet os mesmos programas que usa em seu desktop. O Surface Pro será mais pesado e mais grosso que o RT, mas pouca coisa. Sua configuração mais robusta o deixará muito próximo de um Ultrabook.

No vídeo abaixo é possível conferir algumas características do aparelho:

Segundo o Gizmodo, a tela é brilhante e viva, e o ângulo de visão é amplo o bastante para você sempre ver direito a tela enquanto a segura. O Surface também é rápido e ágil em responder aos comandos.

Acessórios geniais

Uma das coisas mais impressionantes do Surface é a sua Touch Cover. Uma capa magnética parecida com a do iPad, mas que ao ser aberta revela um completo e extremamente fino teclado e trackpad multitouch. Um trunfo genial que a Microsoft irá usar para quem sabe, chutar a bunda do tablet da Apple.

Essa capinha esperta irá deixar muito dono de iPad revoltado.

O tablet também conta com um apoio de mesa incorporado ao próprio corpo. É só puxá-lo e pronto, você já pode usá-lo como porta-retrato(brincadeirinha!).

Apoio embutido. Puxou, ficou.

As duas versões do Surface virão com uma porta USB 3.0 tamanho padrão que aceitará a maioria dos acessórios compatíveis com Windows. Imagine só você jogando um game no aparelho com seu controle de XBOX? Ou, quem sabe, plugar no Surface um ventilador USB e amenizar aqueles dias quentes de verão?

Por que devo me importar?

O lançamento do Surface vai mexer definitivamente com o mercado de tablets. Finalmente alguém lançará um aparelho bom o bastante para concorrer com o onipresente iPad e colocar ordem na lambança feita pelos tablets Android.

Será bom para todos. Com um competidor forte na jogada, as fabricantes de tablets Android e o próprio Google terão que suar suas camisas para oferecerem uma experiência melhor de hardware e software.

A Apple terá que melhorar sua SmartCover, que agora, comparada à capa da Microsoft, não tem mais nada de Smart. Mais acessórios na embalagem seria um bom upgrade, não é mesmo?

Já posso comprar o meu?

Ainda não. A Microsoft não deu detalhes sobre o lançamento nem sobre as especificações de hardware. Nós apenas supomos que ele deverá ser lançado junto com o Windows 8, em setembro.