Opinião

As 5 coisas mais irritantes do Android Lollipop

Já falamos aqui de algumas vantagens e desvantagens de atualizar seu smartphone ou tablet para a versão mais recente do Android.

Mas acontece que a zueira nunca acaba, e a cada dia que passa descobrimos mais bizarrices do sistema do Google.

É claro que a empresa está atenta e já prepara uma atualização (5.0.1) para corrigir os bugs que tanto assolam a nação androidiana.

Mas enquanto ela não vem, vamos nos divertir um pouco com as tosqueiras do pirulito.

Ele adora ficar no modo laranjinha

Você já sabe que o Android 5 suga rápido toda a energia dos aparelhos em roda. Mas olha que interessante: ele vai de 100% à 15% num instante, mas quando atinge essa marca, entra no modo Economia de Bateria, e FICA HORAS!!!

Sim, ao chegar aos 15% de bateria, o sistema entra no modo economia e desativa uma cacetada de recursos, o que faz a energia render muito mais.

Quando isso acontece, ele pinta as barras de status e navegação de laranja. Fica bem discreto.

Orange-bars-when-Power-Saver-is-on

O correto seria o sistema fazer um bom gerenciamento de energia desde os 100% de bateria. Mas como ele só faz a partir dos 15%, acostume-se à barrinhas laranja.

Aplicativos sentimentais que não aceitam pé na bunda

androidpit-recent-apps-bug

O novo gerenciador de tarefas do Android é super estiloso e tal, mas ele possui um problema bem chatinho: você mata os apps abertos e eles insistem em retornar do mundo dos mortos, no melhor estilo zumbi.

Agora o mais bizarro: até apps que nem estavam abertos retornam do limbo. Muitos deles eram processos de segundo plano que resolveram sair do ostracismo e dar as caras no gerenciador.

Ele não tem noção de direção

Pra você não achar que eu estou mentindo, te mostro abaixo screenshots do meu próprio aparelho mostrando que, pelo menos no idioma português, o Google esqueceu de diferenciar as direções:

Screenshot_2014-12-06-09-09-06

Screenshot_2014-12-06-09-09-32

Definitivamente, o Android Lollipop é um sistema de esquerda.

Onde foi parar o modo silencioso???

Pois é, o Google decidiu sumir com o botão silencioso. E nem adianta segurar o volume pra baixo até o final, pois ele só vai entrar no modo vibração.

A única forma de silenciar o aparelho é escolher a opção “nenhum” nas opções de interrupções. Mas isso tem um preço: nem o alarme irá tocar! É mole?

silent_mode

Adeus à boa e velha galeria

Gallery-Android-RÉ triste o fim. Com a nova versão do Android, o aplicativo padrão de galeria de imagens e vídeos foi substituído pelo infame Fotos do Google +.

O app de galeria era mais simples, mais eficiente e mais funcional que o app do Google +. Além disso, ele ainda se integrava melhor com apps de terceiros, como o Whatsapp, por exemplo.

E nem adianta tentar instalar a antiga galeria na marra, você simplesmente receberá um erro de instalação como resposta. Olha só:

gallery

É… meu amigo, minha amiga, o jeito é esperar o Google lançar as correções, ou voltar para a última versão madura do sistema, a Kit Kat 4.4.4. Enquanto isso, que tal compartilhar com a gente algum outro problema que você encontrou no sistema?