Reviews

Quem diria: a melhor opção de Windows Phone 8 da Nokia é o aparelho mais barato, o Lumia 520

Se você está procurando um smartphone na faixa de preço dos R$ 500, já deve ter percebido que a concorrência é acirrada na categoria, e fica concentrada quase que completamente em aparelhos com sistema Android. Ao chegar numa loja, certamente o vendedor irá te mostrar opções da Motorola, LG, Samsung e Sony.

Mas correndo por fora há um aparelho com sistema Windows Phone 8 que se destaca dos demais da categoria por possuir especificações bastante superiores. O Lumia 520 da Nokia é um smartphone barato e potente, pronto para agradar tanto os iniciantes no mundo dos smartphones, quanto àqueles que se decepcionaram com os Androids da mesma faixa de preço.

Conheça melhor o aparelho no vídeo abaixo:

Você pode garantir o seu Lumia 520 por apenas R$ 494 em nossa loja parceira, a efácil.

A Nokia lançou diversos Lumias no mercado brasileiro este ano, mas, enquanto os Tops e Intermediários da linha sofrem com a poderosa concorrência da Apple e da Samsung – que contam com sistemas mais populares e gigantesca oferta de aplicativos, o 520 – Windows Phone 8 mais barato do mercado -, pode reinar absoluto como o melhor custo-benefício de sua categoria. Veja como a seguir.

Tela

Androids da mesma faixa de preço costumam apresentar telas pequenas (por volta de 3 polegadas), com baixa resolução e resposta ao toque longe do ideal. Veja o que grandes sites de tecnologia estão dizendo sobre a tela do Lumia 520:

TECMUNDO:

A tela LCD IPS de 4 polegadas é um ponto positivo do aparelho da Nokia. Com resolução de 480×800 pixels e definição 233 ppi, oferece ótima qualidade de imagem.

Além disso a sensibilidade de tela do Lumia 520 está entre as melhores do mercado. A resposta aos toques é precisa e eficaz e o sistema de haptics (retorno sonoro ou físico para o usuário informando que o comando foi aceito) é claro e exato.

GSMARENA:

Apesar do 520 não utilizar a tecnologia ClearBlack encontrada nos Lumias mais caros, os ângulos de visão da tela são muito bons.

Velocidade

Apesar de ainda carecer de muitos aplicativos já disponíveis em outras plataformas (Instagram, estou olhando pra você), o sistema Windows Phone 8 roda liso no Lumia 520. As transições são sempre flúidas, os carregamentos são ágeis e a experiência é totalmente livre de engasgos, ao contrário do que podemos encontrar em Androids do mesmo preço. Veja mais opiniões abaixo:

TECMUNDO:

Para o uso no dia a dia, com aplicativos convencionais de produtividade, certamente você não terá nenhum tipo de problema. Em jogos, ao menos naqueles compatíveis com as configurações do produto, você também não encontrará dificuldades.

Design

Numa primeira olhada pode ser que você ache que ele possui um aspecto “pobre”. Mas basta usá-lo para esquecer essa primeira impressão. Você irá perceber que o Lumia 520 é um aparelho com visual jovem, leve e gostoso de usar. Outros sites confirmam:

TECMUNDO:

Pesando apenas 124 gramas, o Lumia 520 é um aparelho leve e bastante anatômico. As bordas arredondadas colaboram para que o celular possa se moldar naturalmente nas mãos.

WPCENTRAL:

O Design e acabamento do Lumia 520 certamente elevam o nível da categoria à um novo patamar de beleza, ergonomia e qualidade.

Vale à pena?

Prós em comparação à Androids de mesmo preço:

  • Sistema mais rápido e estável;
  • Tela maior e melhor;
  • Maior espaço de armazenamento;
  • Pode ser usado com luvas (recurso exclusivo na categoria).

Contras em comparação à Androids de mesmo preço:

  • Bateria dura um pouco menos;
  • Sistema ainda com algumas limitações;
  • Menor oferta de aplicativos;
  • Não possui rádio FM.

Alguns aspectos ainda precisam ser melhorados no Windows Phone 8: ele precisa urgentemente de um gerenciador de arquivos nativo, uma forma mais rápida de acesso à controles como Wi-fi, 3G e brilho da tela, e um sistema de notificações mais completo.

Apesar disso, algumas melhorias incluídas nesta versão, como a transferência de arquivos via bluetooth e a personalização da tela home, foram muitos bem-vindas.

De qualquer forma, tudo que o Lumia 520 oferece funciona muito bem, e essa é a principal expectativa de quem paga 500 reais em um aparelho. O público da categoria sabe das limitações desta faixa de preço, e, se estiverem dispostos à fazer algumas concessões relacionadas à escolha do sistema Windows Phone, certamente encontrarão no Lumia 520 um excelente companheiro.