Publieditorial

5 sites que você deve ter acessado quando a internet se popularizou

A internet chegou ao Brasil no final dos anos 80, mas só ganhou grande popularidade no final dos anos 90 e sem dúvida você ficou bastante empolgado quando descobriu a existência dela e que com ela poderia acessar inúmeras páginas com os mais variados assuntos de seu interesse e que poderia falar com seus amigos por meio de bate-papo online ou ainda que você poderia abandonar aquela velha e pesada Barsa na qual você  perdia horas fazendo pesquisa para escola, não é mesmo?

Mas você se lembra dos sites que mais acessava naquela época? Pra relembrar as pérolas que costumávamos acessar, preparamos, como uma homenagem ao Dia Mundial da Internet (17/05), uma lista com os cinco sites que certamente você acessava nos primórdios da internet:

Uol

uol

Um dos portais mais utilizados na época contava com índice imenso de notícias, shopping online, bate-papo e os mais variados assuntos. O único problema é que ele parecia de fato um portal, pois com a internet discada você demorava em média uns 30 minutos para conseguir entrar em outro ícone. A impressão que se tinha era que você entrava de fato num portal quase sem volta para páginas anteriores. O Uol ainda é muito conhecido, utilizado e abriga inúmeras páginas importantes, como o Charges e HumorTadela que vamos comentar abaixo.

Charges

chargess

Nos primórdios da web, o famoso Maurício Ricardo já representava nas charges pela internet. Com sacadas geniais e cheias de humor, o site Charges trazia assuntos como cotidiano, política, história, esportes, e costumavam ter grande audiência mesmo na era pré-histórica da internet. Atualmente, o site ainda existe e continua fazendo o maior sucesso só que agora com as charges feitas em vídeos, aproveite pra espiar um pouquinho esse trabalho superlegal.

Assustador

assustador

O assustador era um site que trazia fotos, vídeos, artigos, relatos de histórias sobre fantasmas, poltergeists, anomalias e mutilações. No conteúdo do site havia muita fotomontagem e supostos vídeos verídicos, que por sinal eram muito mal feitos, no entanto, na época ninguém questionava a veracidade dos fatos ou das fotos, e garotada ficava com um certo medo mesmo. Para quem ficou com saudades de ver aquelas bizarrices, temos uma boa notícia: o site ainda está no ar.

Humor Tadela

humortadela

O site Humor Tadela era sucesso de audiência na época e continua existindo ainda hoje. O site traz conteúdo humorístico como animações, charges, games online, piadas e vídeos. Você já deve ter acessado o Humor Tadela nos primórdios da Web, se você não é daquela época, dê uma olhada no site e veja um pouco do conteúdo que era e ainda é veiculado.

Cadê

cade

O Cadê foi um dos primeiros sites de busca descobertos no Brasil. Nele, eram listados os sites em tópicos então qualquer um que tinha um site acabava cadastrando ele no Cadê. Claro que ele foi esquecido depois do advento do buscador mais conhecido da Web, o Google. Ele não existe mais como site, mas foi comprado anos atrás pelo Yahoo.

Dá para perceber pelos cinco sites citados que a internet se popularizou muito no Brasil como forma de entretenimento, mas os ambientes coorporativos souberam aproveitar bem os recursos que ela trouxe. Seja como forma de diversão ou trabalho, a internet reconfigurou a forma de comunicação no Brasil e é sempre bom relembrar o início dessa história.

E você já acessou esses sites? Tem algum outro clássico que acha que deveria estar na lista? Deixe seu comentário!

Fonte: FastCom

Imagens: Uol, Charges, Assutador, HumorTadela, Marketing de Busca e Corbis Images