Opinião

Por que comprei um Galaxy S4 Mini?

Alguns amigos e conhecidos meus estranharam bastante ao me verem usando um Galaxy S4 Mini. Afinal, porque raios um blogueiro de tecnologia, super aficionado pelas novidades do mercado estaria usando um smartphone de 2013?

As razões são inúmeras, e como estamos vivendo um momento complicado no mercado brasileiro, com aparelhos ultrapassados e preços altos demais, resolvi compartilhar com meus leitores essas informações, pois talvez muitos se identifiquem com a situação.

À princípio a vida de blogueiro de tecnologia parece glamurosa, já que estamos sempre testando um novo celular, smartwatch, tablet e mais uma infinidade de eletrônicos. Mas não é bem assim: experimentar e escrever sobre novos dispositivos dá um trabalhão, e muitas vezes a gente fica perdido num mar de aplicativos, contas, backups e sincronizações.

Como eu não costumo ficar com os aparelhos que testo – os emprestados eu tenho que devolver para as fabricantes, e os cedidos eu vendo/sorteio -, depois de um tempo eu percebi que não era produtivo ficar toda hora transferindo todos os meus dados para o aparelho da vez. Eu precisava ter um celular principal, um “para bater”.

E quando digo “para bater”, eu quero dizer que o aparelho precisa atender rigorosamente à todos os itens da minha lista de requisitos:

  • não custar caro – se roubarem não terei grande prejuízo;
  • ser resistente – cai e não quebra;
  • não ser um “trambolho”;
  • ter especificações de hardware que atendam satisfatoriamente o meu uso no dia-a-dia.

Tendo isso em mente, pesquisei bastante no varejo e nos grupos de venda e troca de usados e encontrei o Galaxy S4 Mini, seminovo, modelo i9195 com 4G, por apenas R$ 300. Ou seja, metade do valor de um aparelho de entrada novo, como o Lenovo Vibe C2.

Mas, por que o Galaxy S4 Mini?

Motivo #1: ele é pequeno!

Eu ando meio de saco cheio dos celulares gigantes da atualidade. Hoje é praticamente impossível achar um aparelho que seja potente e compacto ao mesmo tempo. A exceção é o iPhone SE, mas ele está longe de ser baratinho (primeiro requisito da lista).

O S4 Mini é um celular muito compacto, bonito e confortável de usar. E sua tela AMOLED de 4.3 polegadas é excelente na qualidade de imagem (inclusive debaixo do sol) e no tamanho (é mais ampla que a do iPhone SE – na altura e na largura).

Motivo #2: tem 4G!

Enquanto tem muita fabricante oferecendo celular novo sem 4G em pleno 2016, o Galaxy S4 Mini lançado em 2013 já contava com o recurso.

Motivo #3: o desempenho é ótimo!

É até difícil de acreditar, mas o Galaxy S4 Mini, esse aparelho “velho”, possui os mesmos 1.5 GB de RAM do recente Galaxy J3.

E apesar de possuir processador apenas Dual Core de 1.7 GHz, o S4 Mini apresenta desempenho muito próximo ao de modelos mais recentes com processadores Quad Core de 1.3 GHz, como é o caso do Galaxy J2 da própria Samsung.

galaxy s4 mini kit kat

A última versão oficial do Android disponível para o S4 Mini é a 4.4 Kit Kat, que suporta todos os apps da atualidade, inclusive Pokémon Go. Mas também é possível rodar o 5.1 Lollipop e o 6.0 Marshmallow através das diversas ROMs customizadas disponíveis para o aparelho.

Motivo #4: infravermelho!

Para quê ter um monte de controles remotos na sua sala se você pode controlar todos os seus aparelhos com o celular?

O super útil recurso de controle remoto infravermelho já estava presente nos Galaxy S4 e Galaxy S4 Mini em 2013, mas por algum motivo estranho ele tem sido deixado de lado pelas fabricantes nos modelos mais recentes.

Hoje é difícil encontrar um smartphone com este recurso no Brasil (alguns modelos chineses possuem).

Motivo #5: não quebra!

O Galaxy S4 Mini é um dos celulares mais resistentes que eu já vi. Para você ter uma ideia, mesmo depois de várias quedas e pancadas (eu tenho uma bebê), ele continua intacto e funcionando perfeitamente.

Motivo extra: a câmera traseira é porreta!

Mesmo com seus humildes 8 MP a câmera traseira do S4 Mini faz bonito: ele faz fotos tão boas (cor, contraste, luz e definição) que eu já até utilizei a câmera do aparelho para produzir as imagens de alguns reviews aqui do site.


E aí, o que achou disso tudo? Acha interessante trocar um celular novo meia-boca por um antigo de respeito? Deixe seus comentários!