Opinião

Windows 10 nos Lumias: as primeiras impressões de quem está testando

Semana pré-carnaval… Você aí achando que nada vai acontecer… e pumba! A Microsoft libera o preview do Windows 10 para smartphones.

É claro que nem todo mundo terá acesso à esse primeiro preview; ele só foi liberado para os Lumias 830, 730 e 630 (e suas variantes), e ainda possui muitos bugs. Sendo assim, é mais recomendado para desenvolvedores ou quem tem um Lumia como aparelho secundário.

Muitos recursos ainda não estão funcionando corretamente, ou estão com um visual meio inacabado (espero eu). Mas já é possível conferir algumas mudanças, com a ajuda dos vídeos que selecionei abaixo:

Este produzido pelo pessoal do Windows Forever:

E este, da galera do WPClube:

Como você pôde ver, as mudanças mais visíveis são:

  • Papel de parede na tela home, e possibilidade de usar tiles transparentes;
  • Explorador de arquivos nativo (finalmente!);
  • Novo menu de configurações com lista compacta;
  • Barra de notificações mais completa e expansível.

Eu ainda espero que muita coisa mude até o lançamento, pois pelo que vi nas imagens, a Microsoft está abrindo mão de muitos elementos marcantes de sua interface gráfica em prol de uma aproximação maior com Android e iOS. Um exemplo é a tela de configurações, que agora possui ícones e fonte bem menor que na versão anterior.

Isso pode ser bom para os usuários novos, que vêm dos sistemas da concorrência, mas certamente irá impactar os clientes fiéis, que percebem grande diferencial na plataforma.

Pra você que está pensando em instalar, não se anime muito: a lista de bugs neste preview é bem extensa. Veja apenas alguns:

  • Dados de celular não funcionam em roaming;
  • Vídeo lento quando fones de ouvido bluetooth são usados;
  • Selecionar uma imagem para a tela de bloqueio falha algumas vezes;
  • Botão voltar não funciona em algumas telas.

Mas se você não se aguenta de ansiedade, e mesmo assim quer instalar o Windows 10 preview agora, basta seguir este tutorial. É bem simples.

Não se preocupe se o seu aparelho não está na lista do preview, a Microsoft já garantiu que, quando estiver pronto, o Windows 10 estará disponível para todos os aparelhos que rodam a versão 8.1.