Opinião

O inferno dos novos celulares sem entrada para fones

Desde o início deste ano já estamos acompanhando os rumores e notícias que indicam a possibilidade de alguns lançamentos de smartphones aparecerem sem entrada para fones de ouvido. O debate ficou ainda mais quente com os fortes indícios de que o novo iPhone 7 também abolirá o tradicional conector para fones.

Os consumidores, e, especialmente os audiófilos, estão em polvorosa. E ninguém sabe o que pensar: por que isso agora? o que vou fazer com meus fones? será que essa moda pega?

Se essa tendência realmente se confirmar, em breve estaremos vivendo o inferno dos novos celulares sem entrada para fones. Mas primeiro, vamos entender os porquês de toda essa confusão.

Será a evolução natural dos gadgets?

Este padrão de fones que atualmente utilizamos já é nosso conhecido há décadas. No entanto, ao que tudo indica, estamos vivendo um momento de transição.

Mas como toda novidade gera desconfiança e resistência, não será surpresa se os consumidores que adquirirem um novo dispositivo, relutarem em admitir que existe mais praticidade em uma entrada USB-C ou Lightning do que nas atuais.

Os novíssimos Moto Z e Moto Z Force assumiram esse modelo, e diferentes marcas vêm seguindo essa tendência de menos portas de entrada. Assim como a LeEco que apresentou esta proposta em três de seus novos dispositivos, e que também utilizam a entrada USB-C como forma de melhorar a qualidade do áudio, entre outros argumentos comuns entre os fabricantes.

Moto Z sem entrada para fones. Fonte Android Central
Moto Z sem entrada para fones. Fonte Android Central

E para coroar essa moda, agora nada mais e nada menos do que a Apple vem insinuando que abolirá o uso dos fones convencionais em seus novos dispositivos, centralizando todas as conexões na porta Lightning.

Quer emagrecer? Pergunte-me como

Não é só Top Model que quer ficar cada vez mais “fininha”. Esse padrão de beleza atinge em cheio os conceitos estéticos da Apple, e os boatos têm crescido ao ponto de muitos sites internacionais e nacionais afirmarem, com toda a certeza, de que o esperado iPhone 7, realmente virá sem entrada para fones de ouvido, e, por conta disso, será visivelmente mais fino.

Comenta-se que a remoção do conector de fones do iPhone 7 se deve, principalmente, para liberar espaço interno no smartphone. O que para muitos é compreensível. Mas há controvérsias. Fala-se que esta remoção faz parte da estratégia de vendas da Apple. Uma maneira de amarrar seus dispositivos aos seus hardwares altamente lucrativos.

iPhone 7 sem entrada para fones. Fonte: GSMArena
iPhone 7 sem entrada para fones. Fonte: GSMArena

As informações que têm circulado nos últimos dias, ainda acrescentam que o sistema de áudio do novo iPhone também irá apresentar, além da porta Lightning, uma nova tecnologia de cancelamento de ruído desenvolvida em parceria com a Wolfson Microelectronics, uma empresa de tecnologia de áudio com base no Reino Unido. O software será implantado no telefone e também nos fones de ouvido, e ajudará a remover o ruído de fundo na reprodução de música e em chamadas pelo telefone.

Portanto, já existem numerosos fabricantes de fones de ouvido que irão utilizar esta tecnologia em seus próprios fones, de modo a serem compatíveis com o novo modelo do iPhone. No entanto, terão que pagar uma licença para usar esta nova tecnologia de processamento de áudio em seus produtos.

Vale lembrar que a Beats, uma das mais famosas fabricantes de fones de ouvido do mundo, é também uma empresa que pertence à Apple, e por isso, muito provavelmente já contará com modelos compatíveis com a entrada Lightning do iPhone 7 já no lançamento.

beats-by-dre-apple-lightning
Apple é dona da maior fabricante de fones do mundo. Ou seja, ela tem a faca e o queijo na mão.

Smartphones aquáticos?

Uma das características que mais tem ganhado força no mundo dos smartphones tops de linha ultimamente é a busca pela impermeabilização, ou vedação total contra à água.

para viabilizar esses novos modelos totalmente à prova d’água, nada mais prático do que simplesmente remover um buraco dos aparelhos. No caso, a entrada padrão para fones de ouvido.

São fortes os rumores de que não só o iPhone 7, mas também o Galaxy S8 serão impermeáveis. Por conta disso, ambos viriam sem a tradicional entrada.

É tudo uma questão de pressão

Apple sempre foi conhecida por inovar, porém ultimamente ela tem mais seguido as inovações das outras fabricantes do que de fato inovado. O resultado: as vendas de iPhones tops nunca foram tão ruins.

O próximo iPhone precisa ser realmente impressionante, pois a empresa tem a difícil missão de convencer os consumidores à trocarem seus “velhos” iPhones pelo novo modelo, em meio à um mar de novas boas opções do mercado. A pressão atual sobre a empresa é enorme, e, qualquer modificação que seja mal recebida pelo público (como a remoção da entrada para fones), poderá ser um tiro no pé da marca.

Acredita-se inclusive que os vazamentos sobre o iPhone 7 são propositais, e que são uma forma da empresa conhecer à reação do público frente às modificações de seu novo celular.

E o que eu faço?

Nossa dica por enquanto é: aguarde. Ainda não dá para sabermos se realmente os fones de ouvido padrão serão abolidos dos celulares, portanto é prudente guardar com carinho aquele fone que você ama.

Mas para você já ir se preparando, fizemos uma pequena lista do que esta grande revolução irá representar, caso aconteça de fato:

  • teremos que conviver um bom tempo com um adaptador de fones de ouvido, já que o plugue do fone que entra no seu celular não entra no computador, TV, videogame ou equipamento de som que você possui. E vice-versa;
  • todo aquele dinheirão que você colocou naquele par de fones de ouvido de primeira linha irá para o lixo, já que ele não servirá nos futuros aparelhos (a não ser que você compre um adaptador);
  • nunca mais você poderá, numa emergência, comprar aqueles fones de ouvido vagabundos do camelô;
  • e para conectar seu celular na entrada de áudio auxiliar do seu carro? Compre um adaptador.

É claro que você sempre pode comprar um bom par de fones de ouvido Bluetooth, e ficar preparado(a) para as próximas gerações de celulares sem conector padrão. Nesse caso, recomendamos o modelo abaixo, que possui ótima qualidade de som, e bom preço:

compre fone de ouvido bluetooth jbl

COMPRAR

Comprando através dos nossos links você ajuda o Mobizoo a comprar alimento.

E você, o que você pensa dessa evolução dos fones de ouvido? Ela é boa ou ruim? Deixe seu comentário aqui no Mobizoo!