Opinião

Os tablets morreram? Quais os motivos para ainda ter um?

Os tablets foram anunciados como dispositivos que não poderiam faltar na vida das pessoas. Porém para alguns, o tablet nunca foi algo, assim… mágico.

Apesar de um bom início, os números de vendas deste tipo de dispositivo têm sofrido queda substancial depois que o fervor da moda baixou. E ultimamente cada vez mais consumidores e investidores estão se questionando: será que o tablet ainda faz sentido?

Se você também está nessa, fique ligado(a), pois nós fizemos uma lista com os principais motivos que podem justificar a compra deste dispositivo.

Melhor portabilidade que um notebook

Os tablets possuem excelente portabilidade em relação aos notebooks. Embora os laptops estejam ficando mais finos e mais leves a cada geração, um tablet ainda pode ser mais fácil para manusear e transportar.

Ter um tablet na cozinha ao invés de uma TV, já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade em muitas casas americanas.

tablets portabilidade

Tela bem maior que a de um smartphone

Ter uma tela ampla é uma boa para você fazer tarefas que seriam complicadas em um smartphone, como jogar games complexos, assistir à filmes, tratar imagens, montar apresentações ou até mesmo atacar de DJ. Isso sem falar na possibilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

tablets tela grande

Melhor que eReaders para ler livros digitais

Se você é fã de livros em formatos digitais, um tablet pode ser uma mão na roda para suas necessidades. Você pode fazer muito mais do que apenas ler um livro.

Alguns aplicativos para tablets permitem fazer marcações nas páginas, anotações, destaques, menções e compartilhamentos, entre outras funções. Tudo isso agrega valor e torna a leitura digital uma prática mais completa, especialmente para estudantes e pesquisadores.

Para aqueles que o que interessa é apenas o texto à sua frente, não se preocupem: também existem aplicativos que desabilitam todas as funções do tablet para que nada desconcentre você durante a leitura, oferecendo uma interface limpa e simples.

tablets vs ereaders

Mais potente que um laptop para trabalhar

Se antigamente os tablets tinham apenas 6 ou 7 polegadas e um hardware modesto, hoje a situação é bem diferente. O iPad Pro, Google Pixel C e Microsoft Surface 4 são exemplos de tablets que podem absolutamente substituir um notebook para trabalho.

Esses tablets têm excelente desempenho lógico e gráfico. Além disso, se for a sua opção, é possível anexar periféricos de toda natureza, como teclado e mouse sem fios. De quebra, a autonomia desses dispositivos costuma ser maior que na maioria dos laptops do mercado, garantindo que você não irá ficar na mão.

tablets vs notebooks

Livre arbítrio

O melhor de tudo é saber que cada um pode escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Agora que você conhece os principais benefícios, diga você mesmo: um tablet é a escolha mais acertada para seu perfil?