Reviews

Galaxy J5 Metal: por que a Samsung faz isso?

Por algum motivo bizarro a Samsung decidiu que o nome Galaxy J5 2016 não servia para o Brasil, e decidiu mudar o nome da nova versão do bem-sucedido J5 para Galaxy J5 Metal. Não faz sentido!

Tudo bem, realmente agora o aparelho possui corpo em metal, mas a série A (A5 e A7) também tem corpo em metal, porém usam 2016 nos nomes de suas versões mais recentes. Pra quê gerar mais confusão, Samsung?

Com esse nome, os mais desavisados podem simplesmente imaginar que trata-se de um J5 igual ao do ano passado, só que com corpo de metal. E ainda por cima bem mais caro.

Para esclarecer o mal-entendido vamos apresentar nesse post as principais diferenças entre as versões 2015 e 2016 do Galaxy J5.

Tirando o nome, tudo é melhor no novo J5

Primeiramente vamos deixar bem claro: o Galaxy J5 Metal (J510M) é a atualização 2016 do Galaxy J5 (J500M). E por isso deveria se chamar Galaxy J5 2016 (como é no resto do mundo).

Tudo é ligeiramente melhor ou maior nessa versão: a tela saltou de 5 para 5.2 polegadas, a memória RAM saltou de 1.5 GB para 2 GB, e a bateria foi de 2600 mAh para 3100 mAh.

Mas a mudança mais significativa está no design: o acabamento do aparelho recebeu um upgrade muito bacana, deixando de lado aquele visual “barato” do plástico, e adotando o estilo mais premium do metal.

galaxy j5 2015
Não me deu bola quando eu era feio e pobre…
galaxy j5 2016
…agora não vem me procurar!

E apesar de ter mantido o mesmo chipset (Snapdragon 410) do ano passado, o novo aparelho teve uma evolução de desempenho, resultado da atualização do Android para a versão 6 Marshmallow, e do aumento de RAM.

Veja abaixo os resultados nos testes do Antutu Benchmark:

O celular também ganhou NFC, ausente na versão anterior, e sua câmera frontal ficou mais sensível na captação de luz, saltando de f/2.2 para f/1.9.

O canal LinuxBRS publicou um vídeo super bacana que mostra o que melhorou na nova versão. Confira:

E aí, o que você achou da versão 2016 do Galaxy J5? Deixe suas opiniões nos comentários!