Opinião

Resumão CES 2014: veja as melhores novidades da maior feira de tecnologia do mundo

Semana passada rolou a CES (Consumer Eletronics Show) 2014. O evento, que acontece anualmente na cidade de Las Vegas é o mais importante voltado para tecnologia. Nele acontecem diversas apresentações de novos produtos para o público e imprensa especializada.

Mas como o evento é muito grande, aparece de tudo, desde novidades muito bacanas (e úteis), quanto uma porção de aparelhos que, de tão inúteis, têm tudo para encalharem nas prateleiras.

Para economizar o precioso tempo de nossos leitores, listamos abaixo só as novidades realmente importantes apresentadas na feira, organizadas por categoria. Aqueles dispositivos que realmente irão chacoalhar o mercado no ano que está começando. Confira:

Melhor novidade Android

Samsung Galaxy Note PRO – Um grande tablet para trabalhar

413695-samsung-galaxy-notepro

O tablet anunciado pela Samsung com foco em produtividade possui tela de 12.2 polegadas com a incrível resolução de 2560×1600 pixels, multi-tarefa com multi-window (inspirada no Windows 8.1), pacote office e caneta sensível à pressão – tudo isso num corpinho super fino, leve e elegante. O aparelho deve encantar àqueles que buscam um dispositivo pronto para trabalhos criativos e rápidos.

Melhor novidade para Games

Steam Machine – o videogame conectado da Steamalineware_steammachine2-610x343

A Valve mostrou 13 modelos (1 por fabricante) da sua Steam Machine – um PC miniatura otimizado para games.

O aparelho que roda sistema baseado em Linux (SteamOS), possui preços que variam entre 499 e 6000 dólares (ui!), de acordo com suas configurações. Entre as fabricantes parceiras estão a Gigabyte, Alienware, CyberPower, e a Zotac’s. Todos os modelos possuem corpo bastante reduzido com hardware super potente.

As Steam Machines têm tudo para baterem de frente com os dois grandes videogames do mercado; o Xbox One e o PS4.

Melhor Morte anunciada: adeus TVs 3D, bem-vindas TVs UHD com tela curva

samsung-s9c-oled-tv

As TVs 4K, também conhecidas como UHD (Ultra High Definition) possuem quatro vezes mais definição do que a resolução Full HD.

E como se não bastasse a imagem de qualidade espetacular, algumas ainda contam com tela curva, o que aumenta ainda mais a imersão das imagens, como num cinema IMAX.

Com os preços caindo, essas TVs devem entrar de vez no mercado de massa em 2014, ocupando o espaço deixado pelas rejeitadas TVs 3D (elas nem aparecem mais na feira). Afinal de contas, mais resolução e tela envolvente é muito melhor para o consumidor sensato do que óculos desengonçados e imagens piscantes.

A Samsung, empresa líder no segmento, apresentou novas telas curvas baseadas na tecnologia OLED, com contraste e cores idênticos aos das telas AMOLED dos smartphones. Quem conhece sabe que são incríveis.

Maior aposta para 2014: Tecnologia vestível

412789-garmin-vivofit

Óculos de realidade aumentada (Google Glass), relógios inteligentes (Galaxy Gear), pulseiras para esportes, e outras tecnologias vestíveis são a grande aposta do mercado tech para 2014.

A popularidade desses dispositivos ainda não é tão grande quanto à dos smartphones, porém cada vez mais pessoas aderem à esses pequenos acessórios, principalmente para monitoramento de atividades físicas. Com cada vez mais recursos, e cada vez mais conectados, os relógios inteligentes devem atrair cada vez mais olhares em 2014. Principalmente se ficarem lindos como o Pebble Steel.

Melhor Mico

Michael Bay, diretor de Transformers e outros sucessos do cinema de ação paga um King Kong no palco da Samsung. Confira p vídeo: