Opinião

Atualizações do iOS tornaram-se um pesadelo: saiba como evitar

Quando entrei no mundo iOS, comprando a segunda geração do iPod Touch, a Apple era outra: adquirir um produto da empresa significava ter tranquilidade de uso por muito tempo. Era o alge do slogan “just works” (apenas funciona).

O iOS era um sistema tão confiável, que praticamente não recebia as hoje corriqueiras atualizações para correção de erros. E quando era lançada uma grande atualização anual de versão do sistema (geralmente para adicionar novos recursos), ela não detonava funções básicas do aparelho, como acontece nos dias de hoje.

Não sou um fanático pela Apple (e nem por empresa alguma – acho isso uma bobagem), mas sempre defendi a confiabilidade oferecida pelo software desenvolvido na empresa. Não sei se é pura coincidência, mas, após a morte de Steve Jobs, a qualidade do software Apple caiu horrivelmente.

E não é só no iOS; o Mac OSX também sofre com atualizações problemáticas. Um exemplo recente é a atualização que inclui o Apple Music no iTunes. São diversos bugs relatados na Internet. No meu Mac, por exemplo, o iTunes trava aleatoriamente quando clico no botão >>.

No iOS, não temos paz desde a grande mudança visual que aconteceu da versão 6 para a 7 (2013). Vários problemas costumam aparecer após atualizações do sistema, como:

  • lentidão em animações que antes funcionavam perfeitamente;
  • drenagem rápida da bateria;
  • falhas de segurança;
  • perda de arquivos.

Depois de apanhar um bocado com atualizações do iOS nos últimos anos, estudei bastante o assunto, e aprendi lições importantes. Lições que quero compartilhar com todos os meus leitores usuários de iPhones, iPods e iPads, para que não caiam nas mesmas armadilhas que caí.

Lição #1: se está funcionando, não há porque atualizar

Sério, pode parecer óbvio, mas se o seu igadget está funcionando bem, sem nenhum problema, deixe-o em paz. Apesar de todo o hype que a Internet faz em torno das atualizações, atualizar seu aparelho para uma nova versão do sistema significa correr um risco enorme de algo dar errado. E o pior: se você enfrentar algum problema após a atualização, não há como voltar atrás, como mostro na próxima lição.

Lição #2: voltar para a versão anterior do iOS é praticamente impossível

Se você pensa que pode atualizar o iOS, e depois, caso tenha algum problema, retornar com tranquilidade para a versão que estava usando antes, pode tirar o seu cavalinho da chuva. A Apple tomou providências para tornar o downgrade possível apenas por um curtíssimo período de tempo.

Antigamente, as versões anteriores do iOS permaneciam disponíveis para restauração por longos períodos, permitindo assim o downgrade do sistema a qualquer momento, e para diversas versões.

Mas a Apple mudou o cenário completamente, e hoje você tem que correr se quiser voltar o seu aparelho para uma versão anterior. Por exemplo; há pouco tempo atrás, quando foi lançado o iOS 8.4, o iOS 8.3 só ficou disponível (assinado) por 3 semanas.

Pouca gente conhece (eu mesmo demorei um tempo pra descobrir) mas há uma forma de burlar esse sistema cruel e manter possível a restauração do seu aparelho para versões anteriores do iOS. E essa é a próxima lição.

Lição #3: guarde os seus SHSH Blobs

Não entendeu nada? Peraí! Deixa eu te explicar:

O que é SHSH Blob?
Uma expressão muito comum no mundo do jailbreak é o SHSH Blob. SHSH Blob (Signature Hash), é uma espécie de assinatura única de cada iPhone, iPod touch e iPad. Essa assinatura é usada para a validação de uma atualização ou restauração de uma firmware mais recente. Assim essa assinatura é enviada para o servidor da Apple, permitindo que seja feita a atualização, ou impeça que seu aparelho seja restaurado para uma versão mais antiga. Por isso que é “quase impossível fazer o downgrade de firmware”.

Definição extraída do site iPod School.

Pois é, guardar esse arquivo de nome esquisito é a única saída para a cruel política de downgrade da Apple.

Portanto, se você for atualizar, não esqueça de salvar o SHSH Blob do seu aparelho para poder retornar à versão anterior do iOS a qualquer momento. E como faz isso?

Você vai precisar instalar o aplicativo TinyUmbrella no seu PC ou Mac. O prório iPod School ensina como fazer.

Se você quer retornar para uma versão anterior do iOS e tem salvo o seu SHSH Blob, basta seguir o nosso tutorial de downgrade.