Opinião

iOS 7 pode ser a prova de que a Apple pretende lançar uma versão barata do iPhone

Foi só a Apple mostrar a cara do seu novo sistema móvel pra começar o mimimi na web. Muitos reclamaram: “tá parecendo Windows Phone!”, “copiaram um monte de coisas do Android!”, “esses ícones estão horríveis!”, mas pouca gente parou pra pensar nos porquês destas transformações.

O sistema iOS, apesar de muito bem-sucedido e extremamente eficiente, já estava há mais de 5 anos com a mesma cara. Muitos usuários fiéis ao iPhone começaram a ficar de saco cheio do visual repleto de skeumorfismo (aplicações de elementos visuais do mundo real em interfaces digitais), brilhos, reflexos e sombras. E com o Android evoluindo rapidamente, a Apple se viu pressionada a mudar radicalmente. E já estava na hora.

A mudança chegou, e muitos especialistas estranharam o visual mais simplista e cheio de degradês. Eu mesmo confesso que fiquei surpreso com os ícones do sistema, que parecem ter sidos desenhados em 1998 no Corel Draw.

Passado o primeiro impacto, e depois de algumas leituras e conversas, pude desenvolver algumas reflexões que compartilharei com você a seguir.

Pensa comigo: os elementos visuais das últimas versões do iOS eram pensados para a tela de alta definição do iPhone (Retina), e, exatamente para aproveitar a capacidade desta tela de exibir detalhes, o sistema fazia uso de tantos recursos visuais rebuscados, como texturas realistas e reflexos. Correto?

Então veja só: tornando os elementos visuais da interface mais simples e chapados, estaria a Apple, estrategicamente, direcionando seu sistema para aplicação em telas menores, ou de menor definição?

ios7-vs-ios6

A Samsung, sua principal concorrente atualmente, está lançando aparelhos Galaxy dos mais diversos tipos e tamanhos, e com isso abocanha toda a fatia do mercado que compreende os smartphones intermediários e de entrada. Portanto, é perfeitamente plausível que a empresa da maçã, lance, em breve, um smartphone mais acessível. Principalmente mirando nos países emergentes, que são a bola da vez no mercado móvel.

A nova proposta visual do iOS 7, mais simplista, possibilitaria a aplicação em diferentes tipos de tela de forma indolor para o usuário. Estaria adequado até mesmo para o lendário e tão falado “relógio esperto” da empresa.

Algo que reforça a minha teoria é o fato da própria Samsung aplicar o mesmo ícone de forma diferente em seus aparelhos mais baratos e mais caros. Veja:

compara_icones
Acima, os ícones do Galaxy Mini – aparelho barato, ícones mais simples. Abaixo, ícones do Galaxy SII – aparelho mais caro, ícones mais detalhados.

Para não ter que desenvolver diferentes versões dos seus ícones e demais elementos de interface, a Apple buscou uma receita que funcione bem tanto em telas baratas quanto em telas de altíssima definição. Já que a tela é uma das peças mais caras de um smartphone, e crucial para definir sua faixa de preço.

E você, o que acha do novo iOS 7? Coloque suas opiniões nos comentários!

Fonte da capa: http://uncrate.com