Reviews

Neffos C5: o primeiro celular da TP-Link

No dia 2 de junho chegou ao Brasil o primeiro smartphone da TP-Link, o Neffos C5. Veja todas especificações do dispositivo que inaugura um novo seguimento da empresa.

Conhecida principalmente pelos modems e roteadores que produz, a empresa chinesa TP-Link trouxe para o Brasil seu primeiro smartphone, anunciado no início deste ano, o Android, Neffos C5 (na família existem o C5L e o C5 Max, por enquanto indisponíveis no Brasil). Segundo o vice-presidente da empresa, Justin Tu, o C5 chega com uma proposta de “utilitário” da marca, seguindo uma linha casa/trabalho.

Posicionado na média entre outros dispositivos, ele oferece as seguintes especificações gerais:

Especificações

  • Android 5.1 Lollipop;
  • Processador MediaTek  64-bit Quad Core 1.3 GHz;
  • 2GB de RAM;
  • 16 GB de armazenamento interno expansível até 32GB com o cartão SD;
  • Câmera traseira de 8 MP com flash dual-LED;
  • Câmera frontal de 5MP;
  • Tela IPS de 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720);
  • 4G dual chip;
  • Sensores de proximidade, luz ambiente, bússola e acelerômetro;
  • Bateria de 2200 mAh.

neffos c5 tela

Sua estrutura plástica reflete no preço pago pelo telefone, por enquanto disponível apenas no site KaBuM (veja o preço abaixo). Não há botões na frente, a TP-link optou pelos botões virtuais do Android. O design é discreto com o logo localizado abaixo da tela.

A tela é brilhante e funciona bem sob a luz solar. Os únicos botões físicos são os de energia e volume, que ficam posicionados à direita e bem acessíveis para qualquer tamanho de mão, e possui uma entrada microUSB na parte inferior. Na parte superior encontram-se um conector de áudio e o microfone cancelador de ruído.

A tampa traseira é removível e a bateria de 2200 mAh não é lá muito abundante, o suficiente para 12 horas de atividade. Na traseira encontra-se também a câmera, o flash dual-LED e um alto-falante. Para a conectividade o Neffos C5 oferece 4G com até 150 Mbps de download e 50 Mbps de upload e roda com Android 5.1 Lollipop.

A marca TP-Link tem um pequeno número de aplicativos próprios. Gestão do sistema é um deles, e um recurso bastante útil de “economia de dados” que permite decidir qual aplicativo tem prioridade para o uso do Wi-Fi com controles individuais para cada um deles. O usuário pode por exemplo, decidir que o YouTube não pode usar os dados do dispositivo quando o WhatsApp não tem Wi-Fi.

Se você curte tirar muitas fotos, 8 MP pode ser um pouco abaixo do esperado. A TP-Link talvez tenha tentado compensar isso com um aplicativo de câmera com diversos modos e filtros. O modo “beleza” por exemplo, torna as pessoas da foto melhor do que na vida real. Já a câmera frontal com 5 MP vem com lente grande-angular que promete uma maior amplitude na hora das selfies com os amigos.

neffos c5 unboxing

Vale à pena?

De um modo geral o Neffos C5 atende a todas as necessidades de um bom smartphone Android, se a TP-Link queria isso para este dispositivo médio, ela conseguiu, a começar pelo preço: R$ 699,90 à vista e as 100 primeiras unidades vêm acompanhadas de um carregador portátil TP-Link 2600mAh Power Bank Branco de brinde.

Enfim, ele é compacto e acessível, cumpre todas as necessidades básicas de um dispositivo médio. Seu ponto forte é a luz vibrante e brilhante do display e o fraco é a baixa resolução da câmera principal.

E aí? Ficou curioso? Que tal a sugestão para o Dia dos Namorados? Deixe seu comentário. Nós do Mobizoo queremos saber as expectativas quanto ao novo dispositivo. Até logo!