Publieditorial

6 Passos Para Identificar um Perfil Fake

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Mobizoo.

As redes sociais são consideradas os murais da vida moderna. Através delas, fotos, vídeos e comentários ajudam a construir o perfil do usuário, assim como sua personalidade on-line. É também através das redes sociais, porém, que muitas pessoas mal intencionadas se aproveitam para gerar perfis falsos – os chamados fakes, repassando informações falsas e, até mesmo, aproveitando-se do suposto anonimato proporcionado pela rede.

Mesmo entre os mais cuidadosos, não é difícil deparar-se com contatos inusitados, capazes de levantar suspeitas a respeito de sua veracidade. Para confirmar a existência de fraude, portanto, é importante ficar atento a alguns detalhes. Saiba como identificá-los e proteja-se!

Como identificar Perfil Fake no Facebook.

Dicas para identificar um perfil fake

  1. Mecanismos de busca: uma simples pesquisa pelo nome ou nickname de seu contato pode fornecer bons resultados a respeito da veracidade do perfil. Não se trata de buscar dados íntimos, mas sim, informações que confirmem sua identidade, como citações em jornais, publicações acadêmicas, concursos, entre outros exemplos.

Outra pesquisa a ser feita é pela própria foto do contato, como é sugerido através de opções como “Pesquisar esta imagem no Google”. A intenção é confirmar que a foto utilizada não tenha sido retirada de perfis de outras pessoas, caracterizando assim um perfil fake.

  1. Redes sociais: é muito comum contar com perfis em diferentes redes sociais. Em cada uma delas, é possível encontrar diferentes dados a respeito da pessoa, considerando desde fotos, amigos, grupos e publicações. A dica consiste em buscar pelo contato em plataformas distintas, adicionando e, até mesmo, enviando mensagens para garantir se tratar da mesma pessoa.
  2. Fotos: desconfie de usuários que não utilizam a própria foto no perfil ou parecem sempre tentar esconder o rosto – seja por meio de imagens desfocadas, usando óculos escuros, com o rosto virado, entre outras formas de dificultar sua identificação.

Além disso, busque por fotos em eventos, festas, comemorações e, especialmente, marcações em postagens de amigos, parentes e demais contatos. Esse tipo de foto pode ser capaz de confirmar as informações ditas pelo contato, comprovando, por exemplo, os locais por ele frequentados.

Fotos enviadas em tempo real também são úteis, desde que nela estejam visíveis o rosto da pessoa e local onde ela está. Antes de aceitar qualquer arquivo, porém, certifique-se de contar com um bom software antivírus para verificar se o material enviado está livre de ameaças.

Como identificar Perfil Fake no Facebook.

  1. Rede de contatos: antes mesmo de aceitar o convite de amizade, verifique se vocês têm amigos em comum. Caso tenham, procure descobrir de onde se conhecem, conversando diretamente com a pessoa conhecida.

Outra tática é questionar sobre sua cidade de origem, escola e emprego, buscando encontrar referências como melhores amigos, colegas de trabalho e parentes, por exemplo. Se julgar necessário, adicione certos contatos, a fim de atestar informações.

  1. Engajamento: observe o nível de interação da pessoa com sua rede de contatos. Conversas públicas, comentários, curtidas, mensagens de aniversário, marcações e demais sinais de engajamento são boas referências para confirmar a veracidade da conta.

Fique atento também a perfis com a data de criação recente e com uma lista enorme de amizades ou, ainda, usuários que pareçam não contar com muitos critérios para aceitar solicitações. Afinal, é esperado que perfis fakes busquem acumular números e não relacionamentos.

Quem avisa, amigo é

Caso a dúvida persista, um bom truque é pedir a um amigo para adicionar o contato e tentar estabelecer uma conversa. A ideia consiste em comparar respostas, a fim de detectar possíveis incoerências ou mentiras.

Conhece mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: crimespelainternet / yournewswire.