Reviews

Sony Xperia E3, um android dual chip bom, bonito e barato

A Sony, empresa japonesa há tempos reconhecida no Brasil pela qualidade de seus eletrônicos, tem sofrido nos últimos anos com a dominância de mercado de seus concorrentes coreanos e chineses. Especialmente no segmento de smartphones.

Felizmente de vez em quando a fabricante acerta a mão, e coloca nas lojas uma aparelho matador. Como é o caso do Xperia E3. Um smartphone de entrada com excelente custo-benefício, que, como você verá abaixo em nossa análise, derrota a concorrência em praticamente todos os quesitos.

Infelizmente, esse pode ser um dos últimos bons lançamentos da marca; que já anunciou que irá abandonar o mercado mobile (smartphones e tablets) em breve, por conta dos enormes prejuízos financeiros que a divisão tem obtido ano após ano.

Mas vamos falar de coisa boa? Então, o fato é que o Xperia E3 já está nas lojas para bater de frente com o Moto E da Motorola (Lenovo) e o L70 da LG. Vamos ver como ele se sai?

Design

O E3 segue a linha visual da marca com um desenho mais quadrado que o da concorrência, porém muito mais fino que os aparelho da Motorola e da LG.

O acabamento é excelente e a traseira emborrachada oferece ótima pegada no smart.

xperia_e3_colors-700x449

A moldura grande em torno da tela pode incomodar visualmente alguns usuários, mas pode também facilitar a vida de quem segura o celular pelas extremidades.

e3fullbleed

Preço

Num dos aspectos mais importantes para os consumidores brasileiros, o E3 se sai muito bem: podendo ser encontrado por até R$ 399 reais em algumas promoções online. Os concorrentes Moto E e L70 costumam custar em torno de R$ 450.

Câmera

Em termos de megapixels a câmera do E3 não é superior aos concorrentes, porém seus recursos extras acabam lhe rendendo a vitória: ela conta com o HDR ausente no smart da LG, além de flash e autofoco ausentes no Moto E. Pra completar, é a única entre os três que filma em Full HD.

Tela

As telas dos três aparelhos são bem parecidas em termos de definição, porém a do Xperia apresenta o melhor contraste, balanço de cores e ângulos de visão.

A tela do E3 tem 4.5 polegadas de tamanho, igual à do L70 e maior que a do Moto E (4.3).

Bateria

Se você quer ficar longe da tomada por longos períodos, esse é um aparelho indicado pra você. Veja o gráfico abaixo:

Performance

O hardware do aparelho Sony deixa a concorrência comendo poeira. Ele conta com chipset Snapdragon 400, enquanto os concorrentes usam o modelo inferior, o Snapdragon 200. Além disso possui processador Quad Core de 1.2 GHz, 1 GB de RAM e ótimo chip gráfico, o Adreno 305 (também o melhor entre os três). O resultado você vê abaixo:

Extras

O Xperia E3 é o único aparelho de sua categoria que conta com conectividade NFC (para transferência de arquivos, carregamento sem fio e pagamentos online).

Ele não possui versão com TV Digital como acontece com o Moto E, mas há uma versão single chip 4G, que ainda não chegou no país.

Conclusão

Se você procura um aparelho de entrada completo e com preço baixo, e não faz questão de TV Digital, o Xperia E3 da Sony é a sua melhor escolha. Ele roda todos os aplicativos da atualidade com muita fluidez e agilidade, e passa muita segurança em sua construção.

O espaço de armazenamento dele é bastante limitado, são 4 GB como nos outros aparelhos da categoria. Sendo assim, esteja preparado(a) para não se frustar quando for tentar instalar um jogo grande.