Reviews

Smartphones Nokia com Windows chegam ao Brasil com muita festa. Comprar ou não?

Essa semana a Nokia está lançando dois novos smartphones no mercado brasileiro: o Lumia 710 – modelo médio da linha – que já pode ser comprado por 999 Dilmas, e o Lumia 800 – topo de linha – que você leva pra casa por 1699 Dilmas.

Muitas festas de lançamento estão acontecendo pelo Brasil e tem até loja dando XBOX 360 de graça na compra de um Lumia 800. Algumas operadoras estão oferecendo descontos bastante atraentes e algumas até brindes.

Mas esse barulho todo com os novos aparelhos Windows Phone da marca finlandesa pode não ser tão empolgante assim. Vejamos porquê.

Chegou tarde…

A Nokia vem amargando resultados ruins no mercado de smartphones há alguns anos, principalmente por causa do iPhone e um certo robozinho verde do Google. Agora, quase que num movimento desesperado, ela aposta todas as suas fichas no sistema móvel da Microsoft, que por sinal é muito bom, mas ainda não demonstrou força suficiente para brigar com os já consolidados Android e iOS.

Apesar da demora para entrar na briga com os dois atuais gigantes dos smartphones, Samsung e Apple, a Nokia conta com a sólida confiança dos consumidores em seu hardware e a experiência de quem já dominou durante anos esse mercado.

Memória de um passado glorioso.

Resta agora saber se  a união Nokia+Microsoft terá poder de fogo para pelo menos colocá-las na briga. Mas uma coisa ninguém discute: é muito bom ver uma empresa como a Nokia se reinventando.

Se você ainda não está familiarizado com o sistema Windows Phone, dê uma olhada no vídeo abaixo que o mostra em ação num Lumia 800:

Agora que já colocamos ordem no clima de “ôba-ôba” que permeia os grandes lançamentos da semana, vamos analisar tecnicamente cada um dos aparelhos lançados, e ver se a Nokia merece nosso suado dinheirinho.

Motivos para comprar o Lumia 710:

As mina pira no colorido!

O nosso querido Pedro Burgos do Gizmodo Brasil deixa bem claro o que pode deixar os brasileiros interessados nesse celular:

“A aposta da Nokia neste primeiro momento está mesmo no Lumia 710, que está abaixo da marca mágica de mil Reais. Ele é bem decente, até porque o Windows Phone roda com fluidez em basicamente qualquer hardware. Além do preço, ele tem outros pontos fortes para se dar bem nas vendas. Você pode achar bobagem, mas a coisa das capinhas traseiras trocáveis é algo bem valorizado no Brasil, que curte a personalização light que não dá trabalho. O Nokia Dirigir e o Nokia Música também agregarão valor em comparação ao Omnia W da Samsung.”

Além desses fatores, a filmadora do Lumia 710 também faz bonito gravando vídeos em HD(720p) com qualidade excepcional.

Motivo para NÃO comprar o Lumia 710: Samsung Omnia W

Preço: por estar há mais tempo no mercado, já pode ser encontrado por até R$100 a menos que o Lumia 710.

Construção melhor: a tampa da bateria do Omnia W é feita em aço escovado, enquanto a do Lumia é feita de plástico. O conjunto dois ícones touch + botão físico central do Omnia se mostra mais funcional(e mais bonito) do que os três botões físicos unidos do Lumia.

Tela: o Omnia conta com tela Super AMOLED contra a “basicona” TFT LCD do Lumia. Ambas possuem o vidro Gorilla Glass(resistente à riscos e quedas).

Som: o Ominia também possui melhor qualidade de som, tanto nos fones de ouvido quanto nos alto-falantes.

Bateria: nos testes realizados pelo GSMArena o Samsung Omnia W mostrou que sua bateria dura muito mais que a do concorrente da Nokia. Só pra você ter uma idéia, navegando na Internet a bateria do Omnia durou 2h40min a mais que a do Lumia. Assistir a vídeos faz a derrota da Nokia ser ainda mais humilhante: são 3h27min contra 7h49min que o aparelho da Samsung aguenta. E olha, duração da bateria é um dos quesitos mais importantes na hora de escolher um smartphone. A Nokia deveria ter feito o dever de casa.

Motivos para comprar o Lumia 800:

Design absolutamente lindo.

Interface simples e inteligente. Certamente irá agradar muita gente. Principalmente os usuários de Android que acham o sistema complicado e bagunçado.

Hardware competitivo e fluidez por todos os lados.

Câmera fotográfica e filmadora bastante competentes.

Integração impecável com os serviços da Microsoft, incluindo a XBOX Live.

Motivos para NÃO comprar o Lumia 800: iPhone 4S e Samsung Galaxy SII

Aqui não precisa dizer muita coisa, não é? O iPhone 4S possui preço equivalente, todo o valor agregado da marca Apple e seus serviços, além do competente sistema iOS, que entre outras coisas, oferece milhares de aplicativos a mais que o sistema da Microsoft.

As vantagens também são muitas para quem escolhe um Samsung Galaxy SII ao invés de um Nokia Lumia 800:

  • suporte a diversos formatos de vídeo, entre eles os famosos DivX, XviD e MKV;
  • tela maior e melhor;
  • integração total aos serviços do Google;
  • diversas possibilidades de customização do sistema Android;

Concluindo…

Se você está pensando em comprar um dos aparelhos, sugerimos que leia a análise completíssima do Lumia 800 no ZTOP, e confira o vídeo com o hands-on do Lumia 710 feito pelo Tecnoblog.

Também não deixe de experimentar os novos aparelhos da Nokia em mãos, você pode se surpreender com o Windows Phone. Ele é diferente de tudo que você já viu em smartphones, e uma nova abordagem merece uma chance.

Não esqueça de colocar suas opiniões nos comentários!

Mais informações no site oficial da Nokia.