Opinião

Mancadas dos novos produtos fazem Apple descer a ladeira da inovação

Como já era esperado, a Apple vem mudando bastante desde a morte de seu fundador, o lendário Steve Jobs. O que todos não esperavam, é que ela mudasse para pior, lançando produtos com verdadeiras “mancadas” de design e funcionalidade, como veremos a seguir.

Além de não serem empolgantes do ponto de vista da inovação, o produtos lançados pela empresa em 2016 têm decepcionado até mesmo os fãs mais fervorosos da marca, resultando na primeira queda do valor de mercado da maçã em anos.

Mas afinal de contas, que “mancadas” são essas? Como uma empresa reconhecida pela atenção aos detalhes tem vacilado tanto?

Venha comigo entender essa história.

Estaria a Apple se transformando numa empresa de adaptadores?

Como todos já devem saber, a Apple decidiu que é o fim do conector padrão para fones de ouvido nos seus celulares, obrigando todo mundo que quiser ter um iPhone 7 a usar um inconveniente adaptador, caso deseje continuar usando os tradicionais fones com fio.

Agora, se você quiser entrar na onda sem fio da empresa, basta adquirir os novos AirPods, que custam aproximadamente o mesmo valor de um bom celular Android intermediário.

Sabe aquele fone fodástico (Bose, JBL, Beats) em que você investiu todo o seu rico dinheirinho? Ele não “entra” no iPhone 7!

adaptador iphone 7

Ah, você quer ouvir música, assistir vídeos ou jogar enquanto carrega seu iPhone 7? Então acostume-se com a imagem acima. Pois para isso você precisará comprar o adaptador Belkin que está à venda na loja oficial da Apple.

E olha que legal: MacBook e iPhone são incompatíveis!

Bastou a empresa apresentar a nova linha 2016 do Macbook Pro para a treta maligna começar: os novos notebooks voltados para profissionais possuem quatro entradas USB Tipo-C e mais nada. Só que o cabo que vem com o iPhone 7 é um USB comum!

Ou seja, dá-lhe adaptador para conectar seu iPhone no seu novo Macbook.

E não é só isso não! Parece que a Apple esqueceu que o principal público do Macbook Pro são os profissionais “criativos” (designers, fotógrafos, editores, etc.), e deliberadamente removeu a entrada para cartões SD do dispositivo. É mole?

macbook pro 2016
Novo Macbook Pro 2016 só vem com conectores USB Type-C, e mais nada. Fonte: Macworld

Pelo menos o conector padrão para fones de ouvidos ainda está lá 🙂

Inovação ou “copiação”?

Os novos MacBooks Pro trouxeram como principal novidade a Touch Bar. Um pequeno display que facilita o uso das funcionalidades de cada aplicativo em execução.

No entanto, a Touch Bar da Apple não é exatamente o que poderíamos chamar de inovação, mas sim uma “forte inspiração” no Display Cover da Microsoft, um protótipo desenvolvido em 2015 para o tablet Surface Pro.

Nada se cria, tudo se copia.

Apple vs Microsoft: o jogo virou?

Tanto a Apple quanto a Microsoft anunciaram nos últimos dias seus novos computadores e enquanto o hardware das duas empresas parecem muito diferentes, analistas de mercado afirmam que os novos dispositivos têm uma incrível semelhança: a forma como estão sendo vendidos.

Para ficar mais claro e evidente estas semelhanças basta assistir aos dois vídeos promocionais destes produtos, que surpreendem por suas fortes coincidências.

Está claro que tanto a Apple quanto a Microsoft estão se reposicionando no mercado. A Microsoft caminha em direção ao mercado criativo profissional, e a Apple tenta se popularizar e conquistar a simpatia das massas.

O problema é que, para a maioria dos analistas, o caminho da Maçã é bem menos interessante.

Conclusão

Desde o primeiro semestre deste ano a Apple vem sinalizando queda em suas vendas. Para colaborar com esses dados negativos, na semana passada, a empresa anunciou uma queda de 19% no lucro registrado durante o terceiro trimestre deste ano.

E boa parte disso se deve à baixa nas vendas do iPhone, seu principal produto, que registrou um declínio de 5% neste trimestre, sendo o terceiro consecutivo com números negativos.

As informações da empresa sobre as vendas dos novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus foram bastante restritas, tendo como justificativa o fato de ainda não possuírem dados consistentes, já que se trata de um produto muito recente.

O fato é que o titio Jobs deve estar se revirando no caixão com tantas “cagadas” recentes do seu maior legado. Imagina se ele iria aceitar essa cafoníssima telinha secundária no Macbook Pro!?


E você, está pensando em comprar o novo iPhone? E o que pensa sobre o monte de adaptadores que vai ter que usar? Deixe suas opiniões nos comentários! Queremos saber o que você pensa.