Opinião

Eu te desafio a comprar os novos AirPods da Apple!

A Apple lançou um monte de novidades essa semana, mas uma em especial chamou demais minha atenção: os novos fones de ouvido sem fio AirPods.

Um acessório desnecessário, feio e caríssimo que desafia os limites do consumismo sem sentido em prol de conforto duvidoso e praticidade questionável.

Neste post eu vou te contar tudo o que eu achei dessa verdadeira pérola da tecnologia pós-Jobs. Acompanhe.

Eu sempre fui apaixonado por música, e, por consequência, por fones de ouvido. Não é à toa que eu tenho três modelos diferentes, todos com fio.

Afinal, nunca vi muito sentido em ter que carregar a bateria de algo que eu posso simplesmente plugar e usar. Mais uma coisa para ter que me preocupar? Não, obrigado.

Eu já sabia há algum tempo que a Apple iria abolir a entrada de fones de ouvido de seus novos iPhones — algo péssimo para o consumidor, mas ótimo para a empresa, pois obriga as pessoas a comprarem novos acessórios, adaptadores, etc. —, e por isso já esperava que ela fosse lançar seus próprios fones wireless junto com o aparelho.

Eu só não esperava que esses fones seriam essa bizarrice chamada AirPods. Eu explico:

Preço absurdo

A gente meio que já espera que todo produto Apple vá custar caro por aqui. Mas os AirPods foram além: aqui no Brasil eles já estão disponíveis para compra por inacreditáveis R$ 1.399.

Sim, com esse dinheiro dá para comprar um ótimo smartphone Android, um bom par de fones de ouvido e ainda sobra uma grana pro lanche.

E dessa vez não dá nem para empurrar a culpa para os impostos brasileiros, já que na conversão direta do preço em dólar (U$ 160 = R$ 500), seriam quase 1.000 reais de impostos para completar o preço. Acho que não.

Design ridículo

E não basta ser caríssimo, tem que fazer parecer que você está andando com dois cigarros grudados nas orelhas!

airpods design ridículo

Eu nunca vi, nesses meus quase 20 anos de carreira em Design e Tecnologia, um projeto tão preguiçoso. Parece que o designer recebeu a demanda “quero os EarPods, só que sem os fios”, e simplesmente tirou os fios.

Isso sem falar no enorme problema de usabilidade que a manutenção do mesmo design dos EarPods irá gerar, agora sem fios.

Esses fones nunca foram bons em ficar grudadinhos nos ouvidos, e agora, sem nada para prendê-los, vai ser um show de gente perdendo isso na rua.

airpods perdeu
Caiu, já era. Via: Smartunado.

Zero inovação

Os AirPods possuem bateria com duração de 5 horas, e são carregados através de seu estojo de transporte. Ah, e eles também possuem microfone e sensibilidade ao toque para o acionamento de comandos.

Toda essa “inovação” já estava disponível no ano passado em diversos modelos de fones wireless, inclusive no Icon X da arquirrival Samsung.

Agora me diz: você vai comprar?