Reviews

Relatório mostra que está difícil competir com os Androids da Samsung

Gartner acaba de liberar o relatório mundial de vendas de smartphones no primeiro trimestre de 2012. E alguns pontos são bastante interessantes para nossa análise.

Estes são os números totais de vendas(aparelhos comuns+smartphones)

A Samsung domina o Android. Os dados da Gartner mostram que mais de 40% de todos os aparelhos Android vendidos no último trimestre são da coreana.

Isso deixa 60% do mercado para as outras fabricantes, mas, segundo o relatório, nenhuma delas alcança 10% desse volume. Nenhuma.

Em termos de marca, a Samsung agora também é a fabricante número 1 de aparelhos celulares no mundo, a frente da Nokia. A finlandesa pode ter a posição número 2 no mercado, mas nós temos que lembrar que a maior parte do volume de vendas dela é de aparelhos rodando o já moribundo Symbian OS. Muito pouco ainda é vendido de aparelhos Windows Phone.

Então, considerando que nos próximos anos o “celular comum” irá morrer, dando seu lugar aos smartphones, vamos dar uma olhada nas fabricantes e seus volumes. A Samsung é a número 1 em smartphones, tendo vendido 38 milhões de aparelhos. A maioria Android, e alguns poucos Bada OS. De acordo com a Gartner assim está o Market Share atual:

  1. A Samsung possui 26% de market share
  2. A Apple tem 23%
  3. A RIM(Blackberry) tem 7%

Essas são as principais fabricantes de smartphones da atualidade, mas o crescimento de ZTE, LG e Huawei pode mudar um pouco as coisas em breve.

O que esses números dizem às outras fabricantes?

Se você olhar atentamente a tabela da Gartner acima, irá perceber que todas as fabricantes de aparelhos Android(exceto Samsung) não estão fazendo sucesso. Mesmo a HTC, queridinha dos aparelhos high end está apanhando feio. Nesta categoria, competir com a Samsung não é fácil. As fabricantes teriam que criar algum serviço muito diferenciado para tentar arranhar o êxito dos Galaxies S.

Na categoria low end, a maior oportunidade ainda reside no público que pouco a pouco vai abandonando a Nokia. O Symbian está morrendo e aparelhos Android bons e baratos podem facilmente abocanhar essa fatia do mercado. Windows Phone e Apple não irão entrar nessa categoria tão cedo. Então essa é a hora das fabricantes de Android mirarem nesse público.

Fonte: [Android Central]