Smartphones

Xperia Mini – O pequenino com poder de gigante

É meus amigos, parece que a Sony Ericsson está querendo tomar a liderança da Samsung no segmento dos Androids de entrada.

Cheio de recursos e com excelente preço de lançamento, o Xperia Mini não está pra brincadeira. É bom os coreanos ficarem de olhos bem abertos.

Confira todos os detalhes desse aparelho em nossa análise exclusiva.

Filho de peixe…

Descendente de uma família que fez muito sucesso no Brasil em 2010, o modelo 2011 do Xperia Mini é, acima de tudo uma atualização que faz o que já era bom beirar a perfeição.

Basicamente, o Xperia Mini é uma versão compacta dos poderosos Neo e Arc. E sabe o que é mais impressionate? Ele tem o mesmo poder de fogo de seus irmãos maiores: mesmo tipo de tela, mesmo processador e até a versão do Android. Vejamos todo o arsenal no brinquedo:

Especificações

  • Sistema Android 2.3 (atualizável para 4.0)
  • Processador Scorpion de 1 GHz / GPU Adreno 205 / Chipset Snapdragon / 512 MB de RAM
  • Tela LED  de 3 polegadas / multitouch capacitiva / resolução 320 x 480 pixels / 16 milhões de cores / BRAVIA engine
  • 3G / Wi-Fi 802.11 b/g/n / DLNA / hotspot Wi-Fi
  • Câmera fotográfica 5 MP, 2592 x 1944 pixels / autofoco / flash
  • Gravação de vídeo HD 720p
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, bússula
  • Rádio FM stereo com RDS
  • Cartão microSD de 2 GB
  • Memória interna de 320 MB
  • Suporta Adobe Flash

Há ainda um modelo Pro, que possui todos os recursos acima e ainda agrega um utilíssimo teclado físico e uma câmera frontal para vídeo conferência. E como era de se esperar, é um pouco mais caro.

Design

Assim como seus antecessores, o aparelho vai contra a tendência dos Androids gigantescos, estabelecida principalmente pelos modelos top de linha. Seu tamanho reduzido é excepcional para usar com uma mão só, guardar no bolso e tirar fotos. E só deve trazer problemas mesmo para aquelas pessoas com mãos enormes.

Em sua parte frontal, apenas o botão home se mantém como botão físico, menu e voltar foram transformados em ícones capacitivos. Uma tendência criada pela Samsung no segmento que agora é adotada pela Sony.

No geral ele se mostra um aparelho muito bem construído, com visual jovem e sofisticado. E mesmo abusando do plástico, ele não passa a impressão de “barato”, muito pelo contrário: seu acabamento é, sem sombra de dúvida, o mais primoroso que você irá encontrar pelo preço sugerido.

Uma coisa que pode incomodar alguns usuários é a posição da entrada para fones de ouvido: no Xperia Mini ela fica localizada na parte inferior do aparelho, diferentemente da maioria dos smartphones atuais, que sempre trazem a entrada na parte superior.

Usabilidade

O Xperia Mini sai da caixa rodando a versão 2.3 do Android e, é claro, a personalização Timescape da Sony como interface principal. Para quem não conhece o “launcher” oficial da linha Xperia, vale uma espiadinha no vídeo abaixo:

Como você pôde conferir, a Sony Ericsson fez seu dever de casa e colocou no aparelho uma interface bastante inteligente, rápida e fácil de usar. Como sempre, aqueles que não curtirem o visual “degradê-azul-preto-translúcido” do Xperia podem substituir o launcher padrão por um que lhe agrade mais.

A performance de processamento do aparelho é tão boa, que podemos garantir; todos os seus games favoritos irão rodar macio.

Tela

A tela cresceu em comparação ao seu antecessor, e agora ocupa quase 90% da frente do celular com suas 3 polegadas.

Ela conta com a tecnologia BRAVIA da Sony, o que permite a exibição de cores vivas e um belo contraste, mesmo debaixo de sol. A definição das imagens e letras também não deixa a desejar – são 192 ppi de densidade de pixels – muito acima de qualquer celular da categoria.

A sensibilidade do touch também impressiona: os mais delicados gestos e toques recebem respostas instantâneas, sem nenhum vestígio de engasgada.

Câmera

A qualidade da câmera fotográfica é bastante satisfatória. Além disto, a existência de um botão disparador dedicado no aparelho e a presença de flash facilitam muito o seu trabalho de capturar aqueles momentos importantes.

A captura de vídeo fica abaixo do esperado: os vídeos HD produzidos no aparelho apresentam uma “luz rosada” no centro da imagem e possuem um nível de detalhe consideravelmente baixo, já que estamos falando de arquivos 720p. Mesmo assim, a qualidade oferecida é mais alta que da concorrência.

Som

A qualidade do som produzido pelo aparelho é muito acima da média. Isso se você está usando bons fones de ouvido ou mesmo alto-falantes externos, já que o alto-falante incorporado deixa um pouco a desejar, tanto em volume, quanto em clareza.

O player de música possui interface bonita e fácil de usar, e está cheia de recursos bacanas como busca pelo vídeo da música que está tocando no YouTube, um bom pacote de equalizações e um modo amplicador de graves que faz um excelente trabalho.

Conectividade

Aqui há pouco a dizer. O celular está conectado por todos os lados: 3G e Wi-fi com hot spot, DLNA, microUSB e Bluetooth 2.1 stereo.

O que faltou?

  • Maior memória interna(são apenas 320MB disponíveis);
  • Discagem inteligente;
  • Suporte à mais formatos de vídeo na player incorporado(ele toca apenas 3GP e MP4);
  • Maior qualidade no som dos alto-falantes;
  • O botão liga-desliga poderia ser maior e mais fácil de apertar.

Concorrência

Atualmente é possível encontrar no mercado brasileiro pela mesma faixa de preço os aparelhos Galaxy Ace da Samsung e Optimus Net da LG, ambos com processadores inferiores(800mhz).

Os dois concorrentes oferecem a mesma versão do Android(2.3), mas pecam pela qualidade da tela, que apesar de maiores que a do Mini, possuem resolução inferior. Além disso, nenhum dos dois aparelhos traz gravação de vídeo em HD.

A única possível vantagem encontrada no Optimus Net é a possibilidade de usar 2 chips simultâneos no aparelho e economizar um troquinho na hora de fazer ligações.

Conclusão

Com preço super competitivo e pacote de recursos que deixa qualquer um de boca aberta, o Xperia Mini tem tudo para emplacar no mercado brasileiro.

Então se você está pensando em entrar no mundo Android, busca por um celular compacto, com preço justo, e que esbanje recursos, nem pense duas vezes, esse é o seu aparelho.

A Sony Ericsson já confirmou que vai atualizar toda sua linha Xperia de 2011 com a mais nova versão do sistema do Google. E isso inclui o Mini! Agora imagina: por apenas R$449 você poderá usar, em toda sua glória, o Android 4.0.

Já comprou um desses? Não deixe de compartilhar com a gente as suas impressões. Os comentários estão aí pra isso.

Com informações e imagens: [GSM Arena]