Publieditorial

Como monitorar seu patrimônio via smartphone

Monitorar o que acontece em sua casa pelo celular, em tempo real. O que seria uma cena fantástica em qualquer filme de ficção científica dos anos 70, hoje é uma realidade cotidiana.

O Digital Video Record (DVR) é um dos equipamentos mais procurados do mercado. Esse gravador de vídeo digital possibilita visualizar as imagens das câmeras de segurança instaladas no ambiente. Com a ajuda da tecnologia de nuvem, é possível fazer o monitoramento ao vivo pelo smartphone. Basta estar conectado à internet.

Assim, mesmo que você esteja do outro lado do mundo, poderá ficar em tranquilidade sabendo que seu patrimônio está muito bem protegido.

Como monitorar ambientes pelo celular

O monitoramento remoto por câmera de segurança tem sido muito utilizado em lojas, escritórios, condomínios residenciais e comerciais, entre muitos outros lugares. Veja como monitorar as imagens via dispositivos móveis é bem simples:

Conecte os cabos corretamente

Os cabos das câmeras de segurança que monitoram sua casa são conectadas às entradas do DVR. Do outro lado do gravador de vídeo digital, você encontrará saídas de vídeo para televisores e monitores. É só conectar tudo em seus devidos lugares.

Baixe o aplicativo específico para monitoramento em celular

Para acessar as imagens via internet, é necessário fazer download de um aplicativo específico indicado pelo fabricante do gravador de vídeo digital. Por esse motivo, é sempre bom começar lendo o manual do aparelho.

O gadget costuma ser o MEyePro. Ele é compatível com o sistema operacional do seu smarphone (seja Android ou iOS).

monitorar via smartphone

Configurações prévias

Você precisa ter configurado anteriormente o sistema CFTV de forma correta e as portas do seu roteador precisam já estar liberadas para o procedimento que será realizado no celular funcionar.

Em caso de dúvidas, o ideal é entrar em contato com o suporte técnico do fabricante do DVR.

Passo-a-passo para configurar seu celular para monitoramento remoto

  • Acesse a loja de apps do seu smartphone;
  • Faça download do aplicativo MEyePro (ou similar);
  • Ao abrir o aplicativo, é só clicar em Device List;

tutorial-monitorar-1

  • Insira o endereço IP do local onde suas câmeras de segurança estão instaladas. Para isso, pressione o sinal de mais (em Device List). Irá aparecer um espaço para você preencher alguns dados (nome de usuário, endereço, número de câmeras de segurança instaladas e senha);

tutorial-monitorar-2

  • Depois irá aparecer uma lista com a quantidade de câmeras de segurança informada por você (channel 1, 2, etc). Na sequência, é só adicionar câmera por câmera;
  • Uma boa dica é deixar o autoplay ativado nas opções selecionadas;
  • Para quem tem internet 3G, o ideal é deixar na opção Smooth (que já vem ativada) caso seja 4G, indica-se trocar para Real Time (essa opção irá precisar de uma conexão bem rápida para não travar a exibição em tempo real);
  • Depois de configurar, é só acessar as câmeras de segurança pelo celular quando quiser.

Já experimentou monitoramento remoto em seu condomínio, casa ou escritório? Conte para a gente como as câmeras de segurança têm protegido bem seu patrimônio.