Reviews

Chromecast parece um pen drive, mas é uma revolução do Google para a sua TV

As Smart TVs se popularizaram bastante nos últimos meses, principalmente por agregarem funções que facilitam a vida de quem curte vídeos online. O problema é que a grande maioria dessas TVs possuem interfaces complicadas e lentas, cheias de ícones e opções confusas – o que acaba afastando aqueles que só querem sentar no sofá e aproveitar suas horas de descanso.

E para piorar, cada fabricante usa um sistema diferente em suas Smart TVs, fazendo com que o consumidor seja obrigado a aprender como utilizar sistemas diferentes a cada novo aparelho adquirido. Isso também vale para os Blu Ray Players com funções online e demais Media Players, como a Apple TV.

Pensando em acabar com essa complicação, o Google está trazendo ao mercado um simpático aparelhinho que parece apenas um pen drive, mas na verdade possui aspirações muito audaciosas: o Chromecast quer concentrar todo o consumo de mídia online da sua TV.

A proposta é genial: com esse aparelho plugado na sua TV, ela se torna capaz de exibir vídeos online de qualquer dispositivo com o navegador Chrome ou aplicativo com a função Chromecast (Netflix por exemplo). Dessa forma, qualquer vídeo da Internet vai parar na sua TV com apenas um clique.

Instale a extensão no Chrome e anvie vídeos para a TV com apenas um clique.
Instale a extensão no Chrome e envie vídeos para a TV com apenas um clique.

Um detalhe importantíssimo do aparelhinho é o preço: o Google está vendendo o Chromecast lá fora por apenas 35 dólares. Um preço ultra agressivo que deve ter dado um soco no estômago da concorrência.

Unboxing

Como Funciona?

Para fazer o Chromecast funcionar, tudo o que você precisa é uma TV com entrada HDMI, uma rede Wi-fi, e algum dispositivo com o navegador Chrome instalado – iPhone, iPod, iPad, smartphone ou tablet Android, lap top ou desktop. As 20 pessoas que ainda usam BlackBerry ficam de fora.

O aparelho também trabalha com aplicativos padrão do Android, como o Google Play Music e Google Play Filmes.

Primeiro você deve plugar o aparelhinho numa entrada HDMI, com as opções de alimentação via entrada USB da TV ou fonte de alimentação bivolt (inclusa), depois o conecta à sua rede Wi-fi. A partir daí, ele já está pronto para receber conteúdo de algum dispositivo.

No vídeo abaixo, nossa amiga utilizou um tablet Android para transmitir uma série do Netflix para a TV, via Chromecast. Ela ainda mostra que é possível assistir outro vídeo no tablet, enquanto acontece a transmissão para a TV.

Conclusão

Esse é o gadget que todos estavam esperando: simples, barato e divertido. Com o Google disponibilizando o SDK para desenvolvedores, em breve outras possibilidades surgirão no Chromecast: como tocar arquivos locais (armazenados no seu computador ou celular) e games que integrarão sua TV com dispositivos móveis.

Lá fora o Chromecast já está esgotado em todas as lojas, podendo ser encontrado apenas no eBay pelo dobro do preço normal (malandros!).

Nós brasileiros ainda teremos que esperar um pouquinho até podermos colocar nossas mãos no brinquedo. Mas como o Google está se empenhando bastante em trazer suas novidades para o país (como aconteceu com o Nexus 4), talvez possamos ser surpreendidos com um lançamento ainda este ano.

Fontes: Android Central (imagens), TechnoBuffalo (vídeos)