Reviews

Análise UMi Plus: o que todo intermediário deveria ser

O UMi Plus é um smartphone Android intermediário que se destaca na multidão pelo preço super competitivo, seus 4 GB de RAM e sua bateria de longa duração.

A UMi é uma das melhores fabricantes chinesas do momento, e seus aparelhos têm sido muito procurados por brasileiros que buscam o melhor custo-benefício. Entre os modelos mais populares, está o UMi Plus, que apresenta especificações superiores às de um Moto G4 Plus, e custa metade do preço.

Passei algumas semanas usando o UMi Plus como meu celular principal, e neste post você irá conferir todas as minhas impressões sobre este celular, que foi gentilmente cedido pela GearBest.com para esta análise (link para compra no final).

Custando aproximadamente R$ 800 (com taxa de importação incluída), o UMi Plus conta com um arsenal de especificações digno de um top de linha, acabamento premium em alumínio e recursos extras, como um botão totalmente configurável. Veja:

Especificações:

  • Android 6 Marshmallow (puro) (em português) (com atualização confirmada para Android 7);
  • 4G+ Dual Chip (1 micro sim + 1 nano sim);
  • Tela IPS Full HD de 5.5 polegadas (1920 x 1080 px);
  • Vidro T2X-1 2.5 D resistente à riscos;
  • Chipset MediaTek Helio P10 Octa Core de 1.8 GHz;
  • 4 GB de RAM;
  • GPU Mali T860;
  • Câmera traseira de 13 MP com flash dual tone, PDAF e HDR;
  • Câmera frontal de 5 MP;
  • Gravação de vídeo Full HD;
  • 32 GB de armazenamento interno;
  • Entrada para microSD até 256 GB;
  • LED de notificação;
  • Botão extra configurável;
  • Leitor de impressão digital frontal;
  • Sensores: luz ambiente, acelerômetro, gravidade, proximidade, magnetômetro, giroscópio;
  • Bluetooth 4;
  • A-GPS, GLONASS;
  • USB Tipo C;
  • Rádio FM;
  • Bateria 4000 mAh com carregamento turbo.

Unboxing

Design

Dos smartphones chineses que já testei, o UMi Plus está entre os mais bonitos. E apesar de ser um modelo intermediário, seu design o deixa com ar de top de linha.

umi7

Seu corpo construído em alumínio tem ótimo acabamento, os botões laterais também em alumínio são bastante caprichados, e o vidro de cantos arredondados é super “macio” e gostoso de usar.

umi6

Apesar da informação não ser confirmada pela fabricante, creio que o vidro do aparelho conta com proteção oleofóbica, já que durante meu uso não notei engorduramento ou marcas de dedo sobre a tela.

umi3

Abaixo da tela do aparelho temos 2 botões sensíveis ao toque invisíveis (voltar e menu), e no meio o leitor de impressão digital que também funciona como tecla Home.

Aliás, é importante dizer: achei uma sacada genial da UMi colocar esses botões físicos no modelo, e dar também a opção de ativar a barra de navegação virtual do Android. É o melhor de dois mundos disponível no mesmo aparelho.

Detalhe: a tecla Home incorporada no leitor de impressão digital tem três funções: um clique acorda o aparelho, um toque vai para Home, e um clique longo aciona a tela multitarefa. Muito prático!

umi5

Além de toda essa facilidade de navegação, a UMi também disponibilizou um botão extra configurável no Plus. Ele fica posicionado logo abaixo da gaveta de chips, e pode ser usado para acionar a câmera, aplicativos selecionados, contatos e etc.

umi4

No topo temos o bom e velho conector padrão de fones de ouvido (obrigado, UMi!), e um belo LED de notificações.

Este LED pisca suavemente em diversas cores de acordo com o aplicativo que está notificando, e fica aceso em verde quando o aparelho está carregando. É difícil explicar, mas esse é um dos LEDs de notificação mais bonitos que já vi – bem mais sofisticado que o de aparelhos como o Lenovo Vibe K5.

umi10

Tela

Não há muito o que falar do UMi Plus nesse quesito: a tela do aparelho é excepcional e não deve em nada para os tops do momento.

A definição é incrível, as cores são vivas, o contraste é muito acima da média – com pretos “bem pretos” –, a visibilidade sob o sol é ótima e os ângulos de visão são impecáveis.

Só não dá para dizer que a tela do UMi Plus é perfeita, pois achei que o brilho máximo dela poderia ser um pouquinho maior.

umi9

Câmeras

Apesar de não contar com uma câmera traseira de alto desempenho, o UMi não faz feio.

Com boa iluminação, as fotos são bem satisfatórias. E o HDR funciona bem para compensar sombras e outros detalhes.

Vejamos os exemplos:

img_20161110_155455

img_20161110_155735

img_20161101_170447
Sem HDR o céu estorou um pouco.
img_20161101_170456
Com HDR o céu ficou ótimo.

img_20161109_183716

img_20161109_183727
Aqui o HDR clareou bem a imagem, sem afetar as cores reais.

img_20161110_164329

img_20161110_164422

img_20161110_164902

img_20161110_162939

img_20161110_163239
Interior escuro da confeitaria Colombo – sem HDR.
img_20161110_163225
Interior escuro da confeitaria Colombo – com HDR.

Também fiquei bem satisfeito com os resultados da câmera frontal. Fotos bem definidas e equilibradas, mesmo usando o recurso de “embelezamento”.

img_20161110_160728
Meu rosto sem embelezamento.
img_20161110_160739
Meu rosto COM embelezamento.

Só fiquei um pouco decepcionado com as fotos macro (objetos muito próximos) feitas com a câmera traseira.

Mesmo com muito esforço para focar os objetos, ainda senti que a definição deles poderia ser melhor na imagem obtida.

img_20161110_161311
Tá focado, pero no mucho.

A gravação de vídeo em Full HD da câmera traseira também me deixou impressionado, especialmente pela excelente captação de som. Veja:

Desempenho

Com 4 GB de RAM e Android 6 praticamente puro (há apenas alguns recursos extras inseridos pela UMi), era de se esperar que o Plus tivesse um bom desempenho. Mas ele é ainda melhor que as expectativas.

O sistema e as tarefas do dia-a-dia rodam de maneira absurdamente fluída, com troca entre aplicativos totalmente livre de engasgos ou esperas. Ah, e é importante dizer: ele vem limpinho, sem aquele monte de aplicativos inúteis que costumamos ver por aqui.

Dá só uma olhada no teste de velocidade que eu fiz usando aplicativos, e com o teste Antutu:

E falando em Antutu, a pontuação alcançada pelo Plus deu um verdadeiro banho na concorrência, ficando bem acima dos aparelhos brasileiros de mesmo valor, e superando inclusive o mais caro Moto G4 Plus. Veja:

Com relação aos games, eu não tive nenhum problema rodando diversos títulos, entre eles FIFA 17, Need for Speed No Limits e Gangstar Vegas. Veja:

Mas é importante dizer que o aparelho esquenta um pouco durante a jogatina, e pode apresentar frame drops em jogos não otimizados para chipsets MediaTek, como Asphalt 8: Airbone. Mas não é nada que prejudique a experiência.

Bateria

Este é sem dúvida um dos grandes destaques do UMi Plus.

Com 4000 mAh de capacidade e otimização de consumo de energia da MediaTek, a bateria deste modelo pode facilmente passar 2 dias inteiros longe da tomada.

Para você ter um ideia, mesmo usando-o intensamente durante estas semanas de teste, eu fui incapaz de fazer sua bateria acabar em apenas 1 dia de uso.

Saindo da tomada às 7 da manhã, o aparelho chegava ao fim do dia (20h) com inacreditáveis 70% de carga. Ponto para a UMi!

Som

Este é um item em que o UMi Plus nem se destaca, nem decepciona.

Apesar de parecer – por conta da saída dupla de som – o alto falante do aparelho não é estéreo, mas o som que sai dele é bem alto.

Só que apesar do bom volume (ótimo para notificações), a saída não é das mais empolgantes para quem quer ouvir música. Faltam graves, e por conta disso o som fica distorcido quando atinge o máximo.

O aparelho não vem com fones de ouvido, por isso tive que testar sua reprodução com meus fones Beats e Mi.

Em ambos os fones o som que ouvi foi de boa qualidade (MP3, YouTube, Rádio FM), porém faltou mais volume.

Nos Beats o volume máximo do aparelho ficou um pouco mais alto que nos Mi, porém ainda aquém do que ele alcança em outros smartphones.

Assim como em outros modelos da UMi, está presente no aparelho o recurso BesAudio de melhoria de som, porém na minha opinião ele não serve para nada, já que tanto no alto falante quanto nos fones de ouvido ele mais distorce o som do que amplifica.

Resumindo: este não é um aparelho para audiófilos, mas vai satisfazer os ouvintes mais casuais.

Prós e Contras

Prós:

  • Android 6 Puro, com atualização para Android 7 confirmada;
  • Bateria acima de qualquer expectativa;
  • O botão extra configurável é super útil;
  • Belo design e acabamento de primeira;
  • Muita velocidade em qualquer tarefa;
  • Ferramenta própria da UMi facilita do root;
  • Bateria dura o dia todo e carrega bem rápido;
  • O preço.

Contras:

  • Leitor de impressão digital poderia ser mais rápido;
  • Som com fones de ouvido poderia ser mais alto.

Conclusão

Mesmo com alguns probleminhas aqui e ali, é difícil não recomendar o UMi Plus. Afinal, ele custa bem mais barato que seus concorrentes brasileiros de mesma categoria, possui visual de cair o queixo, e ainda e ainda esbanja performance e duração de bateria.

Além dessas vantagens, o UMi Plus ainda tem uma carta na manga: a fabricante já confirmou que o aparelho receberá a atualização para o Android 7 Nougat, já agora no próximo mês (dezembro de 2016).


E aí, gostou da análise? Vai comprar o aparelho? Então que tal comprá-lo com um super desconto e ainda nos ajudar a manter o site? Basta clicar no botão abaixo:

COMPRAR

Deixo o meu agradecimento à GearBest, que gentilmente forneceu o celular utilizado nesta análise.