Reviews

Samsung Galaxy Win 2 chega nas lojas com boas melhorias para enfrentar a concorrência

Depois de perder muito espaço no segmento dos smartphones intermediários para a Motorola, a linha Samsung Galaxy começa a ajustar seus aparelhos para se reposicionar frente à concorrência. Pelo menos para o mercado brasileiro ela parece estar fazendo os movimentos certos.

O novo Galaxy Win 2 Duos recebeu melhorias significativas em relação ao modelo anterior da linha, atacando exatamente os pontos que mais atraem os brasileiros na atualidade: câmera frontal, TV digital e 4G.

Selfies!

Depois de descobrir que os consumidores brazucas se amarram numa selfie, a fabricante correu atrás de melhorar a câmera frontal de seus smarts. O primeiro contemplado foi o Galaxy Gran Prime, lançado no final do ano passado com 5 MP para selfies. Agora o Win também recebe um bom upgrade, saindo da VGA (que não serve pra quase nada) para 2 MP (que com boa luz tira fotos até bem bacaninhas).

TV Digital com resolução superior

Enquanto Motorola, LG e Sony oferecem na mesma categoria Androids com TV Digital de baixa resolução (1-seg – 320×240 pixels), a Samsung resolveu dar um passo além; colocando no Galaxy Win 2 um sintonizador digital que exibe imagens com a mesma resolução da tela do aparelho, ou seja 800×480 pixels. A diferença na prática é impressionante: dá até pra chamar de HD.

Fátima em HD!
Fátima em HD!

Aqui é 4G, mané!

Outro movimento importante da coreana: inserir 4G num smartphone intermediário sem aumentar seu preço. Agora que a rede do país já está com uma cobertura maior para o novo sistema, este realmente se torna um diferencial e tanto frente à concorrência, ainda presa no 3G.

Apenas o Moto E de segunda geração (sem TV Digital) conta com 4G pelo mesmo preço.

Performance

O Win 2 conta com processador Quad Core de 64 bits; o que em teoria o dá certa vantagem frente aos equivalentes de outras marcas, principalmente quando o assunto é games. Infelizmente só poderemos comprovar essa superioridade quando saírem os primeiros resultados nos testes de benchmark.

A bateria do aparelho também se mostra competente e ainda conta com o recurso ultra economia (herdado do S5) que deixa a tela preto e branco para fazer render mais tempo aquele restinho de energia.

O ponto fraco

A resolução da tela continua sendo a grande fraqueza dos aparelhos mais baratos da Samsung. Em praticamente todas as faixas de preço até R$ 1.000 a concorrência oferece resoluções melhores.

Apesar do ótimo equilíbrio de brilho, contraste e cor, além dos bons ângulos de visão, a resolução de apenas 480×800 pixels para uma tela de 4,5 polegadas oferece baixa densidade de pixels, o que pode incomodar os consumidores mais exigentes (principalmente os que lêem muito no aparelho).

O Galaxy Win 2 pode ser encontrado em lojas online à vista por R$ 620. Com o mesmo dinheiro, você pode optar por aparelhos dotados de telas com resolução superior, como é o caso do Moto G 2ª geração e o Xperia E3. Mas é tudo uma questão de prioridades.

Especificações Técnicas

  • Tela WVGA TFT (800X480) de 4,5 polegadas;
  • Processador Quad-core 1,2 GHz;
  • Sistema operacional Android 4.4 (KitKat);
  • Câmera de 5 MP com flash e autofoco;
  • Câmera frontal de 2 MP;
  • Dual Chip 4G LTE;
  • 1 GB de RAM;
  • 8 GB de memória interna;
  • Entrada para micro SD de até 64 GB;
  • Bateria: 2.000 mAh.

Especificações completas no site da Samsung.

win2_1
Clique na imagem para ampliar.
win2_2
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
win2_5
Clique na imagem para ampliar.
win2_6
Clique na imagem para ampliar.

Conclusão

O Samsung Galaxy Win 2 Duos é um aparelho com hardware muito bom e diferenciais suficientes para agitar o mercado. Nos próximos meses ele deve cair de preço, o que o deixará ainda mais interessante. Além disso, ele é um dos mais finos da categoria, com apenas 8,8 mm de espessura: um fator decisivo na hora da compra para as mulheres, que odeiam ficar com volume nos bolsos.

Imagens: Tecmundo, Tecnoblog